Faculdade - Desafio!

28 respostas
20andre

Olá Pessoal,

como uma faculdade é um investimento longo e caro, e tem como retorno um futuro incerto. Queria perguntar para os que cursam ou cursaram uma faculdade aqui em SP…no curso de informática, programação…qual é a melhor ou a mas recomendada instituição, que vc fizeram ou fazem, e não se arrenpedem de inciarem nela…

Quero cursar no próximo ano: Sistema da Informação, Tecnologia da Informação ou Ciência da Computação, to vendo e pesquisando a diferença entre estes cursos, e qual deles tem mas a vê com meus objetivos profissionais :!:

Para mim e creio que todos achem, que a faculdade/ensino, claramente tem um "papel’ fundamental na vida do futuro programador, imaginem se a pessoa faz um mau investimento, por falta de informação ou porque não perguntou para os mais experientes?..

Grato pela atenção.

28 Respostas

Giulliano

as melhores são de graça(UNICAMP, UFMG, USP, FATEC)…o dificil é entrar…rss

acredito que a fiap é muito boa…embora eu tenho feito fmu (e não recomendo)…

CarlosEduardoDantas

amigo… sem nenhum tipo de pré-conceito, mas antes tu ficar 1, 2 anos em cursinho e passar em uma federal boa em computacao como Usp Sao Carlos, UfsCar ou Unicamp do que entrar em uma particular e morrer de pagar FIES… (a nao ser que tu seja MUITO controlado financeiramente e pague uma PUC da vida… tem a FEI tb que é boa)

richardpeder

O problema todo mora aí…o cara querer ser um “programador com curso superior”…curso superior não é pra isso…é interessante se atentar que se vc quer ser só um programador faça um curso na Caelum, GlobalCode e vá programar…faculdade não é pra isso não.

ate mais…

T

Eu acredito nisso tb… Mas hj em dia não é tão difícil passar em uma faculdade pública para um curso de computação.

20andre

richardpeder:
O problema todo mora aí…o cara querer ser um “programador com curso superior”…curso superior não é pra isso…é interessante se atentar que se vc quer ser só um programador faça um curso na Caelum, GlobalCode e vá programar…faculdade não é pra isso não.

ate mais…

Até ai se entende, claramente que fazendo a faculdade, o cara vai sair dali um expert na programação, não é esse meu objetivo, pois já vou me aperfeiçoar no assunto na Impacta e Caelum…Faculdade é mas curriculum, formação acadêmica…é esse me objetivo, uma faculdade que tenha uma boa formação acadêmica.

CarlosEduardoDantas

richardpeder:

ate mais…

cara… penso assim… hj o cara tem uma visao que quer ser programador… mas ele sequer fez facul ainda, nem sei qtos anos tem o garoto… eu mesmo quando entrei na faculdade com meus 18 anos, nao tinha a menor noção da amplitude que é um curso de computação… ele entenderá isso com o tempo na universidade…

CarlosEduardoDantas

depende muito do lugar :wink:

T

lógico. que depende, mas vc consegue cursos muito bons em faculdades públicas, com vestibulares menos agressivos (FATEC, por exemplo). Lógico que não vai ser tão fácil fazer engenharia da computação no ITA… rsrs

rodolfogs8

E como o cara disse acima, para ser programador nao precisa de faculdade, a faculdade e para uma especialização mais avançada…derrepente se quer futuramente ser um gerente de TI ou ate mesmo um analista sera um prato cheio mas se quer viver programando e ficar assim eternamentente…fassa um curso de e ja era

NÃO EXISTE A MELHOR OU A PIOR, QUEM FAZ A FACUL E O ALUNO…

T

rodolfogs8:

Concordo em partes… Pq acho uma tremenda burrice um cara pagar uma universidade somente para colocar o diploma no curriculum. QUEM FAZ A FACULDADE É O ALUNO é uma frase bastante interessante que julgo verdadeira. Mas não queira dizer que não exista universidades melhores ou piores.

Giulliano

Quando entrei no curso de Sistemas de Informação achava q fosse aprender a programar e sair de lá expert…muito pelo contrário tive q ralar muito por fora para aprender uma linguagem…

por outro lado aprendi coisas sobre Gerenciamento de Projetos, Qualidade de Software, Teste de Softwares, Comunicação, Bancos de Dados OLAP e OLTP entre outras matérias…

então dizer que ser programador não esta ligado a uma facul…fica meio insensato…a menos que vc queira ser o resto da vida um cara do tipo pau mandado que só descarrega código e nem faz idéia do que rola por trás de toda a estrutura de TI da sua empresa.

andredeividi

A minha opnião é
“Quem faz o curso e vc, a faculdade só te da a ementa”
ou seja num importa muito qual instiuição vc vai fazer, o que vai contar
e seu interesse em aprender de fato, e não so passar.

Logico que há fatores a ser levado em conta em relação a instituição.
exemplo, a imenta, e de como e visto o aluno que la se forma.

abraço e isso ai.

CarlosEduardoDantas

rodolfogs8:

se quem faz a facul é o aluno, entao antes que ele a faça de graça… :wink:

T

hehehe boa…

Leozin

Olá

rodolfogs8:

andredeividi:

Quem faz o curso e vc, a faculdade só te da a ementa

É bem por ae :slight_smile:

rodolfogs8

É obvio que nao existe nenhum tipo de comparação entre faculdades pagas e gratuitas…

mas dentre as pagas são tudo farinha do mesmo saco…o nome de uma e de outra sobe conforme o marktingk imposto…nao pela conteudo dado ou sei la que forma de analise acham melhor…faculdades pagas soa tudo o mesmo lixo…

Guilherme_Gomes

Eu fiz Ciencia da computação no Mackenzie! Uma coisa que percebi é que em faculdades do tipo (informatica) não existe uma grande diferença. A única faculdade que vi uma diferença legal é o SENAC, pois o Campus deles é muito grande e tem bons equipamentos pra praticar.

Deduzi isso conversando com amigos que fizeram USP, SENAC, PUC e FEI, na mesma área que voce quer cursar. E os únicos diferenciais que vi foram: não pagar numa USP e o Campus Senac da Marginal!

De resto eu concordo com o que falaram, as vezes me arrependo um pouco de não ter aproveitado mais a Faculdade para falar com os professores sobre outros assuntos e duvidas além das matérias, acho que isso é realmente o que importa!

20andre

Obrigado pela resposta de todos, realmente a minha mente está se abrindo a no que diz respeito a Faculdades…se a pessoa quer cursar numa faculdade de nome vai ter que pagar mas, aliás muito mas, até mas que o dobro que outras faculdades tradicionais, que não investem muito na mídia! Bom o que me resta, e observar muito a grade curricular das faculdades…Valeu!

LPJava

cara nao adianta vc fazer uma boa faculdade se nao se dedicar ao curso… estudar sempre… praticar sempre… e lembre-se que ela nao ti garante nada… tenho um amigo que estuda na Univerdade Federal da Bahia - UFBA e ele faz ciencia da computação… e talz. eu faço particular… ele se forma esse ano… porem ele nao sabe programar… nada… nem em pascal ele sabe… e primeiro nao sabe nem o que falar na monografia dele… ele tem que fazer na area ja que vai ser um cientista… e ta ai a ver navios… e disse que vai começar outro curso em outra area… agora eu faço uma particular - a qual é sempre critica pela sociedade e talz por ser mais “facil de entrar” que as federais… porem analise o ensino… o fato de ser dificil de entrar nao garante que vc la dentro vai ter profissionais satisfeito com otrabalho, que os professores vao ter recursos… para poder fazer projetos… etc… tem seus prós e contra… tudo vai depender de vc… é vc que vai traçar sua carreira… concerteza uma faculdade que tenha o curso de informatica e aprovada pelo mec, ela é de medio porte… pois as exigencias por parte do mec são grandes… qualquer coisa vc dar uma olhada no site do mec. Mas quem faz o curso é o aluno…
Hj o mercado de informática é tão carente, também para quem é bom… O bom profissional não fica desempregado… e salário para ele não é problema e sim uma consequencia de seus esforços… :smiley:
espero ter ajudado :smiley:

20andre

LPJava:
cara nao adianta vc fazer uma boa faculdade se nao se dedicar ao curso… estudar sempre… praticar sempre… e lembre-se que ela nao ti garante nada… tenho um amigo que estuda na Univerdade Federal da Bahia - UFBA e ele faz ciencia da computação… e talz. eu faço particular… ele se forma esse ano… porem ele nao sabe programar… nada… nem em pascal ele sabe… e primeiro nao sabe nem o que falar na monografia dele… ele tem que fazer na area ja que vai ser um cientista… e ta ai a ver navios… e disse que vai começar outro curso em outra area… agora eu faço uma particular - a qual é sempre critica pela sociedade e talz por ser mais “facil de entrar” que as federais… porem analise o ensino… o fato de ser dificil de entrar nao garante que vc la dentro vai ter profissionais satisfeito com otrabalho, que os professores vao ter recursos… para poder fazer projetos… etc… tem seus prós e contra… tudo vai depender de vc… é vc que vai traçar sua carreira… concerteza uma faculdade que tenha o curso de informatica e aprovada pelo mec, ela é de medio porte… pois as exigencias por parte do mec são grandes… qualquer coisa vc dar uma olhada no site do mec. Mas quem faz o curso é o aluno…
Hj o mercado de informática é tão carente, também para quem é bom… O bom profissional não fica desempregado… e salário para ele não é problema e sim uma consequencia de seus esforços… :smiley:
espero ter ajudado :D

Cara pode ter certeza que vc me ajudou, através do seu tópico!!! Valeu…vou entar no site do mec.

lina

Leozin:
Olá

rodolfogs8:

andredeividi:

Quem faz o curso e vc, a faculdade só te da a ementa

É bem por ae :)

Não concordo. A base começa nos professores, se os professores forem horriveis a turma e o aluno não são nada.
Mesmo você sendo um “genio” e que goste de estudo. Hoje em dia existem varios fatores como Trabalho / Casa / Festa… entre outras, que “dificultaum” esse tipo de situação (Estudo)…
Claro que se você quer se matar e estudar… tudo bem!!! vai atras de outro professor, contrate um particular… mãs não é por ai, a partir do momento que você entra em uma universidade particular, você deve obrigar um bom ensinamento. até pq, você esta pagando.

Caso for uma UFSC da vida… ai sim! pode começar a estudar hehehe.

Tchauzin!

L

rodolfogs8:
É obvio que nao existe nenhum tipo de comparação entre faculdades pagas e gratuitas…

mas dentre as pagas são tudo farinha do mesmo saco…o nome de uma e de outra sobe conforme o marktingk imposto…nao pela conteudo dado ou sei la que forma de analise acham melhor…faculdades pagas soa tudo o mesmo lixo…

hmmm…não concordo muito com isso, mas não vou entrar no mérito da discussão pq não leva a nada. Mas vc deveria se informar pois existem algumas faculdades pagas extremamente respeitadas, e com alguns cursos melhores do que em universidades gratuitas. Mas existe muito lixo tbm, isso é fato.

E não concordo muito com isso de dizer q o aluno faz a faculdade. Pow, se o cara é esforçado, mas a faculdade não puxa, do que adianta. O cara vai ter que estudar por conta todos os assuntos, então é melhor nem fazer facul. Tem faculdade por aí q em algoritmos não passa de loop…dai o cara vai ter q estudar todo o resto sozinho!!! É lógico q se o cara for um lixo, não vai adiantar nada a facul ser boa…

olhaomarcosaqui

Eu estou no time dos que acham que só o aluno ser bom não resolve, minha faculdade foi uma porcaria em todos os sentidos, não sei se todas a faculdades privadas são assim, mas na minha os professores não se preocupavam nem um pouco em passar conhecimento, com exceção de 4 ou 5 professores durante todo o curso.

Basicamente da pra classificar os meus professores em 3 grupos: os que não estão nem ai pros alunos(50%), os que estão interessados em passar conhecimento(20%) e os que passam materias e provas extremamente fracas, para o aluno sair achando que aprendeu alguma coisa(30%).

Eu falo por experiência própria, tem ambiente que é impossível estudar: mas interesse que o aluno tenha, na minha facu inventaram de mudar de andar o laboratório de informática no retorno das aulas, resultado 2 meses sem aulas praticas, alguem ai acha que eu consegui aprender alguma coisa na disciplina de Servidores de Aplicação? Por mais que eu tentasse o meu caderno não compilava os EJB kkk e quando finalmente temos aulas praticas só vemos EJB 2.1, pois os computadores não davam conta do JBoss 4.

Hoje me considero um bom programador, e posso falar que quase tudo que sei de Java aprendi sozinho… a contribuição da faculdade foi mínima.

Nem todas as faculdades pagas devem ser tão ruim quanto a minha, pelo menos eu espero, só deixo uma dica pra quem esta pensando em começar uma facu agora: Antes de fazer o vestibular pesquise bem sobre a instituição, se você ver muito comercial na TV e em nenhum deles mostra algo real sobre instituição a instituição, só fala de valor de mensalidade, descontos ou rostinhos bonitos sorrindo, desconfie… outra boa ideia é dar uma olhada no site do mec e orkut(da pra ter uma idéia do nível de satisfação do alunos).

Obs.: não falei o nome da minha facu pra evitar problemas, mas quem eh de sampa já deve ter visto o predio bem grande perto do metro Barra Funda…

20andre

olhaomarcosaqui:
Eu estou no time dos que acham que só o aluno ser bom não resolve, minha faculdade foi uma porcaria em todos os sentidos, não sei se todas a faculdades privadas são assim, mas na minha os professores não se preocupavam nem um pouco em passar conhecimento, com exceção de 4 ou 5 professores durante todo o curso.

Basicamente da pra classificar os meus professores em 3 grupos: os que não estão nem ai pros alunos(50%), os que estão interessados em passar conhecimento(20%) e os que passam materias e provas extremamente fracas, para o aluno sair achando que aprendeu alguma coisa(30%).

Eu falo por experiência própria, tem ambiente que é impossível estudar: mas interesse que o aluno tenha, na minha facu inventaram de mudar de andar o laboratório de informática no retorno das aulas, resultado 2
meses sem aulas praticas, alguem ai acha que eu consegui aprender alguma coisa na disciplina de Servidores de Aplicação? Por mais que eu tentasse o meu caderno não compilava os EJB kkk e quando finalmente temos aulas praticas só vemos EJB 2.1, pois os computadores não davam conta do JBoss 4.

Hoje me considero um bom programador, e posso falar que quase tudo que sei de Java aprendi sozinho… a contribuição da faculdade foi mínima.

Nem todas as faculdades pagas devem ser tão ruim quanto a minha, pelo menos eu espero, só deixo uma dica pra quem esta pensando em começar uma facu agora: Antes de fazer o vestibular pesquise bem sobre a instituição, se você ver muito comercial na TV e em nenhum deles mostra algo real sobre instituição a instituição, só fala de valor de mensalidade, descontos ou rostinhos bonitos sorrindo, desconfie… outra boa ideia é dar uma olhada no site do mec e orkut(da pra ter uma idéia do nível de satisfação do alunos).

Obs.: não falei o nome da minha facu pra evitar problemas, mas quem eh de sampa já deve ter visto o predio bem grande perto do metro Barra Funda…

Sério, pô…estava pensando de prestar vestibular nessa facu, pô quem diria, quem vê aquele bonito prédio, nem imagina…a satisfação dos ex-alunos… valeu pela dica!

20andre

olhaomarcosaqui:

Eu falo por experiência própria, tem ambiente que é impossível estudar: mas interesse que o aluno tenha, na minha facu inventaram de mudar de andar o laboratório de informática no retorno das aulas, resultado 2
meses sem aulas praticas, alguem ai acha que eu consegui aprender alguma coisa na disciplina de Servidores de Aplicação? Por mais que eu tentasse o meu caderno não compilava os EJB kkk e quando finalmente temos aulas praticas só vemos EJB 2.1, pois os computadores não davam conta do JBoss 4.

Sério, pô…estava pensando de prestar vestibular nessa facu, pô quem diria, quem vê aquele bonito prédio, nem imagina…a satisfação dos ex-alunos… valeu pela dica!

20andre

olhaomarcosaqui:

CarlosEduardoDantas

me formei em uma turma em que mais de 60% dos alunos nao estavam nem ai para o curso e sempre que podiam ficavam fazendo com que os professores aliviassem a materia… alguns claro eram mais ferradores e nao aceitavam (e foram justamente com esses que eu aprendi mais), outros aliviavam a barra e acabavam nao ensinando muita coisa…

claro que… concordo que o aluno sempre deve buscar, mas nao da pra dar uma de super homem e aprender tudo na marra sozinho, precisa ter bons professores para ajudar e guiar…

Leozin

Olá

lina:

Não concordo. A base começa nos professores, se os professores forem horriveis a turma e o aluno não são nada.
Professores na minha opinião tem que introduzirem certos assuntos e fazer alunos decidirem o que querem da vida, quero dizer que, não consigo aceitar a idéia de que tudo que um professor passa é correto e é suficiente. Se ele me ensina como dar um HelloWorld em C++, já é o suficiente pra mim virar gente e me virar (a não ser vários “bons” alunos)
Mesmo você sendo um “genio” e que goste de estudo. Hoje em dia existem varios fatores como Trabalho / Casa / Festa… entre outras, que “dificultaum” esse tipo de situação (Estudo)…

Tchauzin!

então me diga o que você prefere:
um cara que tenha skill e conhecimento (mas não é formado) ou um cara que é formado na USFC (mas não sabe b****)?

Criado 6 de agosto de 2007
Ultima resposta 7 de ago. de 2007
Respostas 28
Participantes 13