Faculdades de TI,nome é mesmo relevante?

O Kazdum está gerando ruído.

Ninguém está dizendo que é OBRIGATÓRIO ter um curso para se trabalhar na área (embora tenha gente que queira tornar obrigatório, o que muitos de nós também defende ser uma idiotice).
Todo mundo já falou que o auto-didata é possível, e pode atuar junto com quem não é auto-didata. E que não é demérito nenhum ser auto-didata.

Não adianta ficar repetindo a frase de maneira incompleta, como se você estivesse desmerecendo a importância da faculdade. Até porque, num tópico anterior, você já reconheceu que ela é útil.

Porém, em alguns momentos, foi afirmado na thread que cursos são INÚTEIS e são uma PERDA DE TEMPO. E é aí que discordamos veementemente. Menosprezar a importância da faculdade, só porque ela não é obrigatória, é também uma idiotice. Vamos a uma comparação: Não é necessário usar um veículo automotor para se deslocar de São Paulo até Goiânia. Porém, se você for fazer essa viagem, você REALMENTE iria a pé? Acha então inútil os veículos automotores só porque, teoricamente, eles não são necessários em viagem terrestre alguma? Então, acho que numa discussão sobre veículos automotores, seria um tanto inútil você ficar repetindo que “nenhum veículo é necessário” ou “sempre é possível fazer a viagem a pé”, certo?

E com a faculdade é a mesma coisa. Você pode até aprender sozinho, mas vai levar muito mais tempo, e provavelmente você vai se perder muito mais vezes no caminho, do que tendo um profissional experiente do seu lado, preocupado única e exclusivamente em te educar, além de uma estrutura de laboratórios e livros. Sem falar de uma ementa cuidadosamente elaborada com base nas necessidades do mercado, e no conhecimento dos professores.

A frase “é o aluno quem faz a faculdade”, não desmerece a importância da faculdade, nem justifica o auto-didata. Ela só quer dizer que não adianta toda essa infra-estrutura, se o cara for um vagabundo. Eu mesmo tenho alunos que o tempo todo correm atrás, mandam e-mails, tiram dúvidas e estão sinceramente preocupados em se melhorar. Todo aluno, para ser bom, precisa de espírito auto-didata, com a vantagem de que na faculdade, você tem além dos livros e do Google, vários PROFESSORES te orientando e te indicando os caminhos certos e INFRA-ESTRUTURA para aperfeiçoar esse conhecimento. Ou seja, pode trocar por só ter o google e os livros? Sim, mas é fazer a tal da viagem de SP até Goiânia a pé…

Muitos alunos aproveitam oportunidades de extensão e o networking. Muitos professores reconhecem e indicam alunos assim para empregos (eu já perdi as contas de quantos alunos já empreguei). E não se pode negar que a entrada no mercado de trabalho para esse pessoal tende a ser muito mais fácil.

Assim como tenho aquela turminha que acha que o “Google é o meu pastor e nada me faltarás”, e tentam levar na malandragem o curso inteiro - ou aqueles cuja filosofia é tirar o 5,0 de média necessário para a final. Esses, com ou sem faculdade, não vão para frente nunca, até que amadureçam. Essa turminha não vai se dar bem nem com, nem sem a faculdade (não confunda, a turma do Google ao que me refiro não são os auto-didatas, são os “consumidores de informação”).

Só ficar batendo na tecla de que “é inútil pq dá para a aprender sem ela” é cansativo e está estressando a thread. Se for refutar algum argumento, por favor, refute a complementação do que já foi dito sobre isso, e não fique só repetindo uma premissa que já foi tida como correta, pois todo mundo vai entender que você está afirmando que ela é a ÚNICA premissa por dar tanta ênfase. (A língua não é igual a lógica matemática. Na língua, se você afirma com veemencia demais um ponto, está induzindo o leitor a acreditar que você refuta outras premissas contrárias. A lógica matemática não trabalha com induções ou comparações, como nosso cérebro).

Olá Vinny,

não concordo com a frase:
“Google é o meu pastor e nada me faltarás”

mas e com a frase abaixo sim:
“A internet e seus usuários são meus pastores e nada me faltarás”
Acho que quem quer dizer isso também compra livros, vai em cursos, assiste palestras, compra revistas, participa de foruns…

Não é seguindo sempre um mesmo caminho que nós inovamos.
saber buscar, saber onde buscar, como buscar, onde perguntar, como perguntar, colaborar é o espírito da coisa.

[quote=Luiz Augusto Prado]não concordo com a frase:
“Google é o meu pastor e nada me faltarás”[/quote]

Eu também não concordo, mas infelizmente essa é a filosofia que aqueles alunos que citei usam.
São consumidores de informação, buscam o caminho mais fácil, tentam achar o trabalho pronto.
Eu costumo a fazer questão de que o processo usado nas minhas disciplinas irá reprova-los. :evil:

Eles não são adeptos do que você falou, que por sinal, é uma ótima filosofia:

Pois não usam a internet para discussão, e nem para pesquisa (no sentido real da palavra, que é você localizar várias referências, compara-las, analisa-las e chegar a suas próprias conclusões).

Certamente. Por isso falei para não confundir o sujeito da primeira frase, com o real auto-didata. Esse sabe usar o google para aprender, não só para copiar. :wink:

[quote=ViniGodoy]
Certamente. Por isso falei para não confundir o sujeito da primeira frase, com o real auto-didata. Esse sabe usar o google para aprender, não só para copiar. ;)[/quote]

Este é o prisioneiro de “o quarto chinês”.
Eles sempre existirão. Mas muitos se libertarão.

Sim tem muita coisa, você tem que ser autodidata, gostar de pesquisar, ajudar em projetos com pessoas mais experientes, etc. Quando isso não acontece aí que entra a necessidade do curso para direcionar bem a pessoa. Exemplos que lembro:

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k31-csharp-e-orientacao-a-objetos
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k32-desenvolvimento-web-com-aspnet-mvc

Sites que vão servir de referência de pesquisa conforme for construindo projetos:

http://www.w3schools.com/
http://jquery.com/
http://msdn.microsoft.com/

De resto muito google conforme for precisando. Quando não conseguir pergunte em fóruns (MSDN, GUJ, etc).[/quote]

Legal,muito obrigado pelas informações .

[quote=rafael_jesus]Se quizer ser desenvolvedor/programador esqueça faculdade, pós, mestrado, doutorado…

Minha opinião!
[/quote]

Jesus amado !

O tópico começou com potencial, depois eu volto pq o tópico é longo.

Mas ao amigo autor do tópico, pelo título, voce já está decidido a cursar uma faculdade, então por favor, ignore conselhos como esse, eu não recomendaria aceitar conselhos de alguém que escreve quiser com Z.

[quote=matheuslmota]Eu acho que tem muita gente com visão muito imbecil sobre o que uma faculdade deve ensinar. Faculdade é algo que levamos para a vida toda, então não dá pra aprende uma coisa que está morta em cinco anos ou menos. Uma graduação deve focar em conhecimentos que não são voláteis.

O objetivo de uma faculdade de computação (pelo menos uma faculdade que preste, não essas que encontramos na esquina) é desenvolver um conjunto de habilidades intelectuais que lhe permitem resolver problemas complexos, capacidade de aprender tecnologias e conceitos complicados e por aí vai. Isso é um processo que didaticamente é conhecido por maturação intelectual. Eu, por exemlo, curso engenharia. Na grade do meu curso existem muitas disciplinas de física que não me serão úteis na minha atuação profissional. No entanto, entender por exemplo a propagação de calor de um fluido em movimento, ou entender como os átomos se comportam dentro de um material condutor são coisas que ajudam a desenvolver o raiociocínio, a percepção das coisas. E isso é uma habilidade importantíssima na hora de resolver um problema que você nunca havia visto antes na vida.

Geralmente essa galera que reclama que faculdade não ensina nada é gente que tem preguiça de estudar. Se pra alguém uma faculdade nao ensina nada, ou esse alguém é burro demais pra aprender alguma coisa ou é arrogante demais pra achar que pode aprender alguma coisa. [/quote]

Perfeito amigo, já escutei esse papinho centenas de vezes.

Depois os caras lá pelos 30 quando percebem que estão perdendo oportunidades ou quando o cara toma na lata mesmo que perdeu uma puta oportunidade pq não tem um canudo ai vão fazer um curso de 2 anos que seja para correr atrás do prejuízo cheios de marra. Além do conhecimento e isso concordo que o cara pode aprender por fora, existe o fator mercado também. Levar em conta critério de contratação de startup é ser muito inocente e não conhecer o mercado. Claro que startups fazem projetinhos maravilhosos, com tecnologias novas, cheios de testes, tdds, boas práticas, claro, todo mundo sabe disso. O cara tá começando, precisa de resultados rápidos e faturar os projetos, não está nem ai para o perfil profissional da equipe dele. Depois que a empresa sai do nível de startup e se estabiliza no mercado, esse mesmo empresário para entrar em clientes grandes terá que passar por um critério de aceitação e ai ele terá que prestar conta do tipo de profissional que atuará no projeto.

Meus amigos sou de SP já estou a alguns bons anos no mercado e já vi muita coisa, já acompanhei algumas fases do mercado, mudanças de fases.

Essa galera das antigas sem curso superior mas dotados de grande conhecimento, terão seu lugar por aí, mas nunca subirão a um cargo gerencial em uma grande empresa ou multinacional, isso é barrado no RH. Além disso estão em extinção.

Para contratações então é pior ainda, os processos de RH são definidos junto a diretoria e presidência da empresa, se o RH barrar pode ser o cara mais pica do mundo, pode gerente espernear o que for, não entra. Já vi nego trabalhando como terceiro alocado em uma empresa top que está sempre nos noticiários, todo mundo depois de um tempo passava a ser contratado pelo cliente e ganhava melhores salários e benefícios, nego com anos de casa foi barrado pq não tinha faculdade, conhecia todos sistemas da empresa, tava tudo certo entre a gerência, foda-se, RH barrou, simples assim. É difícil até mesmo para um gerente comprar essa briga. Para passar por cima do RH tem que vir uma patada muito forte de alguém lá de cima que provavelmente de início vai mandar ir atrás de outro profissional com as mesmas competências E curso superior.

Galera sou de SP capital, já passei por algumas empresas, conheço o processo de outras, tenho muitos amigos na área, o consenso é esse, aquela época de entrar no mercado sem estar cursando uma faculdade já passou, hoje isso não existe, para a geração nova que está vindo aí só vai entrar no mercado quem estiver cursando faculdade ou já formado.

É inacreditável que em 2013 ainda tem nego com o pensamento de que faculdade é inútil e que o que vale é o frameworkizinho javascript do momento.

é isso ai Daniel_MV Concordo com suas palavras…

A muitos anos que na nossa área e em tantas outras faculdade deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito, é incrível como tem gente que parece que parou no tempo.

apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.

[quote=douglaskd]apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.

[/quote]

Sinto muito pela sua faculdade e/ou o curso que está graduando nessa faculdade.
Esse é o tipo de instituição que devemos ficar bem afastados.

A minha, é pública e nesse quesito (de ensinar), não posso reclamar em absolutamente nada.

[quote=nel][quote=douglaskd]apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.

[/quote]

Sinto muito pela sua faculdade e/ou o curso que está graduando nessa faculdade.
Esse é o tipo de instituição que devemos ficar bem afastados.

A minha, é pública e nesse quesito (de ensinar), não posso reclamar em absolutamente nada.[/quote]

é uma pena, ja briguei, causei confusão, trolei, protetei e nada mudou. tive que aceitar o que a maioria das pessoas aceita sem reclamar. uma mudança de curso ou de instituição seria inviavel, acredito que seja desta forma para maioria das pessoas que cursam unis da vida.

[quote=douglaskd]apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.
[/quote]

To passando por uma assim também, ano passado tive de sair de uma federal(UFMS) porque não tinha como estar lá todos dias da semana, agora terminei o primeiro semestre na particular(consta na assinatura), é uma decepção ... mas to me esforçando ao máximo para aprender sozinho, nesta vou buscando os conhecimentos necessários e certificações(consequentemente mais conhecimentos) para conseguir uma boa colocação no mercado.

O que pega em capitais menores ou interior é a falta de opção com qualidade.

[quote=asousaj][quote=douglaskd]apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.
[/quote]

To passando por uma assim também, ano passado tive de sair de uma federal(UFMS) porque não tinha como estar lá todos dias da semana, agora terminei o primeiro semestre na particular(consta na assinatura), é uma decepção ... mas to me esforçando ao máximo para aprender sozinho, nesta vou buscando os conhecimentos necessários e certificações(consequentemente mais conhecimentos) para conseguir uma boa colocação no mercado.

O que pega em capitais menores ou interior é a falta de opção com qualidade.[/quote]

o problema é que essas faculdades e alguns alunos entram em um consenso: “Estou aqui pra vender diploma”, e o aluno “não quero aprender, quero o diploma”,

quando entra um aluno que quer aprender, é só sofrimento. ou quando entra um professor que quer ensinar…só sofrimento…

[quote=asousaj][quote=douglaskd]apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.
[/quote]

O que pega em capitais menores ou interior é a falta de opção com qualidade.[/quote]

Felizmente existem muitos conteúdos excelentes na internet como a Caelum e lugar para trocar ideias como o GUJ.

[quote=Daniel_MV][quote=matheuslmota]

Depois os caras lá pelos 30 quando percebem que estão perdendo oportunidades ou quando o cara toma na lata mesmo que perdeu uma puta oportunidade pq não tem um canudo ai vão fazer um curso de 2 anos que seja para correr atrás do prejuízo cheios de marra. Além do conhecimento e isso concordo que o cara pode aprender por fora, existe o fator mercado também[/quote]
Um cara com 30 anos que já trabalha na área é absolutamente mais capacitado que qualquer recém formado de uma USP da vida, oque você aprende em faculdade é bem difererente do mundo real.

[quote=Kazdum][quote=Daniel_MV][quote=matheuslmota]

Depois os caras lá pelos 30 quando percebem que estão perdendo oportunidades ou quando o cara toma na lata mesmo que perdeu uma puta oportunidade pq não tem um canudo ai vão fazer um curso de 2 anos que seja para correr atrás do prejuízo cheios de marra. Além do conhecimento e isso concordo que o cara pode aprender por fora, existe o fator mercado também[/quote]
Um cara com 30 anos que já trabalha na área é absolutamente mais capacitado que qualquer recém formado de uma USP da vida, oque você aprende em faculdade é bem difererente do mundo real.[/quote][/quote]

A questão é a base. Se você tem uma base sólida de conhecimento você tende a ter uma assimilação melhor do que os que não tiveram essa oportunidade.
Isso vem desde o ensino básico e não é diferente na graduação. E um detalhe, há muitas vagas em que você não terá sequer a oportunidade de mostrar se é ou não qualificado para a vaga simplesmente por não ter um curso superior.

Há casos e casos, mas eu digo que curso superior é essencial a qualquer um e se puder cursar nas mais conceituadas universidades (diferente de faculdade) do país (ou quem sabe, fora), melhor.

Mais capacitado para que? Se for CRUDs eu posso até concordar.

O que você aprende em uma Universidade de ponta é a base para o que existe no mundo real. Talvez o problema é que o seu mundo real seja consumir tecnologia, e não produzir.

Na minha opiniao ter um curso superior (preferencialmente um bacharelado) e fundamental se um dia vc quiser disputar as melhores oportunidades, ao contrario de algumas pessoas que dizeram pra nao investir em uma, eu digo “invista sim, e muito importante”, faz uma grande diferencas (muitas empresas, principamente as boas, geralmente nao contratam nao formados, mas e claro que existem excecoes). Alem disso se vc puder estudar numa universidade de primeira linha (aka, Federais, Estaduais (USP, UFPR, UEL, UERJ e etc) e PUCs principalmente) va em frente, ai tb vc vai estar mais apto a disputar as melhores vagas, e novamente, as empresas sim, levam em conta uma universidade, e ate o fato de ser primeira linha ou nao faz diferenca SIM.

Quanto mais e melhor for a sua qualificacao, maior e melhor tende a ser a sua remuneracao no futuro. Claro que existem excecoes, e alem de tudo isso, diria, estude sempre, leia muito, nunca pare de estudar, trabalhe duro e ate tire certificacoes se quizer (como foi citado); E ai entao vc pode pensar num futuro melhor, disputar as melhores vagas e etc.

[]'s