Falando em Java 09 - O que você achou?

Por partes:

Keynote

• Gostei de conhecer os Falando em Java anteriores, a Caelum por dentro, a história, como é o povo de lá, deu até vontade de ir trabalhar lá :slight_smile:
  • Foi longa demais, tudo bem, podem fazer progapanda de si mesmos, mas poxa, a gente tem um monte mais de palestras para ver.

Guerrilha SOA

• Sensacional, já tinha visto na slideshare, mas ao vivo é outra ordem de magnitude. Água fria pra quem acha que está fazendo certo.

Profissional Java Efetivo
Para mim não foi uma palestra sobre distribuição, nem como aplicar s ferramentas certas para os casos certos, e sim que você tem que estar com contato direto com a comunidade, via fórums, twitter, lista de emails, lendo livros, indo a universidades, trabalhando dia após dia, para aprender a como lidar com isso. Alguém já passou por isso, há milhares de postagens no GUJ e na internet sobre isso, aprenda com eles!

++ Tudo que você precisa saber para ir bem.

• Arroz com Feijão pra quem já sabe disso.

JBoss Seam e WebBeans

• É mágico!
  • Mostram muito pouco, se prenderam muito à história.

VRaptor3: Guerrilha WEB

• Ótima palestra, se portaram muito, muito bem.
  • Eu quero, eu quero!
  • Mil coisas pra mostrar, não deu tempo
  • Não tá pronto ainda :frowning:

Arquitetura para aplicações Java de médio porte (ou na verdade dicas de como lidar com o crescimento)

• Oxa! Aprendi muita coisa que estava procurando!
  • 1x Caelets
  • 2x Caelets
  • 3x Caelets
  • Deus mata foquinhas bebês toda vez que alguém faz um cluster sem necessidade.
  • Deveriam ter continuado com a palestra mais rápido.
  • Hibernate much?

Para onde vai a plataforma Java?

• It’s a kind of black magic magic magiiiic! It’s a kind of…
  • Seco de vontade de ter a Multi language VM em mãos.
  • Falaram da otimização da VM
  • A JCP é extremamente demorada
  • Closures.equals(Pesadelo)
  • Só em 2010(+++)
  • Alguém pode gravar o Anderson falando “Scooby-do, cadê voce?”

WebServices RESTful

• Mais uma vez, Jim é o cara.
  • Precisava ter uma boa base em HTTP, REST para entender, palestra pouco pesada (ainda mais q eu estava com sono)
  • Muito corrida
  • Eu diria que a palestra estava num nível maior que o nível de 90% platéia.

Não lembro em qual palestra foi:

• Citaram o A re-introduction to JavaScript, do Mozilla. Sabe que eu sempre achei o JavaScript um nojo, coisa de fazer efeitinho na web. Depois dessa leitura eu me toquei que dá pra fazer programas com uma linguagem programação, por mais que isso soe estranho.
  • Falaram muito brevemente do item acima

Sobre as fotos, chegamos a comentar durante o evento. Vi um monte de gente que me engolia com os olhos e eu não sabia quem era e nem porque. :lol: O meu amigo do trabalho também se impressionou e comentou: Cara, tem gente no GUJ que quer te matar, toma cuidado. :lol:

Mas com relação a confusão, dá um desconto, vai. Viajei 6 horas de ônibus durante a madrugada, em um ônibus leito que não é mais como antigamente (o banco da frente prende a sua perna :shock: ).

E devemos levar em consideração que vocês são bem parecidos. :shock:

Mas corrigi a tempo e depois disso batemos um bom papo. :lol:

Gostei, também, de ter podido agradecer pessoalmente ao Rafael Carneiro, pelas inúmeras ajudas que ele já me deu aqui no fórum.

Bem, no geral, superou minhas expectativas. Apesar de concordar que a palestra do Paulo deveria ter outro título, achei muito proveitosa, pois demonstrou, de forma prática, diversas tomadas de decisão.

O que aconteceu com o cluster, na palestra do Sérgio e do Guilherme, na minha visão, teve um ponto positivo: mostrou a capacidade dos dois em lidar com situações adversas. Ainda acho que a culpa pelo não funcionamento foi da rede wireless, já que não tomaram nenhuma exception na cara. E Sérgio, esquece .NET, pelo amor de Deus. :wink:

As palestras do Jim, sem comentários. Falou de muita coisa que eu não sabia (novidade? :lol: ). Eu sempre defendi o ESB. Ainda estou mastigando os conceitos apresentados por ele.

No geral, o timing dos palestrantes foi muito bom. Só não gostei muito do timing do Anderson Leite. Não sei se foi nervosismo. =)

Algumas novidades apresentadas para o Java 7 me embrulharam o estômago, como a aproximação com a sintaxe do PHP.

Vou fazer um relato detalhado no meu blog.

Gente valeu pelo feedback! Isso é muito importante para nós e ainda bem que quem prometeu trabalhar com .Net foi o Sérgio e não eu :wink: …brincadeira!

Muito obrigado pelos elogios e críticas de todos. Isso com certeza nos faz cada ano ter eventos melhores!

Em especial, eu e o Sérgio exageramos um pouco mesmo na abertura. Na próxima melhoramos. :wink:

[quote=Bruno Laturner]Não lembro em qual palestra foi:

• Citaram o A re-introduction to JavaScript, do Mozilla. Sabe que eu sempre achei o JavaScript um nojo, coisa de fazer efeitinho na web. Depois dessa leitura eu me toquei que dá pra fazer programas com uma linguagem programação, por mais que isso soe estranho.
  • Falaram muito brevemente do item acima[/quote]

Fui eu que disse! Eu adoro JavaScript; valeu a dica! Quem sabe uma palestra sobre coisas legais de JS numa próxima?

Valeu mesmo gente! Saí do evento ontem bem contente.

Adorei o evento! Foi a primeira vez que fui, achei as palestras bem interessantes, além de poder encontrar o pessoas daqui do GUJ e do twitter, e fazer novas amizades!

O cluster não funfou, achei legal o pessoal ter levado com senso de humor.

Outro ponto positivo, é que os palestrantes, além de demonstrarem saber bem o conteúdo, são pessoas humildes e que não se acham só porque estão lá na frente falando para um público. Demonstram que querem aprender mais e que querem se aperfeiçoar. Bem bacana isso!

E o tema desse ano foi Susan Boyle! rsrsrsr

Achei o Jim Webber super engraçado, morri de ri com as piadas dele e dos outros palestrantes também.

Pessoal aqui do GUJ com quem conversei, please, envia uma mensagem depois, porque não lembro de todo mundo! :oops: rs =D

Eu tirei algumas fotos, quem quiser conferir: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157618665789025/
Quem quiser as fotos originais, manda uma mensagem em pvt com o email que eu envio!

Com certeza estarei de novo no evento do próximo ano!

:slight_smile:

Pessoal, só podemos agradecer a presenca de voces! E tambem esse feedback. Ja recebemos muitas criticas e sugestoes, em especial la no painel do evento. Amanha sentaremos na empresa para poder discutir sobre as falhas, para que possamos

Acho que faltou em algumas palestras, na minha por exemplo, entrar em detalhes tecnicos mais profundamente, como ocorreu no primeiro Falando em Java. Em compensacao o Jim Webber realmente superou todas as expectativas: alem de dar uma palestra brilhantes e introdutoria como keynote, terminou dando ricos detalhes em relacao a implementacao de servicos restful, encerrando o evento.

Se alguem quiser mandar ideias e sugestoes, pode me contatar diretamente: paulo.silveira@caelum.com.br

Meus 2 cents.

Na verdade é para ser mais de 2 cents, mas deixei minhas anotações em casa e tava com preguiça de postar ontem, depois faço um comentário/post mais elaborado.

Eu achei o evento como um todo nota 7,25… ou seja, mais ou menos.

Em relação a parte estrutural, nota 9,5. Estava muito boa - um local grande, de fácil acesso pelo metrô. A comida estava ótima e em boa quantidade pra todo mundo, apesar do pequeno tumulto para pegar. Tradução simultânea, boa quantidade de brindes, e o brinde final muito cobiçado. Além do coquetel de encerramento. No meu entendimento, isso tudo aí faz parte do retorno por ser um evento pago. Assim, os R$ 90 tiveram um bom retorno. Mas…

As palestras deixaram um pouco a desejar. Nota 5. Deu a impressão em alguns momentos que uma pessoa fez a palestra e outra escreveu o titulo, porque os assuntos não estavam conectados. A palestra de Seam/WebBeans foi a que eu mais gostei, a mais dinâmica de todas. A de VRaptor 3 foi que a menos me interessou, achei muito code-based - mas depois cheguei a conclusão que não tinha como ser muito diferente. A que mais me decepcionou foi a “Para onde vai a plataforma Java”, esperava mais assunto.

Além de tudo, houve também problemas com tempo, mas isso acaba meio que sendo normal (mas não deveria).

E a propósito, a expressão “eventos são grande coffe-breaks cercados por palestas”, e suas variantes, são copyrighted by eu mesmo. Os meus advogados entrarão em contato com os representantes da empresa para as devidas providências. :mrgreen:

Enfim, foram mais que 2 cents. :wink:

Tenho mais uma coisa a dizer: não gostei que eu não ganhei o Wii! :frowning: rs :lol:

Por favor,

Quem tiver os links das apresentações no slideshare, ou em outro lugar, poste aqui :smiley:

As palestras devem ser filmadas e estudas(suas falhas e organizações) e depois serem sedidas ao publico, pelo menos os melhores momentos.

O bolo de cenoura acabou muito rápido :frowning:

@Paulo

Qual site que vc usou pra fazer a palestra mesmo?

Ps: se alguém lembrar…

Além dos slides poderiam disponibilizar os fontes tbm. tem uns exemplinhos muito legais.

Umas rosquinha brancas tava deliciosa.

Sobre o evento, foi muito bom, parabéns.

Quem viu um doido de guarda “sol” era eu =D

A apresentação do Jim sobre Guerrilha SOA já está disponível no site dele.

http://jim.webber.name/presentations.html

http://jim.webber.name/downloads/presentations/2009-05-Falando-em-Java-Keynote.pdf

[quote=Luiz Aguiar]@Paulo

Qual site que vc usou pra fazer a palestra mesmo?

Ps: se alguém lembrar…[/quote]

foi o prezi…

prezi.com

mto legal…

O que achei do evento? Ah, essa é fácil: Ótimo!

Evento contou com uma boa organização e ótimas palestras, de alto nível,diga-se de passagem.

A única “crítica” foi que na hora do brunch foi um pouco complicado de comer. Aliás, eu nem tentei enfrentar aquela multidão…ahhaaah…Eu e uma galera do CEJUG e outros amigos fomos para o Mc Donald’s e lá nos divertimos bastante.

abs

[quote=albertoleal]A única “crítica” foi que na hora do brunch foi um pouco complicado de comer. Aliás, eu nem tentei enfrentar aquela multidão…ahhaaah…Eu e uma galera do CEJUG e outros amigos fomos para o Mc Donald’s e lá nos divertimos bastante.
[/quote]
Depois de 10 minutos em cada fila né rs

[quote=Luiz Aguiar][quote=albertoleal]A única “crítica” foi que na hora do brunch foi um pouco complicado de comer. Aliás, eu nem tentei enfrentar aquela multidão…ahhaaah…Eu e uma galera do CEJUG e outros amigos fomos para o Mc Donald’s e lá nos divertimos bastante.
[/quote]
Depois de 10 minutos em cada fila né rs
[/quote]

hahahaa…mais ou menos isso aí :lol:

BTW,

o pessoal da Caelum tem o site onde disponibiliza o VRaptor3? Pode ser só o TRUNK mesmo.