Faixa Salarial/Pretensão como PJ e CLT no site da apinfo

Fala pessoal, vi agora de madruga uma discussão lá no site da apinfo sobre a faixa de valores para programadores. Não apenas de java mas de outras tecnologias tb. Acho que vale a pena uma passada lá pra comentar o quanto uma certificação ou ausencia dela tá influenciando no valor hora dos consultores e quanto a galera tá conseguindo ganhar no mercado.

ops… segue o link: http://www.apinfo2.com/cgi-bin/ithelpl.cfm

detalhe, tem gente lá falando que as mensagens estão sendo apagadas. Se alguém aqui confirmar isso, avise pro resto da galera e fazemos a nossa própria enquete.

abs

[quote=spike77]Fala pessoal, vi agora de madruga uma discussão lá no site da apinfo sobre a faixa de valores para programadores. Não apenas de java mas de outras tecnologias tb. Acho que vale a pena uma passada lá pra comentar o quanto uma certificação ou ausencia dela tá influenciando no valor hora dos consultores e quanto a galera tá conseguindo ganhar no mercado.

abs[/quote]

Bom dia. É possível passar o link direto para a lista de discussão com estas informações? Grato.

Abraços.

[quote=spike77]Fala pessoal, vi agora de madruga uma discussão lá no site da apinfo sobre a faixa de valores para programadores. Não apenas de java mas de outras tecnologias tb. Acho que vale a pena uma passada lá pra comentar o quanto uma certificação ou ausencia dela tá influenciando no valor hora dos consultores e quanto a galera tá conseguindo ganhar no mercado.

abs[/quote]

:evil: :evil: :evil: , ou ou ou irmão devias postar o link para nos vermos , ou então nem abrias o topico, assim todos estao curiosos até eu :? :idea: :slight_smile: :shock:

Fala povo, segue o link.
http://www.apinfo2.com/cgi-bin/ithelpl.cfm

Fala pessoal, acho que não tão apagando não…mas todo caso…esses foram os ultimos posts que vi lá…

5.040 - Pergunta - Geral - 28/01/10 - 13:04:52 - CaldeiraSP - Caldeira@…

Caros, Não quero desiludi-los, mas trabalho em uma grande consultoria e aqui o valor máximo para consultores é de 65/hora. Isso se tiver bom inglês, experiência, etc. A certificação é valida, mas para o mercado, não vai dobrar o seus ganhos.
Clique para responder
5.040 - Resposta - Geral - 28/01/10 - 13:14:23 - Roger - rogerio.perlatto@terra.com.br

Caro Caldeira, Também atuo com projetos e hj passo a maior parte do tempo tentando localizar profissionais qualificados para alguns clientes. Os valores realmente são bem superiores à media quando se possui a certificação de arquiteto por exemplo. As vezes por exigencia dos próprios clientes, que também se dispõe a pagar mais por bons profissionais e não querem ter um programador junior alocado como senior por exemplo. Então usam a certificação como um filtro válido.
5.040 - Resposta - Geral - 28/01/10 - 13:08:37 - Helio - h.santana@hotmail.com

Fala Caldeira, Discordo. Hj possuo certificação de arquiteto java, e após estudar muito durante 2 anos para chegar nessa certificação (tirando as requeridas inclusive), investindo praticamente todo meu rendimento e tempo livre nisso, consegui o primeiro projeto com R$ 82/hora como consultor. Sendo que antes estava com programador pleno tirando apenas 45. Não dobrou, mas ficou muito superior.
5.039 - Pergunta - Geral - 28/01/10 - 12:54:40 - Dagoberto - dagoberto.macedo@uol.com.br

Caros, Estou como consultor (analista programador senior) em uma instituição financeira e alocado por consultoria. Possuo graduação completa e atuo como pj com 58/hora. Já faz quase dois anos que estou com esse valor e a consultoria não renegocia de jeito nenhum. vcs tem conseguido renegociar valor como pj? Meu perfil é java com hibernate, struts, spring, oracle, etc. a t +.
Clique para responder
5.038 - Pergunta - Geral - 28/01/10 - 12:46:41 - Osaka - osaka.jomori@br.carrefour.com

Bom dia a todos, Estou como clt com salário de 8700 bruto. Mas descontados os impostos, etc. Fica bem menos. Gostaria de ir pra pj, onde colegas de trabalho ganham cerca de 66/hora. Sou formado em Analise de Sistemas e também possuo pos graduação. Minha função é de analista programador, e atuo com Java e ASP.Net. Quem tem esse perfil e como está com a faixa clt, pj?
Clique para responder
5.038 - Resposta - Geral - 28/01/10 - 12:56:57 - Andrey - andrey.cinova@bunge.com

Fala Osaka, eu ainda não consegui me alocar com mais de 60/hora. Dizem que é limitação do cliente. Mas acho que isso é mentira. Acredito que a própria consultoria não quer diminuir a margem. Tb tenho faculdade em Eng. de Computação e programo Java/Oracle/Hibernate/Spring, ou seja, o arroz com feijão do mercado. ate logo.

caramba, 82/hora é uma grana muito boa.

Alguém mais por aqui no guj chega a uma média desta?

Na moral? Acho que pra arquiteto até vai…mas eu, sem certificação nenhuma to na faixa do 58 e ralando muito pra conseguir subir…mas não tá facil. Nem trocando de consultoria com o mesmo cliente tá virando.

Desculpe a pergunta, é que tenho curiosidade de saber a base de conhecimentos para medir uma média salarial.

Você trabalha com java? A quanto tempo? Quais seus conhecimentos?

Abraços

Eu trampo desde o inicio de 91 com programação em C, depois com Clipper, Delphi, C++ e Java desde 99. Já fiz várias coisas em projetos
diferentes, mas com java tenho atuado com um perfil comum. Hibernate, Spring, Webservices, Struts, JNI, etc etc etc. Eu uso o seguinte metodo
pra calcular meu valor pj:

Média de salarios clt entre 7500 e 8500 para analista programador senior, porem com beneficios, então para pj:

Pego essa média, coloco mais 8% que seria minha reserva tipo fundo de garantia
coloco um percentual de aprox. 9% relativo a férias
Coloco ai um valor médio de convenio de saude como por exemplo, R$ 120,00
Somo também um plano odontologico tipo R$ 80,00
E calculo a despesa do contador que é uns R$ 205

Fazendo uma soma bem inexata, vc tem 7500+120+80+205+8%+9% = aprox. 9500

ai pego os 9500 e divido por 160 horas (20 dias uteis com 8 horas trabalhadas) = aprox. R$ 59/hora.

Então, considerando a base de 7500 vc chega num valor de aprox. 60/hora, se vc pertencer a faixa clt pra 8500 o valor gira em torno dos 65/hora.

Mas depois da crise os valores deram uma caida. Cheguei a ganhar os 65 em 2007. Agora não to conseguindo mais. Tem muito morto de fome
pegando projeto a 50/45 e tá zuando tudo.

legal esse seu modo de calcular…

quanto você acha uma média boa valor/hora para um desenvolvedor junior?

Uso o mesmo calculo, mas com base em 3500/4500 dependendo do conhecimento do cara e porte da empresa.
Tem muito junior ai que programa bem, mas não manja de solução e tal, só que trabalham em empresas que pagam bem. Porém tem outros que já tem uma experiencia legal, mas tão em empresas que pagam mal. Dai a variação.

eu tenho um monte de certificações mas estou longe de ganhar isso que comentou :x

[quote]spike77
Uso o mesmo calculo, mas com base em 3500/4500 dependendo do conhecimento do cara e porte da empresa.
Tem muito junior ai que programa bem, mas não manja de solução e tal
[/quote]

Um JR apto a ganhar 3500/4500, deve ter que nível de conhecimento dos Frameworks??..(E quais são os mais importantes aprender em começo de carreira??), pois estudo java há 1 ano(com vontade de aprender), e encontrei na preparação para SCJP um bom jeito de aprender bem a sintaxe. Então estou com dúvidas, no que realmente me dedicar, se estudo a fundo os “FRames da moda”, ou divido o estudo com UML e Banco de dados.

De boa amigão, não é só voce não! Um monte de colegas andam dizendo que as certificações não estão sendo o único
critério na combinação salarial. Pra mim nunca foi e nem é, afinal as minhas já estão todas vencidas faz tempo (MS Visual C++, JDK 1.2.1,
entre outras…)

Acho que a certificação vale pra fazer um diferencial num processo seletivo e tals…mas não vai ser decisivo se estiver
cocorrendo com gente que já tem expertise em determinados mercados, já possui experiencia em várias soluções,
conhece o mercado e algumas corporações.

Eu por exemplo tive recentemente participando de uma vaga (pelos miseros 58/hora) e só entrei porque tinha
ingles fluente e já trabalhei com delphi antes. Não tem exatidão, é a combinação da necessidade do cliente
com o custoXperfil do profissional.

De boa amigão, não é só voce não! Um monte de colegas andam dizendo que as certificações não estão sendo o único
critério na combinação salarial. Pra mim nunca foi e nem é, afinal as minhas já estão todas vencidas faz tempo (MS Visual C++, JDK 1.2.1,
entre outras…)

Acho que a certificação vale pra fazer um diferencial num processo seletivo e tals…mas não vai ser decisivo se estiver
cocorrendo com gente que já tem expertise em determinados mercados, já possui experiencia em várias soluções,
conhece o mercado e algumas corporações.

Eu por exemplo tive recentemente participando de uma vaga (pelos miseros 58/hora) e só entrei porque tinha
ingles fluente e já trabalhei com delphi antes. Não tem exatidão, é a combinação da necessidade do cliente
com o custoXperfil do profissional.[/quote]
Spike77, falou tudo. Oferta e procura. Se você for um profissional onde o departamento de RH vai na calçada, balança a árvore e cai 10 iguais a você, o salário vai ao subsolo.

Agora, se você tem diferencial e tal, sei salário pode passar as nuvens.

Sad bat true…

[]'s

[quote=Frango]legal esse seu modo de calcular…

quanto você acha uma média boa valor/hora para um desenvolvedor junior?[/quote]

3 mil, para quem programa e já sabe o caminhos das pedras. Mas programa, não resolve problemas. Ser Sr. é muito mais que alguns anos trabalhando na linguagem. É vivência em projetos, coordenação, liderança… ou seja saber resolver sozinho.

Faço uma conta rápida, pego o CLT * 14 / 11 = PJ. Aí somando todos os benefícios CLT (FGTS, 13, Férias, etc, etc).

Por acaso apagaram essa discussão do site da APInfo? A última pergunta que encontro lá é a de número 5.030, sendo que aqui já tá na 5.040 :expressionless:

Provável…

Apinfo já foi “o site” de empregos… está caindo em descrédito por causa das consultorias lábios de suíno que estão oferecendo vagas por lá.

Isso é triste.

Com esse conehcimento todo que vocês tem (tomara que um dia eu chegue lá), eu faria minhas malas pra Europa imediatamente.

Senior Java Developer

Senior Developer / Java / Spring / EJB / Software Development / 65K A Market leading software house based in Central London is looking for a Senior Java Developer to strengthen their development team. The Senior Java Developer will design, implement … More
£50000 - £70000 per annum

SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE
SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE - Senior Java Developer required for a Global Finance House in the City of London with strong Front Office Core Java development experience. The Senior Java Developer will be building a high profile tra… More
£75000 - £90000 per annum + EXCELLENT BENEFITS

[quote=andre_mbm]Com esse conehcimento todo que vocês tem (tomara que um dia eu chegue lá), eu faria minhas malas pra Europa imediatamente.

Senior Java Developer

Senior Developer / Java / Spring / EJB / Software Development / 65K A Market leading software house based in Central London is looking for a Senior Java Developer to strengthen their development team. The Senior Java Developer will design, implement … More
£50000 - £70000 per annum

SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE
SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE - Senior Java Developer required for a Global Finance House in the City of London with strong Front Office Core Java development experience. The Senior Java Developer will be building a high profile tra… More
£75000 - £90000 per annum + EXCELLENT BENEFITS[/quote]

Cara, já morei na Inglaterra, o custo de vida lá é altíssimo… £50000 não dá para manter o mesmo padrão de vida do que com R$ 100.000 anuais aqui (coisa de R$ 8.000/mês).

Sem falar que o imposto no salário lá é infintamente maior que aqui… A diferença que você tem transporte, não paga plano de saúde, nem faculdade. Ou seja, o imposto você vê voltando como benefício. E tudo de qualidade, apesar que acho as faculdades aqui muito mais difícieis que lá.

[]'s