Faculdade de Ciências é importante para o currículo ainda?

Sei que a resposta lógica é: SIM, obvio, porém e na prática?

Tenho 25 anos, sou de São Paulo e sou formado em Direito, porém sempre tive gosto por informática e programação em especial. Desde primórdios(para mim heheh) do geocities sempre mexia em inventava que era programador/desenvolvedor (nada profissional). Passou-se um tempo e a internet popularizou, porém junto veio na minha cabeça o que realmente estava acontecendo na época, todo mundo encontrava tudo na internet, informática? não rola mais, mercado vai ser bombado. Tudo isso antes de popularizar o celular também, ou melhor, na mesma época, porém antes dos smartphones lógico. Com esse pensamento na cabeça fui para o direito, pois a família atuava na área e eu via a possibilidade de também ter um caminho.

Veio os smartphones e provaram que errei feio, sim, mercado lotado de desenvolvedores/programadores, porém grande parcela medíocre, empresas que os contratavam tinha que recontratar outros melhores para corrigir a burrada ou coisa do tipo e enquanto isso eu cursava direito.

Depois que me formei até tentei criar mais gosto pelo negócio(que de fato eu tinha um pouco), mas informática sempre foi maior, e vi que o mercado de programação aumentou muito, o mundo é digital agora, sim, bateu um arrependimento incrível por não ter investido nisso na época…

Hoje pretendo ir para área, já fiz curso de java básico na caelum (enquanto trabalhava na área de direito) e desenvolvi um aplicativo para Android, relativamente bom para alguém que aprendeu meio que na raça, eu acho (link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.leifacil.vademecum). Tenho alguns projetos em mente que podem vir a se tornar grandes(todos devem ter né?) e pretendo(sonho) em abrir uma empresa e projetar soluções, vejo o mercado bem amplo para isso, o duro mesmo é convencer que a pessoa precisa trocar aquele sistema ultrapassado por um novo, mas é possível.

o que me impede?

Devo fazer uma faculdade de ciências da computação para aumentar currículo ou hoje devo estar apoiado em cursos profissionalizantes?

Gostaria de encontrar uma empresa que me contratasse, mesmo sendo “cru/iniciante”, para que eu possa me aprimorar(lógico que é difícil alguém fazer isso), pois realmente tenho a intenção de evoluir e avançar muito nisso, mas a incerteza de qual opção pegar em termos de cursos me complica.

Tenho maior gosto por Java em especial, me prendeu muito essa linguagem, mas nada impede que eu vá atrás de outras, obviamente, pois gosto mais de ver a solução funcionando hehehehe…

alguém possui uma empresa e tem um relato/opinião em relação a isso?

É possível conseguir vaga apenas com cursos tecnicos, certificações e um portifólio, porém é mais difícil. Uma graduação facilitaria muito na entrada no mercado de trabalho, além é claro do aprendizado enorme nos conceitos base, o que é muito importante. Então se for possível, recomendaria uma graduação sim, e ir logo atrás de um estágio, a qual vejo ser a melhor maneira de entrar no mercado de trabalho.

O crescimento na área é rápido… com 6 meses a 12 meses, você já pode conseguir um emprego como Junior, e dependendo da empresa, e das suas experiências, com 3 anos já consegue ter um salário bom.

A área de T.I não é regulamentada no Brasil, sendo assim, você não precisa de uma formação e documentos que te autorizem trabalhar. E um dos motivos da área não ser regulamentada é justamente para não deixar de fora caras que possuem anos de experiência e muita bagagem mas que nunca foram para um curso técnico/faculdade. Em T.I, “ter faculdade != ser bom”.

Isso significa que, na prática, você pode sair distribuindo currículos para vagas de programador agora mesmo. O grande problema é que será muito difícil (talvez até impossível) alguém te contratar vindo de uma área tão diferente e sem nenhuma experiência profissional no ramo. Isso não significa que você seja ruim, pelo contrário, as avaliações do seu aplicativo são extremamente positivas. Eu mesmo fiquei impressionado com isso pois mesmo não sendo um profissional de T.I. você conseguiu desenvolver um aplicativo utilizável e que resolve problemas cotidianos de seus usuários.

Ter uma formação ajuda bastante principalmente porque é lá que começa o networking da maioria dos profissionais de T.I. Mas se você possui amizade com algum empresário do ramo de desenvolvimento de software converse com ele. Contatos e Q.I. (quem indica) às vezes contam mais que uma exímia formação.

Só pense se realmente você quer/precisa estudar Ciências da Computação. Talvez seja um curso muito demorado e que não necessariamente te ensinará o que é necessário para o cotidiano de um desenvolvedor.

Olá TarcisioBR.

Cara, ja que você já tem um conhecimento em programação, uma boa seria você fazer um curso superior tecnólogo de 2 anos e meio, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, se ganha uma boa base, recomendo.
Afinal, uma graduação como foi mencionado anteriormente, lhe ajudara a conseguir uma vaga na qual você esteja buscando.

[quote=igor_ks]É possível conseguir vaga apenas com cursos tecnicos, certificações e um portifólio, porém é mais difícil. Uma graduação facilitaria muito na entrada no mercado de trabalho, além é claro do aprendizado enorme nos conceitos base, o que é muito importante. Então se for possível, recomendaria uma graduação sim, e ir logo atrás de um estágio, a qual vejo ser a melhor maneira de entrar no mercado de trabalho.

O crescimento na área é rápido… com 6 meses a 12 meses, você já pode conseguir um emprego como Junior, e dependendo da empresa, e das suas experiências, com 3 anos já consegue ter um salário bom.[/quote]

+1

Igor_Ks:

Entendi, e vejo que conforme meu esforço o resultado pode ser muito mais rápido do que o esperado.

Júlio Murta:

Obrigado pelos comentários, passei um bom tempo empenhado nele, muito tempo dormindo tarde e tudo mais hehehehe, mas até que gostava (menos no outro dia que ficava quebrado). Por mais que não seja regulamentada, as empresas fazem a seleção por ai(não obrigatoriamente) mas grande maioria procura, e já quem mencionou sobre se é o que preciso, veja o comentário do bsatrianim e que vou responder abaixo.

bsatrianim,

cara você me deu uma ótima alternativa, vejo que talveeezz esse curso de tecnólogo, seja muito mais útil para o que eu desejo do que ciências da computação que toma mais tempo, você tem alguma recomendação de faculdade? moro em Mogi das Cruzes, desejo algo em São Paulo, pretendo ter uma boa base nesse curso

ViniGodoy, bom saber que tu recomenda este também, valeu, se tiver uma sugestão de curso/local e se sua opinião é 100% de que o curso de Tecnologo vai ser mais produtivo do que o de Ciências da Computação, aceitarei um breve comentário =)

valeu galera, farei mais algumas buscas

Curso de tecnologia: Fatec

A H Gusukuma, isso seria a mesma coisa que o Analise e Desenvolvimento de Sistemas? digo, andei vendo que existem várias terminologias, outras mais complexas e mais simples, mas acho que a grade curricular segue na mesma linha, é isso? EDIT: esquece, vi que na fatec tem curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também

Olá TarcisioBR.

Se você vier pra cidade de SP, tem a Fatec como ja foi mencionada, é gratuita e o ensino é bom.
Agora se você, partir pras faculdades particulares, tem bastante opções… A FIAP ja ouvi falarem bem dela, tem também a Anhanguera e a Anhembi Morumbi, de uma pesquisada sobre preço e também distancia da onde você mora, isso conta bastante.
Espero ter ajudado.

Que tal Análise de Sistemas na FATEC de Mogi das Cruzes? Conheço algumas pessoas que estudam lá e recomendam.

Eu recomendo a fazer um tecnólogo, fazer um bacharel novamente eu acho que ficaria muito puxado.Essa Fatec que o pessoal indicou parece ser muito boa !!!

lucasvvasconcelos: decidi pelo tecnólogo mesmo, mais especifico para o que eu quero :wink: valeu

Júlio Murta: depois que mandei vi que aqui tinha uma FATEC, infelizmente fui atrasado e o vestibular já vai ser, terei que ir atrás de alguma particular até o momento de novos vestibulares na FATEC

bsatrianim: aqui também existe uma fatec, porém vou ter que ir atrás de uma particular no momento pelo fato de já ter passado o momento do vestibular =(