Failed! 54% no SCJP 6

Boa noite galera!

Bom vim aqui pra falar da prova que fiz e obter dicas, de quem puder ajudar, de onde devo atacar pra conseguir. Pretendo fazer a prova denovo até fim de março, eu acabei lendo o livro picado durante o ano todo, nas ultimas duas semanas revisei ele todo e fiz uns mocks, num fiz simulados decentes eu achu, pq deixei pra ultima hora de achar algum. Pessoal tem alguma dica pra eu conseguir essa sigla logo? =D. Ah! e obrigado a toda comunidade desde que comecei eu uso esse fórum e me ajudou bastante…

Algumas dicas:

Estude muito o livro da Kathy, uma coisa que me ajudou muito foi após a leitura de cada capítulo fazer os exercícios, depois tentar resolve-los no compilador e por último ver as respostas no livro, isso me ajudou muito em assuntos que eu estava indo mal.
Quanto aos simulados eu usei o que vem com o livro (donwload).
Deixe para marcar a prova quando estiver bem seguro nas suas pontuações nos simulados e estiver confiante nos objetivos do exame.

No meu caso quando achei já dava para marcar a prova, estudei mais um mês, mais ou menos umas 5 horas por dia, e quando faltavam uns 5 dias estudei umas 8 horas por dia, um dia antes da prova eu fiz todos os exercícios do livro novamente.

E veja pelo lado bom, você já sabe como é o exame e isso é uma boa vantangem quando você for fazer novamente.

Eu também não passei de primeira, na minha primeira tentativa faltaram 2 questões para passar e eu não tinha estudado o suficiente fiz mesmo só pra não perder o voucher que estava vencendo.

Boa Sorte!

Parabens! :smiley:
Eu tambem nao passei de 1a na SCJP, estude novamente no menor tempo possivel.
Atente nas partes que voce nao vai bem nos mocks/antigo score report.

E faca prova novamente!
Boa sorte! :thumbup:

Quais os tópicos que você mais errou?

Uma dica: A prova é muito cheia de pegadinhas (como você deve ter notado). Faça em casa uma lista de todos os tipos de pegadinhas que podem acontecer. Por exemplo:
Instanciar interface.
Instanciar classe abstrata.
Herança múltipla de classes.
Usar uma palavra-chave (como break, continue ou do) como nome de método ou como nome de variável.
Invocar um método de instância de alguma coisa que é null.
Sobrescrever método privado.
Ter duas variáveis com o mesmo nome em escopos diferentes.
Chamar o método run da Thread ao invés de start.
Sobrecarregar o método run de Thread ou de Runnable.
Usar autounboxing em cases (isto é ilegal, e errei uma questão na minha prova por causa disso).
Fazer autoboxing e widening de primitivos ao mesmo tempo em chamadas de métodos (exemplo: chamar foo(Long) pasando um int).
Fallthrough em switches.
Acessar atributos ou métodos de instância dentro de um método estático.
wait sem notify, notify acontecendo antes do wait, wait e notify em objetos distintos.
Usar apenas uma \ em Strings que representam regex.

Enfim, faça uma lista bem grande do tipo de pegadinhas mais chatas que você pode encontrar. Isso te ajuda a percebê-las mais facilmente.

Cara, primeiramente parabéns pela humildade!!!
Acho q vc tem que intensivar os estudos e revisar cada capítulo. Fazer simulados é muito bom pra se acostumar com as pegadinhas.
Eu presto a prova em março, estou estudando todos os dias até 1h pois não tenho muito tempo.
Boa sorte na próxima.
Abraço.

Eu tenho um simulado muito bom para voce (e voce vera que se assemelha muito com a prova, em termos de layout)…Ele eh bem dificilzinho, e muitas pessoas (no javaranch) comentam que ele eh muito melhor que o whizlabs. O nome dele eh ExamLab…De uma procurada no javranch…

Eu estudei por ele e nao me arrependi nem um pouco.

Abracos
<><

[quote=rmalati]Cara, primeiramente parabéns pela humildade!!!
Acho q vc tem que intensivar os estudos e revisar cada capítulo. Fazer simulados é muito bom pra se acostumar com as pegadinhas.
Eu presto a prova em março, estou estudando todos os dias até 1h pois não tenho muito tempo.
Boa sorte na próxima.
Abraço.[/quote]

concordo plenamente…meus mais sinceros parabens pela humildade de vir e falar que falhou…

os meus conselhos são:

reler o livro da kathy inteiro…

aofinal de cada capitulo, fazer as questões propostas…
nas que vc errou e são pegadinhas, procure se lembrar delas para o futuro…guarde a pegadinha
as q vc não acha que seja esse mesmo o resultado como dito no livro, poe na sua IDe e debugue…

ao final do livro, refaça os exercicios do livro inteiro

depois disso, de uma atenção especial ao q vc tiver mais dificuldades… normalmente generics e threads…

mesmo que vc tenha ido mal ao refazer os exercicios do livro todo, começe a fazer mocks…eu aconselho o testkiller, me parece ser bom… tem mtos outroos bons por ai tb…

se vc não tiver ido muuito bem nos exercicios do livro, refaça-os denovo junto com os mocks

assim vc vai estar bem mais preparado para as pegadinhas…

são os meus conselhos do q eu to vendo ser maisutil nos meus estudos

boa sorte e denovo…parabens pela humildade… vc passo perto, com mais esforço vc consegue…

e só mais uma coisa… conta aki pra gente, quais foram as maiores dificuldades? ajuda agente dando suas dicas tb…

olá olivermbatista ,

bom, isso acaba acontecendo com qq um.

Mas quero t falar q naum desista naum, nem sempre a gente consegue tudo que almeja, entaum continue indo a luta.

boa sorte na próxima e bastante estudo para vc.

ricardo

Ae galera…aproveitando o tóico…tõ estudando pelo SCJP 5

tem muita diferença, pro 6…pelo que reparei…só algumas classes novas…e alguns métodos como o isEmpty na classe String…
axam que dá pra fazer o exame 6, com base no estudo pelo 5

[]'s

As diferencas ateh onde eu sei sao as classes Console, NavigableSet e NavigableMap

Eu acho que eh possivel sim, tanto eh que na minha prova de certificacao caiu apenas uma questao relacionada a prova 6 (sobre a classe Console)…

[quote=Djonatah]As diferencas ateh onde eu sei sao as classes Console, NavigableSet e NavigableMap

Eu acho que eh possivel sim, tanto eh que na minha prova de certificacao caiu apenas uma questao relacionada a prova 6 (sobre a classe Console)…

[/quote]

Qual qestão sobre Console ??? uma q fala sobre o comando readLine ???

Ricardo

Eu acho que essa mesmo… ;D

Tinha que escolher quais eram os metodos sobrecarregados…eu acho…

Galera, aproveitando o tópico…
Eu marquei meu exame, mas reparei que me cadastrei no site da Prometric com meu nome do meio abreviado.
Isso pode causar algum problema na hora de fazer a prova? Na identidade não está abreviado.

Grato.

Olá cara…
O livro aborda tudo o que precisa pra passar, tente ler prestando bastante atenção nos detalhes (por que essa virgula está aqui?) e tente fazer tudo no computador sem olhar pro livro, exemplo: tente fazer um programa de IO ou de Thread sem olhar nada, se não conseguir rodar veja qual o erro, se nem com o erro vc achar o que falta, tente ir na documentação oficial da Sun (sem olhar o livro), ai voce olha o que precisa importar, quais são os metodos da classe que vc tá usando da API etc…

Acho que é isso…

Eu também não passei na primeira prova (não passei por uma questão), nem se preocupa. Agora é voltar a estudar pra tentar de novo.

No meu caso eu caí em muita pegadinha que tinha na prova, não é necessário apenas saber o conteúdo, precisa de muita atenção na hora de fazer a prova. Faz bastantes mocks, e pra mim ajudou a estudar programando fora da IDE pra prestar mais atenção no código.

E reler o livro, como muitos já disseram.

O problema pode estar também na hora de você fazer a prova. É importante responder as questões mais fáceis primeiro, e ir marcando as questões que ficar com dúvida, para revisar depois.
Se ficar enroscado logo de cara numa difícil, não terá tempo para as outras.
Tente fazer mocks na sua casa com o mesmo número de questões da prova, e cronometre o tempo. Isso ajuda você a sentir se precisa de mais velocidade.

Também não passei de primeira, estou estudando e fazendo todos os exercícios do livro. Agora, acho que você deve progredir no livro a medida que não houver dúvidas nos capítulos anteriores.
Um abraço, boa sorte. :wink:

So de você contar sua experiência aqui mostra que é vitorioso, tem gente que so conta vantagens e a sua mensagem serve de alerta para os que estão se preparando como eu, tenho certeza que logo vai tirar sua certificação, e lhe desejo boa sorte e parabéns pela atitude,
Sds, :slight_smile:

Uau! quanta gente já respondeu. Primeiramente queria agradecer a todos pelos votos, vou responder umas coisas e perguntar outras ehhehe

Sobre como eu fui nas areas
Declarations, Initialization and Scoping - 91%
Concurrency - 25%

o restante foi na média de 50%, concorrência achu que fui mal também pois eram as ultimas questões e o tempo foi chegando ao fim e comecei a correr achando que não daria tempo…

Já to baixando o examlab e o masterexam que é o do proprio livro…

victorwss oque é Fallthrough em switches e widening de primitivos que vc comentou?

Bom outra coisa boa prova pra galera que vai fazer ainda e voltem com seu comentários tb =D
Valeu galera

o importante é não desistir, talvez tenha faltado mais treino, agora na proxima vez com certeza vc estará melhor preparado e familiarizado com a prova, tudo fica mais tranquilo!

abraço