Faculdades de TI,nome é mesmo relevante?

Sim, concordo e sempre concordei.
A faculdade é um excelente lugar para isso.
O que pretendo deixar claro aqui é quanto a exigência de curso, sendo que não se usa tais (usam muito poucos) conhecimentos na maioria das empresas. É de inovação? Vai além do que já existe no mercado em termos de técnicas e inovações?
Isso fecha oportunidades para pessoas boas. Isso é a mediocridade.

O Brasil é pobre em investir em inovações.
As empresas querem contratam super especializados pra fazer CRUD! Isso é mediocridade.
Querem recém formados pra trabalhar com Delphi 6 e 7 (Não pra migrar mas pra manter a mesma merda).
O profissional que se forma pra trabalhar com isso prefere cortar os pulsos. (não falo da linguagem mas sim dos métodos e dos frameworks escolhidos)

Eu conheço o mercado… Vejo um montão de gente utilizando sistemas antigos e fracos exigindo que apareçam profissionais pra trabalharem com as aberrações deles. Sim, falta profissionais pra estes lixos. Este clamor ecoa pela mídia sem se preocupar com por quê.

Engraçado a ultima empresa onde trabalhei dizer “Nos usamos um super framework de persistência com o DBISAM e tal… é super fácil e ágil…”
Cara, que lixo! Eu preferi nem olhar o resto porque logo vi que os caras eram preguiçosos de mais pra migrar.

[quote=ErickMacedo][QUOTE]
Sempre exige que você esteja no mínimo cursando uma Faculdade…[/quote][/quote]

Cara isso não é verdade, diversas Start ups já te contratam com o intuito que vc se torne sócio da empresa http://ondetrabalhar.com/vagas/3547/desenvolvedor-ruby-on-rails

Muito legal mesmo.
Mais pode ter certeza que são minorias cara

Eu acho que tem muita gente com visão muito imbecil sobre o que uma faculdade deve ensinar. Faculdade é algo que levamos para a vida toda, então não dá pra aprende uma coisa que está morta em cinco anos ou menos. Uma graduação deve focar em conhecimentos que não são voláteis.

O objetivo de uma faculdade de computação (pelo menos uma faculdade que preste, não essas que encontramos na esquina) é desenvolver um conjunto de habilidades intelectuais que lhe permitem resolver problemas complexos, capacidade de aprender tecnologias e conceitos complicados e por aí vai. Isso é um processo que didaticamente é conhecido por maturação intelectual. Eu, por exemlo, curso engenharia. Na grade do meu curso existem muitas disciplinas de física que não me serão úteis na minha atuação profissional. No entanto, entender por exemplo a propagação de calor de um fluido em movimento, ou entender como os átomos se comportam dentro de um material condutor são coisas que ajudam a desenvolver o raiociocínio, a percepção das coisas. E isso é uma habilidade importantíssima na hora de resolver um problema que você nunca havia visto antes na vida.

Geralmente essa galera que reclama que faculdade não ensina nada é gente que tem preguiça de estudar. Se pra alguém uma faculdade nao ensina nada, ou esse alguém é burro demais pra aprender alguma coisa ou é arrogante demais pra achar que pode aprender alguma coisa.

Sou da mesma opinião do matheusmota, afinal TI não é só programação, tem várias áreas relacionadas que necessitam de skills diferentes, e programação também, existem vários tipos de progrmação que requerem skills diferentes. Exemplo programação gráfica, onde conhecimentos avançados de matemática são essencias, programação de um gps, grafos e grafos.

Não so isso como acho que ter um conhecimento geral da área, facilita no entendimento e planejamento de soluções para um problema complexo, conhecimentos de rede são essenciais para alguem que queira construir um sistema seguro ou escalável.

Agora se você quiser somente sentar e programar sem sair do seu mundo de programar ai OK, da para aprender sozinho sem facul nem nada

[quote=matheuslmota]
… nada é gente que tem preguiça de estudar. … ou esse alguém é burro demais pra aprender alguma coisa ou é arrogante demais … [/quote]

Vai fundooo na sua facul aee brother, só não precisa esculachar a opinião dos outros…

Eu cursei superior em Redes de Computadores. Tranquei meu curso a quase 3 anos e não entrei em nenhum outra faculdade.
De lá pra cá cresci muito profissionalmente e venho tendo excelentes oportunidades. O aprendizado é maior a cada dia. A faculdade não fez falta.
Porém, ela me fez entrar no mercado de trabalho e abrir a mente para o que é TI.

E como eu sei que algum dia talvez pode ser que chegue a fazer falta ter o diploma (só o papel mesmo -.- ) em mãos. Vou retornar pra concluir, afinal é só mais 1 semestre.
Porém como disse até hoje não ser formado e não estar cursando não me atrapalhou em nada. E já trabalhei em empresas variando de 10 funcionários a outras com mais de 400 funcionários, já fui aprovado em seleções de empresas multinacionais e ninguém queria saber se eu tinha diploma ou não.

+1

[quote=matheuslmota]Eu acho que tem muita gente com visão muito imbecil sobre o que uma faculdade deve ensinar. Faculdade é algo que levamos para a vida toda, então não dá pra aprende uma coisa que está morta em cinco anos ou menos. Uma graduação deve focar em conhecimentos que não são voláteis.

O objetivo de uma faculdade de computação (pelo menos uma faculdade que preste, não essas que encontramos na esquina) é desenvolver um conjunto de habilidades intelectuais que lhe permitem resolver problemas complexos, capacidade de aprender tecnologias e conceitos complicados e por aí vai. Isso é um processo que didaticamente é conhecido por maturação intelectual. Eu, por exemlo, curso engenharia. Na grade do meu curso existem muitas disciplinas de física que não me serão úteis na minha atuação profissional. No entanto, entender por exemplo a propagação de calor de um fluido em movimento, ou entender como os átomos se comportam dentro de um material condutor são coisas que ajudam a desenvolver o raiociocínio, a percepção das coisas. E isso é uma habilidade importantíssima na hora de resolver um problema que você nunca havia visto antes na vida.

Geralmente essa galera que reclama que faculdade não ensina nada é gente que tem preguiça de estudar. Se pra alguém uma faculdade nao ensina nada, ou esse alguém é burro demais pra aprender alguma coisa ou é arrogante demais pra achar que pode aprender alguma coisa. [/quote]

Sim, amigo… A faculdade é isso.
Infelizmente alguns acham problemas que são triviais grandes de mais.

Sobre outro post…
Só acho estranho alguém dizer que um cara é arrogante porque preferiu estudar só e não escolheu na faculdade. Mediocridade… Não sabe debater nem ou comparar trabalhos.

Normalmente se acaba com a arrogância de alguém provando o que ele sabe ou não fazer. Burro quem desafia e perde.

Sommeliers nascem, não são fabricados. Achou ruim? Me processa então…

[quote=fredericomaia10]Eu cursei superior em Redes de Computadores. Tranquei meu curso a quase 3 anos e não entrei em nenhum outra faculdade.
De lá pra cá cresci muito profissionalmente e venho tendo excelentes oportunidades. O aprendizado é maior a cada dia. A faculdade não fez falta.
Porém, ela me fez entrar no mercado de trabalho e abrir a mente para o que é TI.

E como eu sei que algum dia talvez pode ser que chegue a fazer falta ter o diploma (só o papel mesmo -.- ) em mãos. Vou retornar pra concluir, afinal é só mais 1 semestre.
Porém como disse até hoje não ser formado e não estar cursando não me atrapalhou em nada. E já trabalhei em empresas variando de 10 funcionários a outras com mais de 400 funcionários, já fui aprovado em seleções de empresas multinacionais e ninguém queria saber se eu tinha diploma ou não.[/quote]

Sei como é… também tranquei pra trabalhar.
Sinto saudades da facul. Curso e amigos.
Vou voltar pra matemática o mais rápido que puder.

Quem corre atrás não fica pra trás. Não é a falta dela que te segura.

Entenda o que eu disse. Uma coisa é o cara querer aprender só. Outra coisa é o cara bater no peito e dizer que faculdade não presta pra nada. Isso eu acho o ignorância.

Finja-se de contratador de uma multinacional, que tem que analisar uns 30 currículos, e tem poucas semanas para obter um nome para uma vaga, e pense em que critérios você usaria para uma primeira seleção.

Eu não precisava falar isso aqui, mas…

Fiz um teste http://staunch-ecommerce.herokuapp.com/ em uma empresa no Vale do Silício a duas semanas,

Onde eles iam avaliar qualidade do meu código, best practices e a escrita dos meus testes,

Tudo isso pra fazer em 1 semana apenas e eu não tenho tempo pra isso,

Por isso que volto a dizer tudo o que disse nos commnets acima a respeito de faculdade,

Sem mais,

Abrcs

Fazer uma faculdade TOP de linha é realmente para poucos, por motivos que você mesmo conhece. Mas, querendo ou não, o nome da faculdade conta pontos. Por exemplo, já tive um chefe que se recusava a contratar alunos de uma faculdade X de minha cidade por já ter se decepcionado com alguns dessa instituição. Tenho colegas de classe que trabalham com profissionais vindos de uma faculdade Y, que também possui péssimo conceito, e percebe-se a grande defasagem de conhecimento técnico que eles possuem. E querendo ou não, eu sou um tanto “estimado” nos processos seletivos que participo por estudar num Instituto Federal (que diga-se de passagem, também tem muitos problemas).

Mas cursar uma graduação é realmente necessário para você? Estude a possibilidade de fazer um tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em alguma Fatec ou Instituto Federal, já que os cursos são, em geral, bons e em um único período (Noturno, Matutino, Vespertino). Cursos de Sistemas de Informação possuem uma grande semelhança com cursos de análise de sistemas, a diferença é que possui mais matérias voltadas para gestão de projetos.

Dê uma olhada nos cursos de Análise e Desenvolvimento oferecidos pela Fatec e IFSP:

http://www.ifsp.edu.br/index.php/tecnologo/1018-tecnologia-em-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas.html
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Cursos/Fatec/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas.asp

[quote=rafael_jesus]Eu não precisava falar isso aqui, mas…

Fiz um teste http://staunch-ecommerce.herokuapp.com/ em uma empresa no Vale do Silício a duas semanas,

Onde eles iam avaliar qualidade do meu código, best practices e a escrita dos meus testes,

Por isso que volto a dizer tudo o que disse nos commnets acima a respeito de faculdade,

Sem mais,

Abrcs[/quote]

E avaliaram?

Sem querer desmerecer, mas não vejo por que você está se gabando num CRUD simples feito em Ruby (há outros projetos mais interessantes do seu GitHub).

Eu sou um dos que dependendo da faculdade, deixo no final da fila da contratação. Existem muitas faculdades ruins em Uberlândia e a experiência que vejo não só nos que já passaram onde trabalhei, mas no que outras empresas comentam, o trabalho pra encontrara os profissionais que seja exceção não compensa.

[quote=ViniGodoy][quote=rafael_jesus]Eu não precisava falar isso aqui, mas…

Sem mais,

Abrcs[/quote]

E avaliaram?

Sem querer desmerecer, mas não vejo por que você está se gabando num CRUD simples feito em Ruby (há outros projetos mais interessantes do seu GitHub).[/quote]

Gabando eu???

Estou mostrando que existem vários perfis de empresas e uma delas me deu um test para montar um e-commerce em uma linguagem que aprendi a 3 meses atras,

Saio de casa as 6 volto as 23:00 da Facul e estou em entrega de TCC, tenho filha e mulher pra dar atenção, por isso não tiver tempo pra terminar e fazer muito mais que eles pediram

Ainda não me deram resposta, a vaga era pra backbone.js com Rails,

Crud Simples sim com atenticação, Design Responsivo, Tests com Cucumber, RSpec, Capybara e Factory Girl

http://geradormemes.com/media/created/s1h74o.jpg

Não resisti

Sei que errar sem querer não é o mesmo que acertar de propósito, mas parece que gostam de deturpar o que se fala nesse fórum.
Até agora não vi ninguém desqualificando faculdade nenhuma. Alguém está com problema de interpretação de texto.
Eu dizer que “Quem corre atrás não fica pra trás. Não é a falta dela que te segura” não é o mesmo que dizer que ela não presta.

30 currículos pra uma vaga? Então não faltam profissionais!
têm é muitos, ao ponto do cara selecionar os que estão formados.
Ai, de uma profissão que não se exigia curso superior por lei, passa-se a exigir por complementação.

Reforçando Novamente: não tô falando que faculdade é perda de tempo.
Só tô falando que se vc for pra faculdade porque quer uma vaga de emprego, vc vai se estrepar bonito na vida.
Tem muitos outros cursos do qual poderia se sair melhor e com maior demanda que lhe abririam as portas mais rapidamente.

Agora, se vc gosta da área, tem vontade de conhecer profundamente (Fazer seus computadores ou softwares), vai fundo.
Além de aprender outras disciplinas pesadas como matemática, estatística, física e relações sociais, vai aprender profundamente o que é uma máquina de Turim, álgebra de boole, criptografia… Vai saber ao ponto de criticar e fazer suas próprias ferramentas com autoridade de um formado.

Antes de acusarem as pessoas de arrogantes, conheçam elas.
Entendam o que elas pensam ou sentem. Sentem pra conversar e ver se realmente é isso que ela é…

agora, se acreditam que não tem tempo pra isso… Quem é o que mesmo?

Aproveitem e vejam esse vídeo, não tô postando ele na minha assinatura por birra não :

Aproveita e vê se entende porque eu to falando tão abertamente sobre essas coisas com esse outro vídeo:

“Logo vc vai ficar obsoleto” (Robots)

Como já me advertiram em outro tópico ViniGodoy, vou te advertir tmb… Desista, são muitos…