[quote=fabim][quote=blackforce]“O aluno é quem faz a faculdade”
Eu acho essa frase tremendamente ridícula. Porque:
[/quote]
A lógica mais simples pra isso é: não se vê profissionais ruins saindo do ITA ou da PUC.[/quote]
Justamente, porque quem não rende na área ou não quer nada com nada simplesmente não passa.
Estou indo para o 2º semestre de Ciência da Computação, estudo na FURB, universidade regional daqui de Blumenau. Tem quase um ano de estágio na área, e entrei meio “cru” na universidade.
Tivemos um professor de Programação muito cabreiro! Ele é super exigente, passa muito exercício, e faz provas bem complicadas.
Ele sempre diz que os maus profissionais não passam por ele, e ele realmente só passa quem se esforça e faz as coisas com vontade.
É esse tipo de professor que deveria existir em todas as faculdades do nosso país, ele exige que você seja bom e tenha pelo menos o mínimo de “skills” que ele solicita.
No começo da aula eu reclamava, achava que ele cobrava demais. Mas agora no fim do semestre observei o quanto isso foi importante, e que realmente, só passaram aqueles que realmente se esforçaram e mostraram seu valor.
E é disso que o mercado precisa, de gente que se esforce e mostre pra que está onde está. Em todas as empresas estamos “pinhados” de gente enroladora, que se contenta em sempre fazer as mesmas coisas…
De certo modo é uma cultura do nosso país, que devemos mudar…
Portanto acho que a universidade tem um papel importante no momento de decidir, por exemplo, uma vaga de emprego. PORÉM, não deve ser único quesito!
E só uma observação: Concordo que a vontade de aprender tem que vir principalmente do aluno. Mas, se estamos pagando caro pra estar numa faculdade, o mínimo que merecemos são tutores com conhecimento teórico e prático, que trabalhem de verdade e acreditem no potencial dos alunos. O que mais tem por aí professor, e o que mais falta são orientadores!