Senhores,
estava monitorando uma aplicação swing que estou desenvolvendo com o NetBeans e comecei a utilizar a ferramenta “Monitor de Recursos” do Vista, após iniciar qualquer aplicação em Java (criação da VM) começa a ser relatado “Falhas graves/min”.
Alguém sabe se existe algum bug relatado com relação a este assunto ou é algo novo… por hora a única conseqüência observada é aumento do uso de CPU e memória, mas quando a aplicação está em idle o consumo volta ao normal (provavelmente pelo gc).
Versões:
java version “1.6.0_02”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.6.0_02-b06)
Java HotSpot™ Client VM (build 1.6.0_02-b06, mixed mode, sharing)
Windows Vista Ultimate 64 bits (versão 6.0.6)
Computador com processador intel e6700
fw
“Falhas graves” é uma tradução muito vagabunda, e errada, para “Hard faults”.
“Hard Fault” não indica que sua máquina está com bugs de hardware na memória; indica só que o endereço de memória virtual que seu programa tentou acessar não está na memória física, e sim no disco (área de swap).
http://developer.apple.com/documentation/Performance/Conceptual/ManagingMemory/Articles/AboutMemory.html
Atenção - eu achei a definição no site da Apple, mas a definição é igual para o Windows Vista, Linux etc.
Valeu thingol,
agora vou direcionar a pesquisa para verificar o que pode estar causando o uso de disco virtual se a máquina possui 2Gb e o monitor não registrou o uso de mais de 1Gb.
vw pela informação.
fw
Eu acho que ocorre o seguinte: (por favor alguém me corrija se estiver errado).
Quando você usa a JVM em modo “client” e “sharing” (como você mostrou), mesmo que você tenha um caminhão de memória (se bem que para o Vista 2GB é muito pouco), como uma boa parte das bibliotecas do Java (uma boa parte de rt.jar) está pré-alocada em um arquivo mapeado em memória (classes.jsa), começam a ocorrer hard faults porque as classes estão sendo carregadas desse arquivo, que consta como se fosse memória para o Windows.
Voltando à definição:
que deve ser esse caso.
Experimente ver se isso ocorre em modo “server”, que não usa “sharing” (ou seja, não mapeia rt.jar em classes.jsa) - deve ocorrer menos; entretanto, se o seu programa usar NIO (arquivos mapeados em memória) isso pode começar a ocorrer também.
Pô Thingol, 2GB é pouco!? :lol:
Nunca usei o Vista, mas se 2GB é pouco esse sistema é o maior tiro no pé jamais dado pela MS!
Olha só:
Se o cara tem 2GB, usando um sistema de 32bits(logo o limite é de 4GB de endereçamento), ele tá próximo do limite físico, pois somado placa de vídeo e outros dispositivos que o processador tem que endereçar(portas,rede,controladoras…), boa parte de todos os 4.294.967.296 endereços vão rodar…
E ele ainda tem a opção de desativar o Aero.
Agora que eu vi:
É vista 64!!!Tá livre para voar, meu irmão…!
Parece que há um problema no Vista relacionado à interação do Desktop Window Manager (usado pela interface Aero) e jogos que usam muita memória de vídeo. Resumindo: ou você roda um, ou você roda o outro.
Desktop Windowns Manager e um roubo de memoria, eu so uso o vista por que meu Vaio tem frescura com o XP
Olá, não sei se ajuda, mas eu estava fazendo um teste com um programa “SMART RAM”, e este programa faz limpeza da memoria, ou seja ele faz um “Deep Clean” e um “Smart Clean” na memória, vou explicar:
quando nós ascessamos um programa qualquer muitos ou a maioria fica registrada na memoria , se caso a memória do pc é pequena, ele automaticamente usa a memoria de alocação(bom eu chamo este espaço assim, já vi outros comentarem de Kernel,Virtual,Paginação, etc), bom a memoria de alocação fica então os fraguimentos, pedaços dos progamas, ou eles inteiros, que ao ascessalos de novo vão ser de facil ascesso para o programa sistema (SO) o achar.quando usamos o “monitor de recurso”,este por sua vez mostra falhas que na verdade não são falhas graves, em palavras simples,são só alguns programas que o SO não achou ele onde estava anteriormente, faça um teste:
abra um programa e o encerreo antes de ele iniciar,tipo o Office 2007, e depois abrao denovo,vcs vão verificar que com o passar do tempo os numeros aumentam, o problema é que quando fizeram o programa não deverian ter colocado como “Falhas Graves/min” e sim ex: “Erros de Caminhos/min”,
“Caminhos Extraviados/min”,“Programas Fora da Ordem/min”,seilá dá uma opinião? espero que tenha ajudado um pouco
Pelo que vocês disseram a respeito da utilizacao de memória pelo Vista, observo que o mesmo continua nao gerenciando corretamente a utilizacao de memória.