Falta de comprometimento da Oracle?

E aí galera do GUJ, beleza?
Estava a criar um aplicativo do tipo GUI com Netbeans e me deparei com a mensagem abaixo.

Observe que o JSR-296 (Swing Application Framework) não mais é desenvolvido e não fará parte do Java Development Kit oficial como originalmente planejado. Você ainda pode usar a biblioteca do Swing Application Framework como está, mas nenhum desenvolvimento adicional é esperado.
Se você estiver procurando por um recurso de aplicativo com base no Swing, considere utilizar a Plataforma NetBeans platform.netbeans.org, que é uma plataforma com recursos completos adequada para criar aplicativos de desktop complexos e dimensionáveis. A plataforma contém APIs que simplificam a manipulação de janelas, ações, arquivos e muitos outros elementos típicos em aplicativos.

Estou desatualizado, ou este aviso ainda é válido?
Será que entendi bem? o framework relacionado com GUI do Java simplesmente deixará de existir?
Será que a linguagem Java deixará de existir?
Culpa da Oracle?

Ficaria complicado para todos nós que gostamos tanto desta linguagem!
E só para saber, alguém aí estaria disposto em manter esta tecnologia viva?
Eu estaria!!!

aff… de novo não …

[quote=diego.psw]E aí galera do GUJ, beleza?
Estava a criar um aplicativo do tipo GUI com Netbeans e me deparei com a mensagem abaixo.

Observe que o JSR-296 (Swing Application Framework) não mais é desenvolvido e não fará parte do Java Development Kit oficial como originalmente planejado. Você ainda pode usar a biblioteca do Swing Application Framework como está, mas nenhum desenvolvimento adicional é esperado.
Se você estiver procurando por um recurso de aplicativo com base no Swing, considere utilizar a Plataforma NetBeans platform.netbeans.org, que é uma plataforma com recursos completos adequada para criar aplicativos de desktop complexos e dimensionáveis. A plataforma contém APIs que simplificam a manipulação de janelas, ações, arquivos e muitos outros elementos típicos em aplicativos.

Estou desatualizado, ou este aviso ainda é válido?
Será que entendi bem? o framework relacionado com GUI do Java simplesmente deixará de existir?
Será que a linguagem Java deixará de existir?
Culpa da Oracle?

Ficaria complicado para todos nós que gostamos tanto desta linguagem!
E só para saber, alguém aí estaria disposto em manter esta tecnologia viva?
Eu estaria!!!

[/quote]

Sim… java deixará de existir… voltarei a programar em clipper a partir de agora.

Com o crescimento do JavaFX é natural que o Swing perca o holofote mesmo.

Pessoal, vamos com mais calma. A API Swing não vai acabar. O que a mensagem está dizendo é que o Swing Application Framework, um framework completo para desktop que deveria ser incluído na JDK 7, foi descontinuado. Muito provavelmente por causa do JavaFX. Mas o fato de não ter sido aprovado como especificação não quer dizer que você não possa usar um de seus filhotes como a Netbeans platform.

Em tempo, as especificações da plataforma Java sempre foram abertas, fique à vontade para implementar qualquer uma delas:

http://www.jcp.org/en/home/index

Além das especificações, também já contamos com implementações open-source do OpenJDK, baseados na antiga JVM da Sun :

http://openjdk.java.net/

Não bastasse isso, temos ainda várias implementações abertas do JEE, e muitos outros bons frameworks que não seguem as especificações. Conta com uma das maiores bases de usuários. Dado esse cenário, acho muito difícil o Java morrer …

Me parece apenas uma confusão, Swing != Swing Application Framework
E até onde eu sei, o Swing, AINDA, não vai deixar de existir, apesar que como ja disseram o foco esta todo no JavaFX agora.

[quote=fredferrao]Me parece apenas uma confusão, Swing != Swing Application Framework
E até onde eu sei, o Swing, AINDA, não vai deixar de existir, apesar que como ja disseram o foco esta todo no JavaFX agora.[/quote]

Com certeza. E é natural que aconteça isso, pois foi semelhante ao caso do AWT.

O foco está em desenvolver e ampliar a adoção do JavaFX.

Leia mais sobre isso em outro post aqui mesmo no GUJ.