FACULDADE X Certificação SCJP

Pessoal estou com uma dúvida cruel.

Trabalho com informática a 10 anos, 6 como Tecnico em Informatica, 4 como programador ASP 3.0

A empresa onde trabalho está me pagando um curso preparatório para CERTIFICAÇÃO SCJP.

Eles estão me dando a oportunidade de trabalhar com JAVA.

Eu estou no 2º Semestre, indo para o 3º Semestre de Sistemas da Informação “Bacharel”,

Minha dúvida é o seguinte, será que vale apena eu trancar a facu agora no 3º semestre, e usar um semestre, 6 meses para me dedicar ao java, tirar o SCJP, e trabalhar na parte de web, ou seja tenatr dar uma especializada em java e depois voltar para a facu???

Por favor, comentem…

Obrigado a todos!!!

Na minha opinião, termine a faculdade e depois pense em tirar certificação Java. Ou meta as caras e faça os dois!

Essa decisão de trancar a faculdade é meio complicada, na minha opinião acho que você deveria tentar estudar java e continuar na faculdade, tente se programar e definir dias e horários de estudo.

Falou e boa sorte.

Trancar acho que não é interessante. Diminua as matérias talvez.

Se a empresa está te dando essa oportunidade, vale a pena encarar, vc precisa ver se os horários se encaixam é claro, mas não tranque a faculdade.

a SCJP não te da uma boa estrutura para Web não, porém é um pré requisito para as outras.

Eu estou passando pelo mesmo dilema, entretanto, no seu caso, existe uma empresa por traz que, segundo você, bancará essa nova empreitada, caso seja de seu interesse. Eu estou cursando o 3º ano de Bacharel em Sistemas e Tecnologia da Informação pela FATEC, o nome pode até assustar, rs… Mas eu ainda acho que tem muita gente boa sem uma facul: USP da vida, as Federais… Tem vários exemplo… Mas é bom ter uma faculdade, cara… Nem tanto pelo ensino em sí, mais pela experiência, todo profissional, na minha opinião, deveria passar por uma, e claro, aprender com a vida lá fora, sempre… Assim, preveniriamos os “tiriricas” que pegam votos para a legenda fazendo com que o partido eleja quem achar por direito :?

Eu não largo a minha facul, cara, deixei de comprar uns livros pra certificação por causa da facul, mas agora se você tem 78 anos de idade, desconsidere o que eu disse… rs

… e outra, eu trabalho com desenvolvimento, sempre a tarde estou aqui no GUJ, agora tomei vergonha e me cadastrei, aprendo (desculpem o termo) PRA CARALHO, entendeu??? Tem como dar uma conciliada, acho eu.

…continua a facul, velho, se a empresa estiver realmente preocupado com voce, ela vai te instruir a continuar com seus estudos acadêmicos… e no JAVA é nóis!

Abraço, fica com deus.

faz apenas uma ou duas cadeiras neste semestre, e se concentra na certificacao

Cara,

Esse assunto não é novidade por aqui, se você pesquisar em posts anteriores verá que essa é uma das dúvidas mais comuns em se tratando desse assunto.

O que tenho pra te dizer é o seguinte, continue sua faculdade custe o que custar, quanto mais cedo você se formar mais rápido poderá se dedicar a especializações “integralmente”.

Estou no 5º semestre de Sistemas de Informação e já estou de saco cheio da faculdade, mas fazer o que? não tem pra onde correr, até pra prestar concurso público pra ganhar um salário de 2…3 mil reais é necessário curso superior, não que sua intenção ou a minha seja prestar concurso, foi só pra ilustrar.

Você tem que por na cabeça o seguinte, não perca tempo, se quer fazer o exame assim como eu, então procure uma forma de conciliar as duas coisas, fique menos tempo com a namorada, amigos, jogue menos PS3, Xbox360, bata menos papo furado no msn, acompanhe menos seu time do coração, afinal de contas eles estão com a vida “ganha” e você não.

Se quiser chegar a algum lugar, terá de largar algumas coisas, não ha como fazer tudo ao mesmo tempo, se quer mesmo tirar a certificação então concilie os estudos com a faculdade, mas não tranque sua matrícula.

Eu costumo pensar que trancar a matrícula é o mesmo que repetir de ano, vc sempre vai se sentir atrás.

Meu conselho é não tranque sua matrícula, vá nem que seja pra responder chamada e ir pra casa estudar o livro da kathy(faço mto isso), ou até mesmo ir pra faculdade com o livro e ler ele durante as aulas mais chatas.

Faculdade hoje não é mais diferencial, é requisito básico.

Essa é uma opinião muito particular, pense e faça o que você achar melhor pra você.

Concordo plenamente com o nosso amigo ai em cima…

Estou no 3º semestre do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, e várias vezes já pensei em trancar o curso pra poder me dedicar mais a programação. Mas sempre desisti de trancar, por que de uma forma ou de outra concluindo o curso você já terá um curso superior com diploma, e muitas vezes as empresas querem isso.

Ultimamente eu adotei um método diferente pra estudar, vou pra faculdade, fico o primeiro período na biblioteca, vou pra sala respondo a chamada e vou embora (kespaksepkepase).

Mas é um conselho que acredito que todos, se não, a grande maioria irá te dar, não tranque a faculdade por que quanto mais rápido você passar por ela, mais rápido terá tempo pra se dedicar a alguma coisa mais específica.

Abraços!

Cara conselho de amigo (experiência própria) não desista da faculdade NUNCA. Tive a experiência amarga de abandonar a faculdade de Ciência da Computação e se tivesse prosseguido hoje a minha história profissional seria completamente diferente, hoje faço Sistemas de Informação adoro o curso, também estou estudando para tirar a certificação OCJP, mas vou para aula somente para responder chamada também…rs, prefiro muito e sempre me dou bem estudando sozinho…rs. Não desista nunca muitas oportunidades surgem quando você tem formação e acredite surgirão muitas. Bom boa- sorte para você.

Por mais que você queira dedicar-se a programação, sem ter que tirar um tempo para os trabalhos da faculdade, não faça isso. Um diploma pode te ajudar muito, muitas empresas só contratam pessoas tenha curso superior ou que esteja cursando.

Se vai trancar a faculdade é melhor você tentar tirar mais doq a SCJP no semestre. Se decidir trancar então tente SCJP e SCWCD

Será que vale mais uma certificação universitária, ou uma certificação Oracle? No fundo, é isso que você está escolhendo.

A certificação Oracle:

• É reconhecida na empresa onde você trabalha e algumas outras empresas;

A certificação universitária:

• É reconhecida no meio acadêmico;
  • É reconhecida em concursos públicos;
  • É reconhecida em todas as empresas;

Se você já trabalha a 6 anos com desenvolvimento, não vai ter muitos problemas em estudar os dois.
A certificação OCJP é bem simples, restringe-se apenas a sintaxe da linguagem. Não estou falando com isso que vai ser fácil tira-la.
Embora o conteúdo não seja muito avançado, o que pega são os detalhes. Tem que debulhar o livro da Kathy e os javadocs do básico.

Vou falar em nível de mercado.

Uma coisa que estou percebendo é que para quase todas as vagas no mercado hoje está sendo requisito a faculdade. E concursos públicos então nem se fala né?

Quanto a certificação, só vi ela sendo como requisito para vagas de Arquitetos. Mas serve como um bom diferencial na disputa de vagas.

Na boa? Continua na facul e não desista, siga em frente. Pega suas férias da facul e tira a certificação. [=

luo, trabalho há anos com java, e a certificação é apenas um plus para uma empresa que quer lhe contratar.A SCJP não vale o seu esforço para trancar uma faculdade.Considerando que vc tem 4 anos de ASP e não é leigo em linguagens de programação, faça como o amigo aí de cima disse:pegue suas férias, dê uma boa estudada e faça o exame.

fique na facul!!! depois va para pós !!! depois vá para certificações

Opa…

Eu quando tirei a minha certificação, eu tirei por conta propria, trabalhando 8 h por dia em uma empresa que não tinha nada em Java e cursando a faculdade. Fazendo o projeto final.

Passando um pouco da minha experiencia, eu acredito que se vc esta disposto a se dedicar de verdade ao estudos e perder uma sexta-feira um fds em detrimento do seu objetivo que é continuar na faculdade e tirar a certificação. Eu posso falar pra vc que é perfeitamente possível, pois quando eu tirei a minha estava estudando para prova de certificação fazendo o projeto final que no meu caso eu tive que desenvolver um sistema e no meu grupo que eram 3 pessoas conrtando comigo e eu era o único que sabia programar e ainda assim validando a modelagem e etc. Sei que consegui atingir meu objetivo…

Só pra constar …
Nota no TCC 9.2
Score da certificação 72 % (só não fui melhor pois estava muitoooo nervoso)

[i]
Eu não vejo o pq ter que escolher entre um e outro. Qual é o problema de estudar os dois ao mesmo tempo?
Se o seu curso é de T.I, vc (in)diretamente estará apredendo coisas na faculdade que te ajudaram na prova da scjp, e o inverso tbm.

A maioria das pessoas que conheço que fizeram a scjp foram em conjunto com a faculdade, então não vejo pq trancar um curso para
fazer essa prova. Ainda mais agora que estamos em dezembro! :smiley:
[/i]

Concordo plenamente

Assim como muitos pelo que vi, estou passando por situação semelhante… pretendo assim que acabarem minhas provas, essa semana, dar continuidade aos meus estudos tendo como foco a OCJP, já comprei o livro e pretendo estudar durante as férias, tenho certeza que se vc fizer o mesmo consegue tirar essa certificação e não perde o semestre na faculdade, basta não deixar baixar o ritmo de estudos da faculdade, só que o tema de seus estudos passará a ser java!