Falha ao tentar excluir cliente do banco!

Opa pessoal, boa tarde, to desenvolvendo um sisteminha que se comunica com o MySQL, no meu banco eu tenho a minha tabela clientes, e possuo também um formulario onde são cadastradosm alterados e excluidos os contatos deste banco. A questão é a seguinte, no meu form de Exclusão eu estipulei que o usuario do programa digitasse o nome do cliente que ele quer excluir em um JTestfield e depois clicasse no botão que disparasse o método de excluir, quando eu digito o nome correto aparece a mensagm que o usuário foi deletado, e ele realmente some do banco, porém quando eu digito um nome que não existe no meu banco eu recebo a mesma mensagem de retorno, dizendo que foi deletado com sucesso.

Meu ClienteDAO está assim:

public void excluirCliente(Cliente c) throws SQLException{

String sql = "delete from cliente WHERE nome like ? ";

PreparedStatement stmt = conexao.prepareStatement(sql);

stmt.setString(1, c.getNome());
        stmt.execute();
        stmt.close();

}

E o método vinculado ao botao do meu fomulario é este!

public void excluir() throws SQLException {

Cliente c = new Cliente();

c.setNome(jTPesquisaa.getText());
            ClienteDAO dao = new ClienteDAO();
            dao.excluirCliente(c);
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Cliente removido com sucesso!!");

}

E agora José o que eu faço pra pelo menos o programa retornar algum erro de SQL no console mesmo que seja?

e está certo, foi a lógica que você implementou. Se quiser saber se o cliente existe, antes de deletar, você terá que buscar no banco para ver se existe. :slight_smile:

Por favor, ao criar tópicos, não use tags para destacar o óbvio que é o fato de você ter [Dúvida]. Deixe as tags para informações úteis, como dizer que ele foi [Resolvido] ou, informar que você usar [MySQL].

Só uma pergunta: Porque você usa o like e não o “=”? Se tiver Ronaldo Fenômeno e Ronaldo Gaúcho, e eu digitar Ronaldo (supondo que só existe um) ele vai excluir os dois. Ou estou errado? rsrs.