Faculdades de TI,nome é mesmo relevante?

Olá

Vou começar Sistemas de Informação próximo ano.Realmente quero fazer carreira em TI,porém essa parte de escolher a faculdade me deixa com algumas incertezas se dá ou não para conseguir bons empregos em boas empresas. Tenho 17 anos,faço cursinho e ens.médio.
Universidade Pública para mim é muito fora de mão,pois aqui onde moro é muito longe da USP-Leste.É mais fácil na Unicamp,mas ela é integral,não faz meu perfil e não tenho recursos para me manter durante 4 anos… Também tem PUC,Anhembi Morumbi,Mackenzie,Fiap,IBTA e entre outras.Que também é muito longe e caras,o que fica " fora de mão ". O que me restou foi a UNIP-Alphaville e Unianchieta-Jundiaí. No site do e-mec diz que o Conceito de curso na Unianchieta é 4 e UNIP 3.
Na região de alphaville têm muito estágio de TI,próximo de Barueri e região,algo que em Jundiaí são poucas…Não seria melhor eu optar pela UNIP,que facilitaria meu transporte ou comodidade e começar logo o estágio ou optar pela Unianchieta que apresenta um ponto a mais no Conceito de Curso e incerteza de oportunidade em Jundiaí ou complicar meu transporte se eu conseguir um estágio em Alphaville,que ficaria muito desgastante? E sobre conseguir ou não bolsa pelo prouni,tenho mais chances de conseguir na UNIP. A Unip tambem é mais próximo de minha casa … Ou seja,realmente eu teria mais comodidade de alguma forma e também mais oportunidades,enfim o que podem me dizer? Claro que nela não existe filtro(rigoroso) para passar no vestibular, então qualquer pessoa "Alfabetizada"Pode entrar,mas sempre ouvir um ditado que o aluno quem faz a escola.

Grade da Unianchieta

Sistemas de Informação

Semestre- Disciplinas
1º Informática
Lógica Matemática
Administração
Ética e Práticas Sociais
Leitura e Produção de Textos

Semestre- Disciplinas
2º Algoritmos
Laboratório de Programação
Cálculo I
Cultura e Sociedade
Metodologia da Investigação Científica

Semestre- Disciplinas
3º Linguagem de Programação I
Estruturas de Dados
Engenharia de Software I
Arquitetura e Organização de Computadores
Matemática Discreta

Semestre- Disciplinas
4º Linguagem de Programação II
Redes de Computadores
Engenharia de Software II
Banco de Dados I
Sistemas Operacionais

Semestre - Disciplinas
5º Programação WEB I
Interação Humano-Computador
Gestão de Tecnologia de Informação
Banco de Dados II
Probabilidade e Estatística

Semestre -Disciplinas
6º Programação WEB II
Psicologia Aplicada a Sistemas de Informação
Teoria da Computação I
Gestão de Projetos
Eletiva I: Administração e Segurança de Redes / Tunning de Banco de Dados

Semestre- Disciplinas
7º Inteligência de Negócios
Tópicos Avançados I
Teoria da Computação II
Segurança da Informação
Eletiva II: Fundamentos de Desenvolvimento de Jogos / Sistemas e Aplicativos Móveis

Semestre- Disciplinas
8º Multimídia e Computação Gráfica
Tópicos Avançados II
Empreendedorismo
Legislação em Informática
Eletiva III: Governança de TI ou Integração de Sistemas

Atividades Complementares
Projeto Integrador
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado (não obrigatório)
Língua Brasileira de Sinais (optativa)

Grade da UNIP

Matriz Curricular

Administração
Análise Essencial de Sistemas
Análise Estruturada de Sistemas
Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Aplicações Modelagem Sistemas Orientados Objetos
Arquitetura de Computadores
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Auditoria e Avaliação de Sistemas
Banco de Dados
Ciências Sociais
Circuitos Digitais
Comunicação e Expressão
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos
Desenvolvimento em Ambiente Web
Desenvolvimento Sustentável (Optativa)
Economia
Eletricidade e Óptica
Engenharia de Software
Estágio
Estatística e Probabilidade
Estruturas de Dados
Estudos Disciplinares
Geometria Analítica
Gestão de Projetos
Governança de Tecnologia da Informação
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Linguagem de Programação de Banco de Dados
Linguagem de Programação Estruturada
Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Lógica de Programação e Algoritmos
Lógica Matemática
Matemática Discreta
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos
Noções de Direito
Orientação - Estágio
Paradigmas de Linguagens
Projeto Lógico de Computadores
Qualidade de Software
Redes de Computadores
Segurança da Informação
Sistemas de Informação Aplicados
Sistemas de Informação Integrada
Sistemas de Informação Interdisciplinar
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Abertos
Teoria dos Grafos
Tópicos de Ambiente Web
Tópicos de Atuação Profissional
Tópicos de Matemática Aplicada
Trabalho de Curso I
Trabalho de Curso II

Ela adicionou mais informações…

Práticas

Laboratório de Informática (Windows, XHTML/CSS, C#, Linux, Java, Eclipse e outros)
Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros
Estágio Supervisionado
Monitoria
Iniciação Científica
Visitas Técnicas
Semana de Palestras e Atividades Específica

Não entendi se ela está ordem por período ou generalizada …

O que vocês poderiam me aconselhar ?

Já fiz alguns tópicos,no momento estou aprendendo HTML,mais o básico para começar um estágio em WEB…

Planejo investir mais na pós graduação,como PUC,Mackenzie ou Instituto Vanzolini-USP. E também investir durante o bacharelado em algumas certificações,que também são caras como preparatório na IMPACTA.

Se quizer ser desenvolvedor/programador esqueça faculdade, pós, mestrado, doutorado…

Minha opinião!

[quote=rafael_jesus]Se quizer ser desenvolvedor/programador esqueça faculdade, pós, mestrado, doutorado…

Minha opinião!
[/quote]

+1

A faculdade abre sua cabeça pra visões mais amplas.
Se pensa em trabalhar em inovações por exemplo.

Mas não é lá que vc vai aprender a trabalhar com TI.
Vale mais a pena uma certificação.

Meu foco é Analista de Sistemas,claro que primeiramente vou ter que passar pelo desenvolvimento até chegar à Analista,é isso mesmo?

Da onde você tirou isso? Hoje em dia , é no mínimo pré requisito que o candidato esteja cursando um curso superior…

Agora respondendo a pergunta do Guimagal, Sim tem diferença… mais é muito pouco.

Nada impede de você fazer UNIP e ser mais sucedido que uma pessoa que fez Mackenzi, e como o pessoal falou, invista em certificações.

faculdade depende do aluno

[quote=ErickMacedo][quote]
Se quizer ser desenvolvedor/programador esqueça faculdade, pós, mestrado, doutorado…

Minha opinião!
[/quote]

Da onde você tirou isso? Hoje em dia , é no mínimo pré requisito que o candidato esteja cursando um curso superior…

Agora respondendo a pergunta do Guimagal, Sim tem diferença… mais é muito pouco.

Nada impede de você fazer UNIP e ser mais sucedido que uma pessoa que fez Mackenzi, e como o pessoal falou, invista em certificações.[/quote]

Repito se quiser ser developer de ponta, esqueça faculdade que não irá aprender nada, todas as vagas que vemos na net tem como requisito o curso superior,

Mas se vc for bom os caras te pegam tranquilamente sem nem sequer perguntar que espécie de facul vc fez…

Tenho amigos que tem 5 certificaçãoes só de Java, eu optei em aprender outras linguagens,

Quando falo de Ruby, Node, Responsive Web, Angular, Backbone, Ember, Erlang, etc… os caras pensam que estou falando Russo,

1 ou 2 certificações acho válido, mas várias bobagem primo…

Cada um tem uma opinião…

Ótima Faculdade => https://github.com/

Respondendo diretamente ao post, minha opinião é “sim, sem dúvidas”.
Acho uma inverdade pensarmos que ter um ITA, USP, UNICAMP entre outras universidades de ponta no nosso CV terá o mesmo peso que qualquer outra faculdade.

Não vou entrar na questão de “se será um bom profissional” e etc. pois iria fugir ao questionamento do tópico.
Sendo assim, se tens condições financeiras e tempo para se dedicar a estudos para adentrar em uma universidade de ponta, não perca a oportunidade, caso contrário, faça o que está a seu alcance e depois procure por especializações, pós-graduações entre outros, basta avaliar o seu plano de carreira.

Cara, eu intendo o seu ponto de vista, mais pode ter certeza, o mercado não, ao menos a maioria.
Principalmente para entrar na área, sem a faculdade é muito dificil, eu particularmente não conheço niguem que conseguiu entrar sem ao menos estar cursando…, não estou falando que é impossivel…
Sobre as certificações , é relativo , você não pode generalizar… se você quiser se especializar é muito válido as certificações outro ponto é que a valorização pelo mercado é bem maior tambem.

Concordo, principalmente para multinacionais

Fará diferença você ter um curriculum com USP, ITA, Unicamp, entre outras, como já foi citado, se você tiver tempo e disposição para ingressar em uma dessas, você terá mais facilidade de conseguir um bom emprego, porém mesmo que você escolha fazer faculdade em outros lugares que não tenham nome tão forte, vai depender muito mais de você pra pesquisar e buscar aprender cada vez mais.

Isso não quer dizer que quem fez ou faz faculdade em lugares de nome não busque mais, mas com certeza terão mais facilidade de ter uma boa oportunidade no mercado sem buscar mais.

[quote]
Sobre as certificações , é relativo , você não pode generalizar… se você quiser se especializar é muito válido as certificações outro ponto é que a valorização pelo mercado é bem maior tambem.
Concordo, principalmente para multinacionais[/quote]

Não generalizei, quiz dizer que quando vc consegue a primeira pode facilmente viciar e querer tirar todas de Java,

E eu acho mais valioso olhar um pouco pro mundo Web e Mobile e aumentar sua gama de conhecimento,

Tenho professores do ITA, INPE e na boa, nem vo fala nadaa…

Já perdi vagas por trabalhar em Multinacional,

Uma vez fiz uma entrevista com um developer de uma excelente empresa e ele disse que uma vez trouxeram 1 dev da Claro e outro dev da Dell, ambos Senior,

E ficaram mais perdidos que cego em tiroteio com as tecnologias que a empresa utiliza.

Empresas corporativas são extremamente burocráticas, ou seja, se vc quizer usar a tech do momento tem que homologar, fazer um projeto só pra mostrar para as pessoas que tal tecnologia vale a pena investir,

Tem muita gente CLT e os caras não querem saber de ficar estudando,

Isso faz com que vc fique afastado do que esta bombando,

Mas isso aee, cada um vive uma coisa…

Legalll o bate papo

Eu discordo de alguns dos colegas que falaram acima, que uma faculdade de nome lhe faz a diferença para conseguir um bom emprego.

Eu sou de uma cidade do interior de São Paulo, cursei Ciência da Computação na faculdade da minha cidade e nunca tive problemas para conseguir emprego ou receber uma boa proposta.

Hoje trabalho em uma multinacional de grande renome e em nenhum momento questionaram sobre a faculdade que fiz, somente sobre as experiências profissionais que tive.

Na nossa area de TI, faculdade é um ponto que se deve ter, mas ela não é decisivo para você conseguir um bom emprego, tudo depende do seu esforço.Como disseram acima, a faculdade te dá uma visão mais ampla, mas o diferencial sempre vai ser a experiência.

Já entrevistei pessoas que fizeram faculdades de grande nome e só sabiam o ABC e já entevistei pessoas que fizeram faculdades “de facil” acesso que sabiam muito mais que várias pessoas.

Então concluido, faça faculdade, mas seu esforço que vai decidir até aonde você pode chegar e o que você pode conseguir.

Você não estuda para uma certificação por vício e sim pelos benefícios que ela trás. Aprendemos muito lendo vários livros consagrados da tecnologia em questão, eu não estou aqui defendendo tecnogia X ou Y estou dizendo que o processo para tirar uma certificação independente da tecnologia está mais voltada ao aprendizado do que um simples “papel”.

Realmente, o mercado é assim.

valew rafael_jesus , é bom saber outros ponto de vista interessante igual o seu :slight_smile:

[quote=ErickMacedo][quote]
Não generalizei, quiz dizer que quando vc consegue a primeira pode facilmente viciar e querer tirar todas de Java,
[/quote]

Você não estuda para uma certificação por vício e sim pelos benefícios que ela trás. Aprendemos muito lendo vários livros consagrados da tecnologia em questão, eu não estou aqui defendendo tecnogia X ou Y estou dizendo que o processo para tirar uma certificação independente da tecnologia está mais voltada ao aprendizado do que um simples “papel”.

Realmente, o mercado é assim.

valew rafael_jesus , é bom saber outros ponto de vista interessante igual o seu :slight_smile:
[/quote]

A verdade é que o mercado esta gigantesco e com diversos perfis de empresas,

Start up precisa de um perfil, Corporativa de outro, Fábrica de Software de outro e por aii vaii…

Sim , mais algumas coisas elas tem em comum…Sempre exige que você esteja no mínimo cursando uma Faculdade e que saiba bem as tecnologias em questão…

Pelo menos aqui na minha região não se importam muito com qual faculdade você está fazendo, ou até mesmo se está fazendo alguma…

O que eu percebo que elas valorizam muito mais é a experiência e o know-how que o candidato tem para trabalhar na tecnologia utilizada na empresa. Claro que eu tenho consciência que a minha região não é uma região “quente” para TI.

Desta forma, se valoriza mais “o quanto o candidato estará produzindo amanhã caso eu o contrate hoje” do que a capacidade de crescimento do profissional. Claro que existem sim algumas exceções por aqui, eu mesmo conheço algumas.

O mercado não sabe o que quer e subestima a população.
Se algo tem tanta demanda e dá tanto lucro em uma profissão que não se exige curso superior, por que não colocam e paguem bem qualquer pessoa que soubesse trabalhar bem? Tão fazendo vc pagar por pedaços de papel sendo que só precisavam ver seus portfólios e seus conhecimentos.
Não é só a faculdade a detentora do conhecimento. Elas querem (algumas) ser e ditar isso… isso uma pessoa sensata não aceitará. Não para uma área como a nossa. Vc vai matricular seu filho em uma escolinha de lego? Isso é tão natural como conversar.

Tem quanto tempo que eu vejo alguns gritarem sobre o direito de reserva de mercado pra quem tem curso superior?
Uns 4 anos? Cara, é muita mediocridade… sério… Recomendo que leiam um livro chamado “O Fim da Eternidade” de “Isaac Asimov”.
Vou só traçar um paralelo sobre o livro…
Trata-se de uma entidade governamental com o controle da viagem tempo que visava a proteção da humanidade. Seu interesse é aliviar o sofrimento da humanidade ao longo de sua existência, mas com tantas modificações temporais para aliviar os sofrimentos, levou a humanidade a mediocridade e consequentemente à sua extinção.

Tá cheio de gente boa pra trabalhar… o que tem é muita gente sem noção exigindo coisas desnecessárias. É uma relação de sadomasoquismo.
Quer ver um exemplo recente:

Paga-se caro por cursos, certificações em frameworks e ides sendo que se vc realmente souber programar e pesquisar, vai se tornar independente delas.

Calma, não é bem assim, veja bem… não adianta reclamar do mercado…

Olha a apinfo por exemplo, a cada dia são adicionada muitas vagas na área de TI, e são difíceis de ser preenchidas, porque? qualificação
A Faculdade é um meio de qualificar os profissionais, esquece o papel, você está em uma faculdade para aprender… Tudo bem, se você pegar “n” horas do seu dia e estudar por conta própria durante anos, pode ser que você obtenha os mesmo conhecimentos, blzz… mais a faculdade ajuda na obtenção desse conhecimento…

Mais uma vez, não importa os “papeis” , mais o conhecimento que são agredado em cursos , certificações etcc

E voltando ao assunto “chato”, é uma forma que o mercado encontrou para os profissionais provar o tal conhecimento… não que só exista está maneira…

Enfim, respeito seu ponto de vista.