Faculdade

Estou escrevendo pelo cel.
Galera estou no 4 periodo de c.vomputacao , ate agora eles so deram java e vao comtinuar ate o fim do curso mas eles estao ensinando swing/swt ainda uma tecnologia abandonada pelo mercado simplesmente vao dar o basico do basico do basico para java web ou sequer outra linguagem. Ai pergunte pra que serve essas faculdades? Basicamente estou aprendendo tudo com livros e internet para outras linguagens .

Bom, no meu caso , aprendemos mais do que programar, acredito que um bom profissional vai além dos códigos, as faculdades fazem pouco por você, ensinam o caminho, o resto é com você.

aprendemos normas, leis, documentação, formas ágeis, processos eficientes, qualidade do produto, conhecimentos que te ajudam a se tornar um bom profissional.

N√£o ensinaram Algoritimos? Logica de programacao? Estrutura de dados? De preferencia em alguma linguagem de ‚Äúbaixo nivel‚ÄĚ como C, Pascal, etc?

Tive Algoritmo e Estrutura de Dados com linguagem C, meio que por ser mais simples, ensinaram pra ja pega a lógica… Mas Java devia ser ensinado desde Swing até JEE… com conceitos avançados, devido a grade e o MEC não olha muito o que tem no mercado, acabam não seguindo as tendências…
Mas o bom é… livro, internet e se der cursos por fora, ajudam bastante no conhecimento.
Youtube tem óticas dicas de Java…

igor_ks ensinaram sim Logica de programacao (portugol / java) , estou estudando Estrutura de dados 1 (Em java também) apenas java e nao to vendo na grade nada alem de java e sql.

Sandro_Machado Eu vejo pelo seguinte fato, estou investindo mais de R$ 40.000 fora os juros . Esperava mais , não sei em outras faculdades de outros estados mas essa vem me desapontando básicamente pego 5 matérias de calculo 1 de programação. vejo tanta gente boa ensinando java web porque não incluir ela na grade.

√Č normal Ci√™ncia da computa√ß√£o geralmente √© mais c√°lculo do que tudo haha‚Äô

Estou no 7 ¬ļ Semestre e ainda tenho mat√©rias de matem√°tica, por√©m existe outras que v√£o te dar uma base como Estrutura de Dados, Intelig√™ncia Artificial,Algoritmos etc‚Ķ

Se você acha que vai aprender na faculdade JSF, JPA , Bootstrap, NoSQL e mais algumas tecnologias, está muito enganado.

√Č complicado eu no meu dia-dia ainda n√£o tive a oportunidade de trabalhar com coisas mais hardcore isso porque trabalho no Mercado Financeiro, pensa fosse em alguma ag√™ncia que s√≥ faz sites‚Ķ

1 curtida

Vou falar uma coisas que pode parecer estranha mas é a verdade, na Faculdade eles só tem a obrigação de te ensinar como buscar as respostas e aprender, independente de tecnologia, eu recomendo vc focar em java que tem base sólida, aproveite a oportunidade e pense posso ganhar dinheiro no futuro dando suporte em sistemas que utilizam swing, veja pelo lado bom e pare de reclamar por que depois que vc aprender lógica o resto é o resto.

1 curtida

Bom comentario AndreMartinsdSilva…
√Č na faculdade, jogam muita informa√ß√£o que voc√™ nem usa todas e no mercado de trabalho tem que saber v√°rios frameworks que nem ensinam na facul‚Ķ Mas tipo em quest√£o de Java acho que √© v√°lido aprender Swing e depois ir pra √°rea de JEE que √© muito usado no mercado‚Ķ L√≥gica √© treino e treino‚Ķ

boa @bsmachado a faculdade alem de aprender conceitos também é bom lembrar do importantíssimo networks com professores e alunos para ser lembrado.

1 curtida

Seria ainda pior. Provavelmente te contratariam como programador PHP pra ficar mexendo com Joomla e Wordpress e raramente teria que escrever algum código (já tive essa experiência). O lado bom das software houses é que dá pra programar e aprender bastante com elas.

Segue aqui um video para quem est√° com d√ļvidas em rela√ß√£o √† faculdade.

Vou te dá um conselho, não se prenda a liguagem nenhuma, tanto que as liguagens mais bem pagas no mercado são as liguagens mais antigas como cobol, delph, java e php. A faculdade nao vai te torna especialista em linguagem nenhuma oq acontece é que elas escolhem uma linguagem para vc praticar a logica de programaçao, pq com isso vc e capaz de programar em qualquer linguagem. Esperiencia com liguagem vc aprende em curso ou no mercado.
Por exemplo se vc chegar em uma entrevista e dizer que sabe java e aprendeu na faculdade, isso nao vai ter credibilidade, agora vc dizer q fez o curso em tal lugar ou desenvolveu algum sistema ae sim eles leva em consideração que vc tem conhecimento

Faculdade é so a pontinha do iceberg, são passos organizados com base em conceitos para que voce possa trilha e escolher qual area deve seguir. O bom como foi dito é o Networking, e as possibilidade que a faculdade propociona por exemplo na faculdade voce tem a possibilidade de entra como estagiario em uma empresa e dependendo do seu empenho na mesma, amanha ou depois pode se torna cordenador da mesma, ou o profissional de alta importancia etc… são só pequenos exemplos que a faculdade nos proporciona.

A faculdade nao te deixa especialista em nada. Estudo Sistema de informa√ß√£o estou no 5¬į semestre, e passo metade do dia estudando s√≥, para quando me forma ter uma base boa alem do que aprende na faculdade, ou seja temos que ser autodidata.