Falha no sistema da ANATEL

29 respostas
Eduardo_Bregaida

Estava visitando o blog do Plentz e olha só o que descobri…

Fazem dois meses que venho tentando cancelar o BrTurbo. Após me dar conta que eu estava pagando 25 reais por mês para ter um login e poder logar na internet. Procurando um pouco, acabei achando 2 alternativas. O PS5 e o ADSLResidencial. Como o ADSLResidencial era mais barato, optei por ele. Dois minutos para criar um usuário e já sair funcionando. Troquei o login no modem e funcionou de imediato. O boleto paguei 2 dias depois (criei o login no final de semana). Perfeito. Agora ?basta? cancelar o BrTurbo. Depois de uma novela de 2 meses, continuo sem conseguir cancelar. Como não teve jeito de fazer pelos meios tradicionais, resolvi abrir um chamado na Anatel. A novela toda pode ser acompanhada aqui.

Mas perai. Qualquer um consegue acessar o meu chamado na Anatel? E se eu trocar o número do chamado? Vamos ver. http://sistemas.anatel.gov.br/focus/FaleConosco/MostrarDetalheSolicitacao.asp?idtSolicitacao=7094111. Excelente. Chamados públicos e com id sequencial. Parabéns equipe Anatel. Muito bom.

Ou seja, qualquer pessoa pode acessar qualquer chamado, pois os mesmos são abertos a público. E pior, com dados que não poderiam ser publicados, como CPF, email, telefone?ótimo não? Mas fica ainda pior. Sempre pode ficar pior. Me dei conta que o login do site da Anatel é a combinação CPF+email. E esses dados são exibidos publicamente. Já entenderam o tamanho do problema, né?

Então já que após 3 dias até agora não escutei um ?ah? da Anatel, resolvi fazer uma certa publicidade, pra ver se as coisas andam mais rápido. Por sinal, meu chamado do BrTurbo parece estar andando mais rápido que o chamado deles.

Só fica a dúvida: e a privacidade, Anatel?

Pode ser conferido acessando o Blog: http://plentz.org/2008/08/21/e-a-privacidade-anatel/ :wink:

ficou feio essa falha… :lol:

29 Respostas

erickles

q vergonha…

vitu

Já tinha constatado isso quando registrei minhas reclamações contra a Claro.
Infelizmente esse serviço funciona apenas como notificação à operadora.
A Anatel não executa sua função e as teles continuam fazndo o consumidor de gato e sapato.
A única solução e apelar para um advogado.

alucardeck

achei um q tem e-mail disponivel…

soh pegar o CPF e o email e logar na conta do cara =x

q feio Anatel… :evil:

G

nossa q vergonha heim tah loko

logo a anatel

brincadeira

heberfa

Nossa, vai um empresa privada fazer uma c* dessas para ver.

Qualquer amador toma mais cudado com informações. Não é possivel. Será que foi o sobrinho do gerente que ta aprendendo a programar no papostilando que fez isso rsrsrsrsrs

P

Galera, pra mim sempre funcionou e é bom voces checarem porque eu mudei da BRTelecom. MAS, isso de cobrar pra acesso é uma balela. Sabe o que voce pode fazer? No seu modem, no username pra conexao use o seu telefone brT + o prefixo @brt, por exemplo: [telefone removido]@brt. E a senha colocar os seis primeiros digitos do CPF ou CNPJ da conta.

Testem ai pra ver se funciona. Até quando fui mudar de serviço funcionava.

R

heberfa:

Nossa, vai um empresa privada fazer uma c* dessas para ver.

Qualquer amador toma mais cudado com informações. Não é possivel. Será que foi o sobrinho do gerente que ta aprendendo a programar no papostilando que fez isso rsrsrsrsrs

Isso é o mais triste, provavelmente este sistema foi feito de forma terceirizada e com altos custos.

Ataxexe

E ainda tem como você realizar qualquer operação na solicitação (reabrir, por exemplo) sem sequer estar logado como o usuário que a abriu.

kruger

não dá pra acreditar nisso… :shock:
um prato cheio pros picaretas.

F

E por incrivel que pareça é o único sistema que funciona de verdade no governo.

Se vc tem problemas com alguma empresa de Telecomunicações, você abre um chamado e a empresa é acionada pela Anatel, no outro dia tem gente da operadora te ligando já com o seu problema analisado e propondo uma solução…

eric_jf

Procura o PROCON que resolve mais rápido.

Leozin

caramba que negócio macabro

F

Operadora tem mais medo da Anatel que do Procon…

Procon, pode virar uma ação algum dia e ser demorada…

Anatel, bateu a meta de reclamações, problemas,etc no mês é multa na hora.

plentz

Bom, nada como fazer um pouco de barulho. O pessoal deles parece que ta mexendo. Em manutenção numa hora, erro de sintaxe em outra… mas ao menos tao correndo atras do prejuízo.

marcelomartins

flaleite:
E por incrivel que pareça é o único sistema que funciona de verdade no governo.

Se vc tem problemas com alguma empresa de Telecomunicações, você abre um chamado e a empresa é acionada pela Anatel, no outro dia tem gente da operadora te ligando já com o seu problema analisado e propondo uma solução…

Isso quer dizer que
:arrow: a Brasil Telecom não vai mais obrigar a pagar para ter um login e uma senha?
:arrow: quando eu quiser cancelar qualquer serviço de telecomunicações vou ser atendido rápido e o cancelamento vai ser sem problemas?
:arrow: a NET não vai mais cobrar pelo ponto extra?
:arrow: quando cair minha NET o tempo que ficou fora vai ser ressarcido na conta?
:arrow: nunca mais uma empresa vai explorar um cliente e vai ter respeito com as pessoas?

Não, a ANATEL não funciona.

A idéia foi boa quando criaram, segue os países do primeiro mundo, mas hoje o presidente é da telefônica, o secretário é da embratel, o vice é da vivo, e assim eles vão enganando a gente.

felipeguerra

É só pra inglês ver, essas agências reguladoras são antros cheio de lobbystas das empresas que deveriam ser regulamentadas…

alucardeck

flaleite:

Operadora tem mais medo da Anatel que do Procon…

Procon, pode virar uma ação algum dia e ser demorada…

Anatel, bateu a meta de reclamações, problemas,etc no mês é multa na hora.

é verdade!

qdo tive problemas com a Speedy (q o atendimento é o pior q já vi)…

abri um chamado na Anatel, no dia seguinte o gerente da Speedy daqui de Santos me liga, pedindo desculpas pela demora no atendimento, e resolveu meu problema no mesmo dia… :slight_smile:

P

Isso é relativo. A implementação de um framerelay pra uma prefeitura pela brT era prevista em contrato pra 4 dias, demoraram 3 meses. Resultado: Processo na ANATEL que não resultou em nada. Até hoje.

Eduardo_Bregaida

Eles entraram em manutenção :lol:

richardpeder

É o tipico projeto onde a meta é entregar…segurança? Performance? pra que? 'Quero ver essa página funcionando"…:smiley:

Nem a ANATEL está livre dos problemas que enfrentamos nos projetos de software do dia a dia…:slight_smile:

ate mais…

richardpeder

Sobre a ANATEL, as operadoras não tem medo só por multas, mas sim porque dependendo da quantidade de chamados que for aberto contra uma operadora X na ANATEL a operadora pode ser proibida de habilitar novas linhas…morei em Brasília e lá ocorreu isso…teve uma operadora lá que ficou, por algumas semanas se não me engano, proibida de habilitar novas linhas até resolver uma encrenca lá (não lembro bem do acontecido). Então com a ANATEL, em muitos casos, o buraco de fato é mais em baixo.

ate mais…

alucardeck

richardpeder:
É o tipico projeto onde a meta é entregar…segurança? Performance? pra que? 'Quero ver essa página funcionando"…:smiley:

Nem a ANATEL está livre dos problemas que enfrentamos nos projetos de software do dia a dia…:slight_smile:

ate mais…

acho q os POGramadores deles nem sabiam q poderiam acessar os dados direto por parametro…

e como eu não creio q eles vão refazer boa parte do sistema, e querem entregar o mais rapido possivel…
acho q vão apenas fazer um POG basico para bloquear acessos não logados…

qqer pessoa malandra poderia ter feito uma rotina de captura de dados… e roubar os dados das paginas 1 por 1…

plentz

alucardeck:
acho q os POGramadores deles nem sabiam q poderiam acessar os dados direto por parametro…

e como eu não creio q eles vão refazer boa parte do sistema, e querem entregar o mais rapido possivel…

qqer pessoa malandra poderia ter feito uma rotina de captura de dados… e roubar os dados das paginas 1 por 1…

Não exatamente. Recebi uma ligação hoje pela manhã da “chefe” deles e o sistema só volta pro ar com todos os problemas de segurança resolvidos. Inclusive me deixou o número pessoal dela caso encontre outra falha.

Eduardo_Bregaida

plentz:
alucardeck:

Não exatamente. Recebi uma ligação hoje pela manhã da “chefe” deles e o sistema só volta pro ar com todos os problemas de segurança resolvidos. Inclusive me deixou o número pessoal dela caso encontre outra falha.

em outras palavras… vai demorar huahuahuahua :lol:

A

Opa… bacana…

Eu, particularmente, curto quando coisas assim acontecem… não me refiro ao problema mas sim ao fato de alguém, como o plentz, um simples cidadão (estou chutando pois vai que você é filho do Lula ou algo assim), percebe uma falha… divulga… e esse processo faz com que o pessoal corra atrás de uma solução…

Tudo bem… isso deveria ter sido pensado antes… mas… que bom que alguém percebeu, não se aproveitou disso e divulgou esperando que medidas fossem tomadas…

Plentz… você só publicou ou reclamou com eles?? Se reclamou, foi por onde?? Abriu um chamado no próprio sistema?

Parabéns de todo jeito…

plentz

Adriano, eu abri um chamado com eles, e após 3 dias sem nenhuma resposta (o chamado ainda constava como “Novo”), resolvi publicar.

vitu

PROCON não funciona. Se tiver + de 65 anos e gostar de fila, e um bom programa de dia inteiro.

Concordo com tudo isso.

Tá para nascer o dia em que as teles vão respeitar o consumidor.

peczenyj

Isso me cheira a cantada :twisted:

A

Bom, não vou defender nenhuma destas instituições mas só o fato delas existirem já é um começo…

Se as empresas abusam da paciência/dinheiro do consumidor e estes órgãos estão aí, à espreita, imaginem se não existissem?

Talvez existam, na mesma quantidade de casos não resolvidos, casos resolvidos que não são muito divulgados. Eu sei de muitos…

A própria imprensa em cada um de nós tende a focar mais os problemas do que as soluções…

Hoje, é muito mais fácil jogar a sujeira no ventilador, botar a boca no trombone, rodar a baiana do que era antigamente…

Criado 21 de agosto de 2008
Ultima resposta 22 de ago. de 2008
Respostas 29
Participantes 19