Eu já estou matriculado na faculdade, por um momento pensei em cancelar a faculdade para me especializar em Java, mas ouvindo as opiniões de muitos, cheguei à conclusão que, uns dois semestres na faculdade me darão uma boa base, para ai sim eu começar a trilhar meu caminho no Java.
Com isso poderei qualificar bem meu currículo com um curso superior, e ao longo da faculdade vou tocando o Java.
Será que esse é um bom caminho a seguir?
[b]Alguém ai já fez Sistema de Informação?[/b] Se puder me dar o parecer dos benefícios que o curso trás fico grato.
Faculdade Sistema de Informação
25 Respostas
bom, no meu ponto de vista e o seguinte tu faz faculdade mais pra ter o canudo…
ai depois to faz um mestrado ou doutorado … P.H.D… tira umas certificacao talvez SUN, Oracle…
na faculdade ou pra estuda… te recomendo:
- usar o compilador netbeans que e facil e e nativo da sun
- e um bom livro como: “JAVA como programar” editora: DEITEL
- pra mim deu certo que eu aprendi sozinho na base do livro mais tinha um pouco de nocao em linguagem C
e isso e futrica pela net, pode ter certeza que java e mt grande pricinpalmente
na area de imformatica cada dia se torna maior ainda!!!
Tenta foca em uma area que tu pode trabalhar e goste…
abrsss boa sorte
ã?
compilador netbeans nativo da SUN?
Desculpa os mais xiitas, mas eu vejo que falta um pouco de visão para qm entra em uma faculdade. Muitos caem de paraquedas nas aulas, não sabem o básico de conceitos relacionados a S.O., programação estrutural, OO e outros fatores básicos que os programadores deveriam saber.
Quando começa com esse papo de ‘trilhar caminho Java’ é onde, normalmente, se formam aquelas pessoas que somente[b] sabem Java e saindo daquilo, vira um caos. Se essa onda de Java passar, como você vai ficar meu amigo?
Ao invés de ‘trilhar caminho Java’, pq vc não trilha um caminho onde você pode ter um leque de opções maior do que somente Java? Junte isso com algumas certificações e vc terá um ótimo currículo.
Abs
na faculdade ou pra estuda… te recomendo:
- usar o compilador netbeans que e facil e e nativo da sun
- e um bom livro como: “JAVA como programar” editora: DEITEL
- pra mim deu certo que eu aprendi sozinho na base do livro mais tinha um pouco de nocao em linguagem C
ã?
compilador netbeans nativo da SUN?
editora DEITEL? na verdade DEITEL é um dos autores do livro.
abraços.
hehe muito divertido…
Mas amigo, faz a universidade sim! Vai sobrar tempo para você se dedicar ao aprendizado de java e suas tecnologias em paralelo com o curso. Fique tranquilo
Ou seja, o fato de você querer se especializar em java não deve te fazer escolher entre isso ou universidade.
Já vi casos de pessoas que são muito bons programadores e desenvolvedores e largam a universidade porque o mercado tá oferecendo muita $. Aí já é outra história, onde entra em cena a necessidade de ganhar dinheiro a curto prazo.
Att,
compilador netbeans nativo da SUNkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, cada uma que a gente vê por aqui… seção comédia.
Bem sobre assunto aqui, acho que você pode conciliar os 2… pega o livro do Deitel e estuda bastante, recomendo também uma IDE, no caso o Netbeans, desenvolva alguns projetos simples e ai depois que se tiver bom em Java se presta a prova de certificação.
É bom ter um diploma universitário, a certificação também da uma valorizada no seu curriculo.

Cara, me formei em Sistemas de Informação e fui aprender Java só no terceiro ano…isso mesmo…terceiro ano!
Mas o legal disso tudo é que não me formei exclusivamente pra trabalhar com Java. Antes do Java, eu já tinha visto bastante sobre sistemas operacionais, redes, estruturas de dados e muita, muita orientação a objetos. Sobre programação, antes do Java veio C, C++, Delphi e até Assembly.
Mas eu acho que aí que está o lado bom. Java é totalmente orientada a objeto. Então, quando chegou a vez do Java, eu já tinha todo o conhecimento bem fundamentado. Então aprender Java foi absurdamente rápido e fácil.
Mas vale lembrar que hoje ainda existem coisas que não são legais de se fazer em Java. Se vc tiver um ensino superior que lhe dê uma base pra poder utilizar alternativas, vc tem o suficiente pra tentar sobreviver neste mercado.
Eu acho que as dificuldades que muitos encontram no desenvolvimento podem ser associadas a falta de base fornecida por um curso superior.
Essa é a minha opinião.
Até mais.
O curso Sistema de Informação, que eu saiba, não tem como principal objetivo a codificação; os temas abordados, muito embora sejam chatos, são muito importantes para que vc se torne um profissional com visão mais abrangente podendo discutir coisas além do código.
flws
Exatamente!
O objetivo do meu curso (não conheço grade de outras faculdades) é o desenvolvimento de sistemas, e para isso é necessários muito mais do que apenas código.
Nos meus últimos anos de faculdade, tive bastante coisa sobre engenharia de SW e Gerência de Projetos (essas duas matérias não passam nem perto de linhas de código).
É um pouco massante, mas se vc entender o intuito, fica muito mais fácil e até legal.
Java, C#, Fortran, Cobol…
Isso nao depende de faculdade.
A faculdade te dara uma base para que vc conheça tecnicas e teorias que irao te ajudar futuramente no seu trabalho.
Mas e vital vc ter uma formação.
Para conceitos de desenvolvimento o curso que te dara mais base é o curso de Ciencia da Computacao.
Eu faço Sistemas tb pq nao pretendo ficar eternamente na area de desenvolvimento. É um outro foco (foco tb nao e gerencia de projetos, comumente confundido pela maioria)
Qualidade e Competencia no Desenvolvimento vem com 2 coisas: Estudo (nao apenas faculdade, muito estudo EXTRA) e EXPERIENCIA.
Obrigado pela ajuda de todos. Acho que um curso superior vai me abrir varias oportunidades para estagiar, e com isso ir ganhando experiência, e por fora vou estudando Java que é o que tenho vontade de aprender.
Desculpem minha ignorância, mas Orientação a Objetos aprende-se na faculdade?
Maureli, provavelmente.
Onde estudo, tive AED I(Algoritmos e Estruturas de Dados 1) e AED II, LP1 (linguagens de programacao 1) e LP2.
Nos AEDs nós estudamos algoritmos (pseudo-codigo mesmo, no máximo um pascal), e muitas estruturas de dados, como grafos, árvores, arvores b, etc…
Nas LPs, aprendemos paradigmas e linguagens de programacao que os usam.
Um deles é a orientacao a objetos, em LP1.
Na turma que fiz, “aprendemos” java ( o foco é o paradigma ) , mas depende do professor que pode optar por qualquer linguagem OO (C++, Eiffel, Smalltalk, etc…)
Em LP2 nós estudamos linguagens lógicas e funcionais, prolog e haskell respectivamente.
Mas as linguagens também variam de acordo com o professor.
Por isso a universidade é tão importante!
Aqui, por exemplo, os AEDs são muito bons e nos dão uma abstração muito boa para solucionar problemas matemáticos difíceis fazendo algoritmos (São feitos nos primeiros períodos, junto com os Cálculos e Geometrias, então os professores abusam rs).
As LPs nos ensinam paradigmas !
Qualquer linguagem orientada a objetos, depois de ter feito a disciplina LP1, voce consegue estudar e aprender sozinho.
A idéia da universidade é essa, ao meu ver! Na minha opiniao, curso de ciencia da computação nao deve ensinar a usar Servlets + JSP, Hibernate, Ajax, JPA, Swing, e qualquer tecnologia que o mercado utiliza. A nao ser para facilitar o aprendizado do aluno em determinado tópico!
IHMO
Bom, estou finalizando o curso de Tecnologia em informatia e tive várias disciplinas que utilizavam algoritmos.
No começo tivemos apenas C e Delphi, o que achei uma perda de tempo pois poderiam ter introduzido um bom conhecimento de OO pra turma.
No segundo ano que veio a pauleira, Estrutura de dados , Laboratorio de Estrutura de Dados, Algoritmos 1 e 2, Calculo numerico (sim, faziamos os algoritmos pra essa disciplina em C ou c++).
Nessa disciplinas citadas usamos C++ a rodo, onde aprendi a maior parte do que sei de OO, incluindo patterns. Em Estrutura de Dados fizemos projetos relativamente complexos pro nosso conhecimento, aprendemos na maarrraa, tive que ter muita garra pra fazer tudo que era exigido (o professor era MUITO exigente²³²³²³²³²³) e no final sai com um conhecimento muito superior.
Finalmente no terceiro ano Java, a primeira disciplina de Java foi dada pelo mesmo professor de ED, então foi show, o cara é bom.
Já a segunda o professor que a lecionava se aposentou e entrou um temporário… foi um lixo, o cara era um horror e nao aprende NADA com ele, foi tudo auto-didata. O que me chateou muito, ainda mais por ser JEE que eu queria tanto aprender…
Tbm tem outras disciplinas como sistemas operacionais, calculos a rodo (nem me fale, acho que sao umas 6 disciplinas ao todo) Engenharia 1 e 2, analise 1 e 2, redes 1 e 2 etc etc etc
Quem estuda MESMO e faz todos os projetos como exigidos sai com uma carga muito boa e mesmoque nao saia destruindo em java é apenas uma pequena questao de tempo pra que esse aluno se adapte, pois tera uma base muito sólida.
Logico que isso depende da instituição de ensino, falo pela UNICAMP, mas nao posso garantir de mais nenhuma pois desconheço.
Abraços.
Obrigado pela ajuda de todos. Acho que um curso superior vai me abrir varias oportunidades para estagiar, e com isso ir ganhando experiência, e por fora vou estudando Java que é o que tenho vontade de aprender.Desculpem minha ignorância, mas Orientação a Objetos aprende-se na faculdade?
Isso vai depender da instituição, mas é muito provavel que sim.
No meu curso eu tive duas matérias, que ao todo ensinaram 1 ano e meio de OO.
Tchello, vc fez o curso de TI, mas minha dúvida é se o curso de Sistema de Informação ensina e dá toda essa base necessária.
Obrigado pela ajuda de todos. Acho que um curso superior vai me abrir varias oportunidades para estagiar, e com isso ir ganhando experiência, e por fora vou estudando Java que é o que tenho vontade de aprender.
falou
Desculpem minha ignorância, mas Orientação a Objetos aprende-se na faculdade?
Isso vai depender da instituição, mas é muito provavel que sim.
Na verdade, isso vai depender muito mais do aluno.
Estou no último ano do curso de Sistemas de Informação, e como já citado acima, o foco do curso é mais para a gerencia de projetos.
Ao contrário do que um colega neste tópico falou, eu considero muito boa a sua idéia de você estudar firme a linguagem java. Mas, é importantíssimo que você também tenha uma boa base de C/C++, entre outras linguagens.
Mas lembre-se, o curso não vai te exigir tanto quanto um curso de Ciência da Computação, então, se você pretende ser um bom programador, vai ter que estudar bastante por fora.
Até!
No meu curso eu tive duas matérias, que ao todo ensinaram 1 ano e meio de OO.
Opa então isso é muito bom, já que eu estou atrás de uma base sólida
acho que terei uma boa base então. partindo do princípio que OO é a base de tudo.
Obrigado pela força phpinheiro
Ultimamente o nome do curso não tem dado boas dicas sobre a grade curricular, portanto verifique na… grade curricular do curso.
Tem como por o link aqui?
Meu curso de Ti tem a mesma carga horária do BCC, mas com um foco um pouco diferenciado (mesmas disciplinas de calculo, menos baixo nivel mais analise e algoritmos).
Abraços!
Ultimamente o nome do curso não tem dado boas dicas sobre a grade curricular, portanto verifique na… grade curricular do curso.
Meu curso de Ti tem a mesma carga horária do BCC, mas com um foco um pouco diferenciado (mesmas disciplinas de calculo, menos baixo nivel mais analise e algoritmos).
Abraços!
vou postar o link, ai está tuto que vou ver na faculdade, vlw pela ajuda
http://www.uniritter.edu.br/graduacao/informatica/sistemas/downloads/SIS-Curriculo_5.pdf
Vou falar da minha experiência…
Trabalho com Java há 6 anos. Tive que largar a faculdade pra poder trabalhar, pois ond eu morava não tinha a chande de estudar e trabalhar.
Java hoje me dá uma boa grana, mas voltei a fazer meu curso. A faculdade, a despeito do que muitos acham, te abre muitas portas. Você vai conhecer colega, professores, eventos… Sem falar que lah dentro vai ver coisas que, se ficar soh nas empresas NÃO VAI VER e pronto!
O ideal é cursar a faculdade e, durante, fazer varios estagios. Não só em empresas, mas se possivel, tb fazer iniciação cientifica, trabalhar em empresa júnior, em projetos de extensão, como estagiário em serviço público, em ong… Enfim, ter experiências mais diversas possíveis. A faculade não é tempo de ganhar dinheiro, mas de experiementar e aprender.
E quanto a essa de “Carreira Java” acredite, o mundo de um desenvolvedor é muito mais do que Java. Tenha Java como apenas UMA de suas ferramentas de trabalho e nada mais.
Um abraço e bons estudos
Abraços!
vou postar o link, ai está tuto que vou ver na faculdade, vlw pela ajuda
A Uniritter tem algumas disciplinas que você faz parte delas à distância você não tem aulas na sexta de noite pois eles são adventistas, eu conheço um pessoal que está estudando lá e está gostando bastante até porque não é tão cara quanto a PUCRS, eu também conheço a Profª de Programação I, a Sílvia é bem exigente.
Só saber java ou qualquer outra linguagem não vai te fazer um bom profissional no desenvolvimento de tecnologia. Precisa dos fundamentos. Teoria.
E essa teoria você vai aplicá-la com uma linguagem adequada. Esse lance de curso java, curso c++, rails, é conversa pra pegar seu dinheiro.
Estuda primeiro, depois você se especializa em uma linguagem.
Obrigado a todos por toda a ajuda, vou fazer a faculdade para pegar a base.
Gostaria que dessem uma olhadinha nessa grade curricular
Com isso vou conseguir uma boa base?
Obrigado a todos por toda a ajuda, vou fazer a faculdade para pegar a base.Gostaria que dessem uma olhadinha nessa grade curricular
Com isso vou conseguir uma boa base?
Sim amigo! Vai firme! 
O mais importante é você ter interesse e se dedicar em seus estudos.
Boa sorte!