Faculdade? Programação

Olá a Todos,

queria perguntar qual a faculdade(curso) mais apropriado para o aperfeiçoamento na linguagem Java ou que não se distancie do “mundo” da programação de softwares? Penso em fazer o Curso Superior de Tecnologia de Desenvolvimento de Software ou/e Sistema de Informação ou/e Tecnologia da Informação, Ciência da Computação…Fico em dúvida qual desses cursos poderia aproximar mais da área de programação, ou que qual desses cursos terei um aprendizado melhor na área de programação em geral? :?:

Se alguém puder tirar minha dúvida me orientando e me dando alguma e qualquer dica sobre minha dúvida, deste de já fico agradecido…

sugiro que você de uma olhada nas grades curriculares destes cursos, levando-se em conta as universidades mais tradicionais. Lá você pode analisar com mais clareza.

Ciência da Computação, vc aprende a lógica da programação …
agora como utilizar ela em Java, dai é por sua conta e risco hehehe …

O curso de Ciencia da Computacao tem base em matemática e teoria da computação. Se você quer programação, recomendo ficar longe dele.

O curso de ciência da computação fornece todos os fundamentos necessários. Só depende do cidadão assimilar. :smiley:

:roll: Isso é ruim?
Que eu saiba não.

Programação é apenas UMA atividade dentre as centenas que vc pode fazer no contexto ‘informática’.

lógico que não… ué…

[quote=20andre]Olá a Todos,

queria perguntar qual a faculdade(curso) mais apropriado para o aperfeiçoamento na linguagem Java ou que não se distancie do “mundo” da programação de softwares? Penso em fazer o Curso Superior de Tecnologia de Desenvolvimento de Software ou/e Sistema de Informação ou/e Tecnologia da Informação, Ciência da Computação…Fico em dúvida qual desses cursos poderia aproximar mais da área de programação, ou que qual desses cursos terei um aprendizado melhor na área de programação em geral? :?:

Se alguém puder tirar minha dúvida me orientando e me dando alguma e qualquer dica sobre minha dúvida, deste de já fico agradecido…[/quote]

se tu realmente gosta e quer viver do mundo corporativo (aplicacoes comerciais), faça sistemas de informacao… agora caso queira ir além na teoria, e realmente entender o porquê, faça ciencia da computacao …

programação tu só pode estar falando pra mercado … fiz engenharia de computação e acho que durante a faculdade, codifiquei muito mais que muito cara ai que fez ciencia ou sistema… o lance é pra onde o negocio é direcionado… e definitivamente engenharia e ciencia nao tem direção nenhuma pra mercado… como o cara falou ai, seria por conta da pessoa…

[quote=20andre]Olá a Todos,

Se alguém puder tirar minha dúvida me orientando e me dando alguma e qualquer dica sobre minha dúvida, deste de já fico agradecido…[/quote] sugiro Sem duvida CIENCIA DA COMPUTACAO. Tambem estavo em duvida mas ja me decidi CIENCIA é completa.

Acho que vai depender mais de vc do que do curso que vc escolher. Tem gente aqui mesmo que faz Jornalismo e programa muito ou faz Eng. Civil e tb programa muito. Cursos tencologicos tem materias mais direcionadas, isso eu sei pq eu fiz um UM, mas mesmo assim ainda gostaria de ter feito um curso Bacharel pelo fato do Mestrado estar mais acessível.

Ciencias da Computação, sistemas de informação ou qq outra coisa, nao importa, vc aprende a programar, depois se especializa na linguagem :smiley:

Minha faculdade foi sempre C e desenvolvo com Java antes de entrar nela, faculdade é conceito, esquece q vc vai sair dali como um desenvolvedor ferrado em uma linguagem modelado para o mercado. :smiley:

programação tu só pode estar falando pra mercado … fiz engenharia de computação e acho que durante a faculdade, codifiquei muito mais que muito cara ai que fez ciencia ou sistema… o lance é pra onde o negocio é direcionado… e definitivamente engenharia e ciencia nao tem direção nenhuma pra mercado… como o cara falou ai, seria por conta da pessoa… [/quote]

Isso de codificar mais ou menos nao tem nda a ver, depende da grade curricular de cada faculdade :smiley:

Faço sistemas de informação e codifico mais q os caras das universidades vizinhas q fazem ciencias ou sistemas, isso pq nao é o curso q dita é a GRADE q a faculdade monta. :smiley:

programação tu só pode estar falando pra mercado … fiz engenharia de computação e acho que durante a faculdade, codifiquei muito mais que muito cara ai que fez ciencia ou sistema… o lance é pra onde o negocio é direcionado… e definitivamente engenharia e ciencia nao tem direção nenhuma pra mercado… como o cara falou ai, seria por conta da pessoa… [/quote]

Isso de codificar mais ou menos nao tem nda a ver, depende da grade curricular de cada faculdade :smiley:

Faço sistemas de informação e codifico mais q os caras das universidades vizinhas q fazem ciencias ou sistemas, isso pq nao é o curso q dita é a GRADE q a faculdade monta. :smiley: [/quote]

ou dos projetos e optativas escolhidos pelo aluno :wink:

eu nao quis dizer que é o curso que dita, ainda mais com essa variação de grades no país…

O que quis dizer é que, como ele quer um curso voltado pra programação, Ciencia da Computação não é uma boa indicação, dada a quantidade de teoria envolvida no curso. Eu que estou no mercado não encontrei aplicação de muitas coisas que aprendi no curso como complexidade de algoritmos, microprocessadores, sistemas operacionais e afins. No dia a dia acabamos nao usando isso, salvo alguns problemas esporádicos.

Um amigo meu que acho que tem a dica certa. Faça um curso de Administração e aprenda a programar em cursos de tecnologo ou similares. Depois de um tempo na carreira, é possivel o profissional receber oportunidade na área gerencial e Adm dá um suporte legal pra quem quer esse futuro.

O que quis dizer é que, como ele quer um curso voltado pra programação, Ciencia da Computação não é uma boa indicação, dada a quantidade de teoria envolvida no curso. Eu que estou no mercado não encontrei aplicação de muitas coisas que aprendi no curso como complexidade de algoritmos, microprocessadores, sistemas operacionais e afins. No dia a dia acabamos nao usando isso, salvo alguns problemas esporádicos.

Um amigo meu que acho que tem a dica certa. Faça um curso de Administração e aprenda a programar em cursos de tecnologo ou similares. Depois de um tempo na carreira, é possivel o profissional receber oportunidade na área gerencial e Adm dá um suporte legal pra quem quer esse futuro.[/quote]

entendi o que voce quis dizer… é que “programação” no seu texto ficou em um sentido genérico… tem cara que formou comigo que programa dia e noite em assembler para DSP em empresas de automação industrial… programar hj em dia se programa até pra relogio… tudo depende do foco…

[]s

Bem, eu fiz engenharia da computação e programação mesmo, vimos muito pouco…
Como já falaram aí, nós aprendemos os fundamentos…Como meus professores viviam dizendo: faculdad enão é pra vc aprender determinada ferramenta ou linguagem…mas sim os conceitos…o mercado muda todo dia…se vc aprender a programar em java e nao souber os fundamentos, mudará a linguagem do momento e vc vai se f%##%#%.

No primeiro semestre eles deram uma disciplina de C e só…depois eles consideravam que vc já era expert no assunto…vc deveria fazer sistemas em Java, Java3D e etc, mas sem necessariamente ter visto isto na faculdade.

Amigos meus que foram pra faculdade esperando aprender a programar se decepcionaram muito…pois tirando a materia de c, nunca mais tivemos isso…

Eu que cai na computação de paraquedas, fui procurar estágios para aprender a programar e assim começar a construir uma carreira…hehehehe

Se o seu lance é apenas programar e vc nao se interessa muito pelos conceitos envolvidos, vá fazer um curso de sistema da informação ou algo mais voltado…

[quote=luciene.silva]Bem, eu fiz engenharia da computação e programação mesmo, vimos muito pouco…
Como já falaram aí, nós aprendemos os fundamentos…Como meus professores viviam dizendo: faculdad enão é pra vc aprender determinada ferramenta ou linguagem…mas sim os conceitos…o mercado muda todo dia…se vc aprender a programar em java e nao souber os fundamentos, mudará a linguagem do momento e vc vai se f%##%#%.

No primeiro semestre eles deram uma disciplina de C e só…depois eles consideravam que vc já era expert no assunto…vc deveria fazer sistemas em Java, Java3D e etc, mas sem necessariamente ter visto isto na faculdade.

Amigos meus que foram pra faculdade esperando aprender a programar se decepcionaram muito…pois tirando a materia de c, nunca mais tivemos isso…

Eu que cai na computação de paraquedas, fui procurar estágios para aprender a programar e assim começar a construir uma carreira…hehehehe

Se o seu lance é apenas programar e vc nao se interessa muito pelos conceitos envolvidos, vá fazer um curso de sistema da informação ou algo mais voltado…[/quote]

pois é… a grade de engenharia de computação nesse país é uma p*.* … se tu no meio do seu curso transferisse para a faculdade que eu me formei, teria que fazer uma penca de materias a mais e um monte de materias que tu ja fez nao iria aproveitar… isso porque tem engenharias de computacao que tem proximidades muito grandes com ciencia da computacao (que nem foi a minha) e outras que tem muito mais proximidade com eng eletrica/mecatronica (talvez a sua) …