Sei que a resposta lógica é: SIM, obvio, porém e na prática?
Tenho 25 anos, sou de São Paulo e sou formado em Direito, porém sempre tive gosto por informática e programação em especial. Desde primórdios(para mim heheh) do geocities sempre mexia em inventava que era programador/desenvolvedor (nada profissional). Passou-se um tempo e a internet popularizou, porém junto veio na minha cabeça o que realmente estava acontecendo na época, todo mundo encontrava tudo na internet, informática? não rola mais, mercado vai ser bombado. Tudo isso antes de popularizar o celular também, ou melhor, na mesma época, porém antes dos smartphones lógico. Com esse pensamento na cabeça fui para o direito, pois a família atuava na área e eu via a possibilidade de também ter um caminho.
Veio os smartphones e provaram que errei feio, sim, mercado lotado de desenvolvedores/programadores, porém grande parcela medíocre, empresas que os contratavam tinha que recontratar outros melhores para corrigir a burrada ou coisa do tipo e enquanto isso eu cursava direito.
Depois que me formei até tentei criar mais gosto pelo negócio(que de fato eu tinha um pouco), mas informática sempre foi maior, e vi que o mercado de programação aumentou muito, o mundo é digital agora, sim, bateu um arrependimento incrível por não ter investido nisso na época…
Hoje pretendo ir para área, já fiz curso de java básico na caelum (enquanto trabalhava na área de direito) e desenvolvi um aplicativo para Android, relativamente bom para alguém que aprendeu meio que na raça, eu acho (link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.leifacil.vademecum). Tenho alguns projetos em mente que podem vir a se tornar grandes(todos devem ter né?) e pretendo(sonho) em abrir uma empresa e projetar soluções, vejo o mercado bem amplo para isso, o duro mesmo é convencer que a pessoa precisa trocar aquele sistema ultrapassado por um novo, mas é possível.
o que me impede?
Devo fazer uma faculdade de ciências da computação para aumentar currículo ou hoje devo estar apoiado em cursos profissionalizantes?
Gostaria de encontrar uma empresa que me contratasse, mesmo sendo “cru/iniciante”, para que eu possa me aprimorar(lógico que é difícil alguém fazer isso), pois realmente tenho a intenção de evoluir e avançar muito nisso, mas a incerteza de qual opção pegar em termos de cursos me complica.
Tenho maior gosto por Java em especial, me prendeu muito essa linguagem, mas nada impede que eu vá atrás de outras, obviamente, pois gosto mais de ver a solução funcionando hehehehe…
alguém possui uma empresa e tem um relato/opinião em relação a isso?