Eu estou no time dos que acham que só o aluno ser bom não resolve, minha faculdade foi uma porcaria em todos os sentidos, não sei se todas a faculdades privadas são assim, mas na minha os professores não se preocupavam nem um pouco em passar conhecimento, com exceção de 4 ou 5 professores durante todo o curso.
Basicamente da pra classificar os meus professores em 3 grupos: os que não estão nem ai pros alunos(50%), os que estão interessados em passar conhecimento(20%) e os que passam materias e provas extremamente fracas, para o aluno sair achando que aprendeu alguma coisa(30%).
Eu falo por experiência própria, tem ambiente que é impossível estudar: mas interesse que o aluno tenha, na minha facu inventaram de mudar de andar o laboratório de informática no retorno das aulas, resultado 2 meses sem aulas praticas, alguem ai acha que eu consegui aprender alguma coisa na disciplina de Servidores de Aplicação? Por mais que eu tentasse o meu caderno não compilava os EJB kkk e quando finalmente temos aulas praticas só vemos EJB 2.1, pois os computadores não davam conta do JBoss 4.
Hoje me considero um bom programador, e posso falar que quase tudo que sei de Java aprendi sozinho… a contribuição da faculdade foi mínima.
Nem todas as faculdades pagas devem ser tão ruim quanto a minha, pelo menos eu espero, só deixo uma dica pra quem esta pensando em começar uma facu agora: Antes de fazer o vestibular pesquise bem sobre a instituição, se você ver muito comercial na TV e em nenhum deles mostra algo real sobre instituição a instituição, só fala de valor de mensalidade, descontos ou rostinhos bonitos sorrindo, desconfie… outra boa ideia é dar uma olhada no site do mec e orkut(da pra ter uma idéia do nível de satisfação do alunos).
Obs.: não falei o nome da minha facu pra evitar problemas, mas quem eh de sampa já deve ter visto o predio bem grande perto do metro Barra Funda…