Faculdade só para pegar diploma

Bom dia pessoal, faz tempo que não acesso o fórum…

Só estou com um probleminha, que queria a opinião do pessoal ai.

É o seguinte, eu tenho plenos conhecimentos na área de desenvolvimento, principalmente com Java, web, e outras tecnologias…

Porém, ainda não tenho faculdade, pois não tive tempo de cursar, principalmente por que decidi me especializar no Java nos anos passados…agora estou com 20 anos atualmente e vou prestar uma faculdade no curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas no início do mês que vem(fevereiro), porém é mais para tirar o diploma mesmo, mesmo porque visualizei a grade de discilinas e eu garanto que tenho 100% de conhecimento de tudo, principalmente das iniciais no primeiro ano, que são basicamente lógica de programação, como programar, como estruturar, orientação a objetos, ou seja, coisas extremamente básicas pra quem já tem conhecimento.

Então, alguém sabe me dizer se é possível que eu consiga ser dispensado de pelo menos destas matérias básicas ?

Assim, eu posso me dedicar mais ao meu emprego e comparecer a faculdade somente algumas vezes na semana para marcar presença e tal…

Será que isso é possível ? ou terei que ir em todas as aulas e aguentar mêses de Pascal e C ? rsrsrs

Provavelmente sim, pelo menos a maioria das faculdades exige que você tenha feito a disciplina em outra, não sei se há exceções, faça análise e desenvolvimento, acho que vale mais a pena no seu caso.

Primeiro eu acho muito importante que você se forme. Não importa se vc tem ou não o conhecimento. SE FORME! :slight_smile:

Cara, eu ja dispensei matéria (ingles), sem ter cursado antes. Eu tive que preencher um formulario dizendo que eu ja tive experiencia com ingles
(morei nos EUA) etc e tal. Depois disso, eu tive que fazer uma prova para dispensar a matéria. Acho que a nota mínima é 70 ou 80% algo assim…

Fiz a prova e dispensei. :slight_smile:

Não sei se isto é possível com outras matérias (Algoritmo, POO, POO2…) se for, tente!!
Se não, faça assim mesmo, vc vai tirar de letra.

PS: cuidado com as faltas… Infelizmente a gente reprova se houver um numero X de faltas :frowning:
(depende da carga horaria da disciplina)

abrazz

com todo respeito mas eu vou ter que dizer isso

nunca diga que sabe tudo ainda mais 100%, mesmo sabendo tudo vc não sabe o básico de como funciona uma faculdade
é obvio que não vai ser dispensado só porque você acha que sabe, isso precisa ser comprovado…

por exemplo ter passado por outra faculdade onde você já fez esse tipo de materia e passou por ela tendo boas notas e mesmo assim
uma grade nunca bate com a de outra faculdade

quando comecei estava na mesma situação que você

fica tranquilo que é legal ser o primeiro da turma e atuar como um simi-professor para os colegas. (compartilhe o conhecimento que você vai fixar e aprender muito mais)

respondendo sua dúvida, não tem como ser dispensado… e mais uma coisa… tome cuidado com as faltas, imagina reprovar em algo que você domina…

Existem muitas coisas que não são comuns ao mercado e que são ensinadas na faculdade. Não entendia o motivo de aprender Cálculo e Álgebra Linear até ser apresentado às suas aplicações. Até as tediosas aulas de algoritmos foram proveitosas, pois tive contato com C e manipulação de arquivos, memória, CPU, que em alguns casos é essencial.

O que eu quero dizer é o seguinte: mesmo que você já programe, existe muito na faculdade que você pode aproveitar para melhorar sua carreira.

Se de fato você já souber tudo o que está aí para ser ensinado (o que eu duvido muito), não perca tempo: faça faculdade em outra área (engenharia por exemplo), e use as suas habilidades como programador como um “diferencial”.

Abs.

Primeiramente, agradeço a opinião do pessoal !

Então, é que é o seguinte, meu dia é muito carregado atualmente de diversas tarefas que empenho ao longo das 24horas…agora com o início da faculdade com certeza terei que abrir mão de coisas importantes para poder marcar presença nas aulas…

Quanto ao q eu afirmei sobre 100% de conhecimento, foi algo genérico, por que tbm tenho certeza que vai ter algumas coisinhas que eu não saiba, talvez alguns algoritmos, ou metodologias diferentes…

[quote=tmvolpato]com todo respeito mas eu vou ter que dizer isso

nunca diga que sabe tudo ainda mais 100%, mesmo sabendo tudo vc não sabe o básico de como funciona uma faculdade
é obvio que não vai ser dispensado só porque você acha que sabe, isso precisa ser comprovado…

por exemplo ter passado por outra faculdade onde você já fez esse tipo de materia e passou por ela tendo boas notas e mesmo assim
uma grade nunca bate com a de outra faculdade
[/quote]

Concordo!

[quote=guilherme.dio]Primeiramente, agradeço a opinião do pessoal !

Então, é que é o seguinte, meu dia é muito carregado atualmente de diversas tarefas que empenho ao longo das 24horas…agora com o início da faculdade com certeza terei que abrir mão de coisas importantes para poder marcar presença nas aulas…

Quanto ao q eu afirmei sobre 100% de conhecimento, foi algo genérico, por que tbm tenho certeza que vai ter algumas coisinhas que eu não saiba, talvez alguns algoritmos, ou metodologias diferentes…[/quote]
Arrisco dizer que você não sabe um quarto do que uma faculdade de ponta pode oferecer.

De repente vc pode combinar com o professor de ir só fazer as provas,mas tem a questão das faltas tambem.

Eu digo que é muito interessante você assistir aulas de conteúdo que já conhece. Além de você ver pontos diferentes de abordagem pedagógica (que é legal pra quem gosta de dar aulas), você pode relembrar coisas que caíram no esquecimento e até fazer um contato bom com seu professor que possa até mesmo se transformar em uma oferta de emprego depois. Isso sem contar que você pode ser monitor das aulas, pode tirar dúvidas mais avançadas ao final da aula com seu professor, enfim, você pode aproveitar muito bem uma matéria que já conhece. A arrogância não ajuda em nada.

Claro que você não vai fazer 15 matérias que já conhece, mas aquelas 3 que você não pode comprovar o conhecimento (ou por não ter cursado - se for autodidata - ou pela faculdade não oferecer uma prova para eliminação dela) podem ser uma boa.

Na minha faculdade é possível fazer uma prova de proficiência e assim ser dispensando da disciplina.

[quote=norbAns]Na minha faculdade é possível fazer uma prova de proficiência e assim ser dispensando da disciplina.
[/quote]

Eu me lembro de ter feito uma prova assim, mas era o professor quem a dava e não a faculdade. Nesse caso a prova de proficiência só te liberava de assistir as aulas e fazer os trabalhos, mas não te liberava de fazer a prova da disciplina.

[quote=guilherme.dio]Primeiramente, agradeço a opinião do pessoal !

Quanto ao q eu afirmei sobre 100% de conhecimento, foi algo genérico, por que tbm tenho certeza que vai ter algumas coisinhas que eu não saiba, talvez alguns algoritmos, ou metodologias diferentes…[/quote]

Então colega, peço desculpas se vou parecer ofensivo, mas o que vou dizer se embasa nos comentários do resto do pessoal…

Uma faculdade te abre um leque de possibilidades que nenhum curso ou feira pode te proporcionar. Você enriquece muito mais o networking, conhece pessoas que fazem o mesmo que você mas de modos diferentes. Enfim, é uma experiência muito válida e digo que quase obrigatória.

Agora, me desculpe novamente, mas você está desprezando a faculdade, sendo que acredito que precise de um curso superior:

Será que tem coisas tão importantes a ponto de serem mais importantes que a sua graduação? As vezes temos que abrir mão de algumas coisas pra conquistar outras… :roll:

Portanto, se você precisa mesmo dê mais valor. Compareça às aulas! Se você já sabe boa parte das matérias, informe-se na instituição e tente fazer provas de proficiência. Se não for possível, vá pra lá e tire 10 em tudo! Vai ser mais uma prova de que seus conhecimentos estão sólidos, e pode acreditar que um excelente desempenho acadêmico vai te abrir muitas portas e enriquecer sua carreira.

Tente fazer por vontade, e não por obrigação. :wink:

O problema de vc entrar na faculdade pensando que sabe tudo , pode trazer alguns problemas, na minha opinião pessoal:

1 - Vc vai sempre achar que sabe mais que os outros (Compartilhe seus conhecimentos. seja humilde)
2 - muita coisa que os professores vão dizer , vc já sabe , mas lembro que isto só deve ocorrer no 5 semestre em diante , porque os 4 primeiros semestres é bem fundamental , você vai ter matérias como: cálculo I e II , algoritmo , Estrutura de dados, estatistica e por ai vai … pelo menos na minha grade SI era assim …rs…
3 - Evite discutir com o professor , as vezes o professor é acadêmico e comete alguns erros infantil, porém não aceita ser corrigido, vc vai criar uma desavenças sem necessidade , o professor pode ficar com raiva e querer te prejudicar a qualquer custo … (seja cauteloso ao perceber erros do professor, chame-o em off e explique para ele os erros que vc encontrou na explicação dele)
4 - Vc talvez não veja vantagem em se formar agora …mas quando vc estiver vc perceberá que valeu a pena …

Enfim … é isto … eu me recordo que na faculdade vc não consegue eliminar as matérias , tem que conversar diretamente com o professor … para ele te eliminar de assistir as aulas , mas a prova vc terá que fazer …abs…

Hahahahah mano, eh cada um que aparece!!

No IFMG, pelom enos, consegue eliminar matérias sim… Até mesmo porque, eu já eliminei :slight_smile:

windsofhell: não entendi o que o teu comentário agregou ao topico :slight_smile:
Existe um bom e velho ditado: “Se não tem nada bom pra falar, fica calado que é melhor”.

Abraçoss

Cara, acho que vc consegue pegar dispensa das materias sim veio…

Pelo menos na faculdade onde curso ADS tbm, é possível realizar uma prova de proficiencia, custa 150 reais mas vale a pena já que vc nao precisa cursar a materia e muito menos pagar a parcela.

Mas tenha certeza de que sabe a respeito.

Esquece brow,

Vc não vai ter paciência para assistir as aulas, que dira fazer trabalhos, monografias e tals…

Eu passo por isso hoje, faço Análise de Desenvolvimento e trabalho com Java e fica difícil de fazer matérias como:

Ética e Responsabilidade Social, Planejamento de Carreira, Portugues, Redes de Computadores e quase nada de desenvolvimento ou praticamente nada que é meu caso,

Sempre que sou obrigado estudar essas matérias, me vem na cabeça que poderia estar aprimorando meu conhecimento com JS, Java, ROR, contribuuindo pra projetos no Github, etc…

Cara, meu ex-colega de trabalho que é Arquiteto de Software esta fazendo na Braz Cubas a distancia e o material é excelente, excelente mesmo,

Verá Métodos Ágeis, TDD, DDD e muito mais, se eu pudesse voltar no tempo eu faria a distância…

Mas tem o lance do Networking com os professores conforme a galera disse acima…

Abrcs

[quote=guilherme.dio]Bom dia pessoal, faz tempo que não acesso o fórum…

Só estou com um probleminha, que queria a opinião do pessoal ai.

É o seguinte, eu tenho plenos conhecimentos na área de desenvolvimento, principalmente com Java, web, e outras tecnologias…

Porém, ainda não tenho faculdade, pois não tive tempo de cursar, principalmente por que decidi me especializar no Java nos anos passados…agora estou com 20 anos atualmente e vou prestar uma faculdade no curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas no início do mês que vem(fevereiro), porém é mais para tirar o diploma mesmo, mesmo porque visualizei a grade de discilinas e eu garanto que tenho 100% de conhecimento de tudo, principalmente das iniciais no primeiro ano, que são basicamente lógica de programação, como programar, como estruturar, orientação a objetos, ou seja, coisas extremamente básicas pra quem já tem conhecimento.

Então, alguém sabe me dizer se é possível que eu consiga ser dispensado de pelo menos destas matérias básicas ?

Assim, eu posso me dedicar mais ao meu emprego e comparecer a faculdade somente algumas vezes na semana para marcar presença e tal…

Será que isso é possível ? ou terei que ir em todas as aulas e aguentar mêses de Pascal e C ? rsrsrs[/quote]

Talvez então vc legal vc fazer à distância… Eu terminei uma pós-graduação no ano passado desta forma, como eu “achava” q a maioria dos assuntos q seriam abordados eu já teria conhecimento relevante, optei tb por esta modalidade, isto me proporcionou tempo e estudava para “consolidar” em direção do método da disciplina visando passar na prova q era presencial.