Falta de ética na contratação [AJUDA]

Fala pessoal,

Sou um membro do guj, mas criei esse perfil pra relatar algo que aconteceu comigo e fiquei muito chateado e não sei como agir.

Uma determinada empresa de grande por me contratatou para trabalhar com Java EE + WebSphere Application Server até ai tudo bem.

No final de outubro o Gestor da area tinha me dado o aval que eu tinha passado no processo e seria contratado.
Somente depois de dois meses no final de dezembro que assinei o contrato, nesse periodo entre outubro e dezembro o RH não dava uma resposta concreta.

Comecei hoje, e o gestor quer me alocar para outra vaga nada a ver, para trabalhar com um pouco C++ (mudanças bobas) e javascript, seria como dar um reset na minha carreira.
Ele disse que o RH disse que não iria me contratar mais, então, ele fez algumas mudanças internas e alocou outra pessoa na vaga que era minha.

A empresa ainda não assinou a minha carteira.

Estou pensando seriamente em pedir demissão, porque essa vaga seria como dar um reset na minha careira.
Poderia processar a empresa nesse caso?

Obrigado pela ajuda.

Hun, imagino o que você esteja passando, passei por algo semelhante uma vez foi muito chato.
Mas para mim q mais importa na vida(carreira) é o nossos ideias, principio.
Trabalhar com C/C++ não é um reset, trabalhar desanimado sim.
Mas a decisão é sua. Agora processo acho q seria um pouco exageiro.
Abs, boa sorte

Alguem já passou por isso?

Obrigado

[quote=yoshikichi]Hun, imagino o que você esteja passando, passei por algo semelhante uma vez foi muito chato.
Mas para mim q mais importa na vida(carreira) é o nossos ideias, principio.
Trabalhar com C/C++ não é um reset, trabalhar desanimado sim.
Mas a decisão é sua. Agora processo acho q seria um pouco exageiro.
Abs, boa sorte[/quote]
Valeu yoshikichi.
Do processo algumas me falaram pra fazer isso, mas eu acho que não da em nada mesmo.
O problema é exatamente esse, iria trabalhar muito desanimado, não iria crescer.
To correndo atras de um foco, mudar o foco agora seria uma perca grande.

Tudo na nossa vida devemos sempre ver o lado positivo.
É dificil eu sei, tem horas que temos que engolir o orgulho,
e notar que mesmo em situações não desejadas podemos aprender muito.

Eu fui contratado como Java Developer, mas teve um periodo na empresa que eu fui alocado
em projeto que não tinha NENHUMA linguagem e tive que trabalhar nesse projeto mesmo não gostando. Eu não criava nada.
Mas continuei porque sempre olhei o lado bom e vi que mesmo não aprendendo nada sobre alguma tecnologia,
acabei aprendendo sobre regras de negocios da área financeira.

Mas depois de um tempo, que vi que isso não estava mais agregando nada à minha experiencia e eu sai do projeto.
Hoje em dia eu dou muito valor quando vejo algum código, e fico feliz em saber que mesmo fazendo algo que não gostava muito,
aprendi coisas que dificilmente iria ver se só programasse.

Sinceramente, te digo para você meio que perder um pouco o orgulho e ver que estão te dando a oportunidade de você
aprender C e C++, que são tecnologias TOPs em vários segmentos da computação, e o melhor, estão pagando para
você aprender. Aproveite essa oportunidade, aprenda, se torne mais adaptavel.

Não acredito que seja falta de ética. O ambiente corporativo é muito dinâmico, as necessidades mudam, as decisões mudam e o caminho muda. Vai acontecer isso várias vezes com você em diversos momentos e não só na vida profissional e da mesma forma que eles estão no direito de mudar os planos por força maior, você está no direito de aceitar ou não. Mas eu sei como é frustrante.

Passei por uma situação parecida, recebi uma proposta pra mudar de empresa, ia ser coordenador de uma equipe de 5 pessoas com um salário quase o dobro do que eu recebia. Pedi demissão da empresa que trabalhava satisfeito como analista e encarei o projeto.

Na primeira semana os 5 analistas pediram demissão porque desentenderam com meu gerente (a coisa estava feia antes de eu chegar) e a diferença de salário que eu receberia era uma boa parte “por fora”, mas como o colégio começou a passar por uma situação difícil, cortou os “por fora”, daí meu novo salário ficou apenas 200 reais do que me ofereceram pra eu continuar na mesma empresa.

Resultado: fiquei 4 meses sem ter nada a fazer por não ter equipe, desistiram do projeto e no final me demitiram por falta de serviço. Fiquei sem o serviço novo e sem o antigo. Como nunca tinha ficado desempregado antes, apavorei e entrei no primeiro serviço que encontrei, ganhando bem menos que no meu emprego original, e isso me prejudicou mais pra frente, porque na hora de outras contratações, eles olhavam meu salário na carteira e não queriam pagar muito mais do que eu recebia, como se o meu valor de mercado fosse o que ganhava.

Claro que hoje não caio mais nessas, pense bem nas suas decisões. Eu aconselho a abrir o jogo com seu empregador e expor seu lado. Se em todo caso não estiver satisfeito ou não for do seu interesse trabalhar com C/C++, pule fora.

se não está contente com as condições,pula fora!!!

Concordo que é frustrante e tal, só não entendi o motivo do “reset na carreira”. É por causa do C++? Eu vejo isso como um desafio e uma oportunidade para aprender, não como um problema. As vezes a gente se desespera a toa. Trabalhar com desenvolvimento de software é trabalhar com desafios. Ficar preso a uma linguagem ou tecnologia não é um bom negócio. É a mesma coisa que se você só conseguisse usar uma chave de fenda como ferramenta p/ resolver seus problemas.

Como o Marcos falou, converte com o seu gerente, veja direitinho onde você está entrando e não seja preconceituoso com o C++. Pode não ser a linguagem que você ama, mas você vai ter uma oportunidade de aprender e por fora, você ainda vai poder continuar a aprender/usar o que você gosta.

[]'s

[quote=frustrado]Alguem já passou por isso?

Obrigado[/quote]

Frustrado, só por curiosidade, quantos anos você tem e quantos anos de TI você tem?

Não acho essa situação nem um pouco ética e nem certa! Já estive em situações pouco éticas assim e não segui em frente, mas ainda me chamam de bobo/lesado por trocar de área (já estive em C, ABAP e BI) e ainda nem estar na área de minha maior especialidade (Java).

Mas tenta conversar, como o pessoal falou. O cara não deve ser tão mal assim…

Pelo relato, notei que você está desanimado com a empresa. Ao menos que realmente precise desse emprego, trabalhar sem motivação nenhuma e com esse desanimo que você demonstrou pela situação que foi criada, seria melhor mesmo cair fora. Mas tente não se queimar com a empresa, saia numa boa que é melhor.

bem, a questao toda no seu caso ai nao deve ser a linguagem e sim sua motivacao, se vc nao tem motivacao de trabalhar com as tecnologias propostas pela empresa nao tem pq encarar, pois nao será produtivo, isso é fato, pois a motivacao, a vontade de levantar todos os dias de manha e ir com vontade, sede ao seu job, é mais fundamental do que qualquer coisa.

vagas tem muitas, eu sairia, mostrava pra eles de forma educada, a “sacanagem” que fizeram, a minha insatisfação e o qto estava chateado e tocava o barco.
processar? pora q? isso vai mudar o q na sua vida? vai criarm mais problemas, e desgaste fisico e mental. A empresa nao é um mercadinho na esquina que cometeu algo que vc precise ir no direito do consumidor.

Cara, na minha opinião, isso não é falta de ética. É, por um lado, até mesmo, excesso de ética (se é que isso existe).

Veja bem… O que você acha que o chefe do gerente que vai contratar você falou? Pode ter sido até mesmo algo como: “Ei, temos que agilizar o processo… Não podemos contratar um jr e ensinar tudo o que tem pra ensinar. Pegue alguem que já conhece a regra, coloque pra trabalhar com Java e desista de contratar esse que está por vir (nesse caso, você)”. Claro, pode não ter sido isso, mas suponha que foi… E aí… Como fica?

Você realmente acha que a pessoa que ia te contratar faltou com ética? Quem sabe ela está mais tentando te ajudar do que não ser ético… Ela pode ter pensado: “Bem… e se ele tem filhos ou precisa muito do dinheiro pra sobreviver? Não posso dar esperanças e simplesmente destruí-las dessa forma.”. Então ele ainda contrata você, mas te coloca em outra area, usando uma tecnologia que eu adoraria que me pagassem pra aprender.

E, sinceramente? Eu acredito que isso acontece muito por aí. E eu acredito que a melhor forma de resolver isso é conversando. Pode ser que ainda exista um parte e eles paguem menos pra te manter na equipe que está usando Java… Você vai ganhar menos, mas vai aprender o que quer. Mas mesmo assim… não restrinja a sua fase de aprendizado só pelo trabalho. Estude, e muito, fora da empresa, principalmente coisas que não sejam tão relacionadas ao seu trabalho (linguagens, tecnologias, frameworks… até mesmo regras de negócios e como investir na bolsa de valores). Te garanto que muita gente aqui programa em .Net (seja em C# ou VB) mas faz MUITA coisa em Java fora da empresa.

Agora, se é como alguem falou aí em cima… Se você está bem financeiramente, tem a facilidade de mudar de empresa, e não quer trabalhar na empresa porque você quer porque quer trabalhar com Java e sabe que vai ficar desmotivado (e, consequentemente, ir trabalhar todo dia de mau humor, odiando a vida e a empresa), então é melhor encarar outra.

Qntos questionamentos… rsrs… Mas a verdade vc tem q analisar tudo.
Até a possibilidade dos cara (empresa, gerente) estar testando o funcionário…
Sobre o processo, eu acho q é besteira.
Mas eu troquei uma multinacional por foco, blablá.
Só q a historia foi parecida apenas, e tinha um diferença eu sai de muito longe para trampar com java.
Mas eu não vou contra qm pensa q seguir carreira em uma multinacional é mais importante que uma paixão de adolescente (hauhuha), porém volto na minha opnião tudo depende do seu objetivo e principio.
Só q também estou sendo muito radical, qndo falo troquei uma multinacional por q qria java. Tinha um lance de salario tb q desculpa a palavra era uma mixaria.
Porém quero deixar claro, a empresa estava no direito dela me pagava, e eu estava no meu em pedir para sair.
Mas a ideia mais correta seria vc conversar com o gerente e expor sua posição, não ter medo de relatar o q vc pensa. cada um é cada um ou seja, todos tem uma visão.
Só não vai sair na mão com o seu chefe, huahauhau…
abs

[quote=yoshikichi]
Mas a ideia mais correta seria vc conversar com o gerente e expor sua posição, não ter medo de relatar o q vc pensa. cada um é cada um ou seja, todos tem uma visão.
Só não vai sair na mão com o seu chefe, huahauhau…
abs[/quote]

Concordo yoshikichi, tenha uma conversa franca com ele, passe tudo que esta acontecendo direitinho, e caso ele não possa te ajudar e vc não estiver afim de trabalhar com outras tecnologias… saia do trampo, vaga pra javaman vc encontrará em outro lugar…

Cara… eu sei como é isso…

Quando eu foquei em um emprego com Java, eu não queria outra coisa… Queria só trabalhar com Java e Java…

Essa ilusão era mais porque eu pensava que Java era a Bala de Prata… Hoje (com exceção do Visual Fox Pro, que foi a primeira tecnologia que trabalhei com Carteira assinada) eu encaro qualquer linguagem sem ficar triste, desde que o Projeto que eu vá pegar, seja desafiador e valha a pena… Acho que lhe entendo quando você diz que vai dar um reset na sua carreira… Mas que esse reset não seja pela Tecnologia, mas sim caso você tenha que trabalhar na manutenção de algum Sistema macarrônico em C/C++…

Mas se for projeto novo, encara mano sem medo…

Abs[]

[quote=frustrado]Fala pessoal,

Sou um membro do guj, mas criei esse perfil pra relatar algo que aconteceu comigo e fiquei muito chateado e não sei como agir.

Uma determinada empresa de grande por me contratatou para trabalhar com Java EE + WebSphere Application Server até ai tudo bem.

No final de outubro o Gestor da area tinha me dado o aval que eu tinha passado no processo e seria contratado.
Somente depois de dois meses no final de dezembro que assinei o contrato, nesse periodo entre outubro e dezembro o RH não dava uma resposta concreta.

Comecei hoje, e o gestor quer me alocar para outra vaga nada a ver, para trabalhar com um pouco C++ (mudanças bobas) e javascript, seria como dar um reset na minha carreira.
Ele disse que o RH disse que não iria me contratar mais, então, ele fez algumas mudanças internas e alocou outra pessoa na vaga que era minha.

A empresa ainda não assinou a minha carteira.

Estou pensando seriamente em pedir demissão, porque essa vaga seria como dar um reset na minha careira.
Poderia processar a empresa nesse caso?

Obrigado pela ajuda.[/quote]

Acho que processar a empresa seria forçar a barra demais.

Mesmo pq,quais provas vc tem pra usar a seu favor?

Se está precisando da vaga,aceite e quando aparecer algo melhor,mude;se não,espere algo que atenda ás suas expectativas.

Valeu galera pela ajuda.
Hoje não foi possivel conversar com o meu gerente.

Acho que a principal causa do meu aborrecimento é que eu queria muito trabalhar com Java EE. De um tempo pra ca vinha estudando pesado Java EE.

Meu histórico profissional é na ordem abaixo, trabalho a 5 anos.

1 ano e meio - PHP
3 anos e meio - Java ME
2 anos e meio de BREW - Um C mexido da Qualcomm - (no meu ultimo trabalho com Java ME)
8 meses de um projeto Java SE - (paralelo ao meu trabalho de Java ME)
3 meses de um pequeno projeto Java EE (Tomcat, Spring MVC, Spring e Hibernate) - (paralelo ao meu trabalho de Java ME)

Perdi muito tempo no Java ME, porting de jogos era um trabalho muito repetitivo e não agregava muito apos um ano de experiência.

Na empresa atual que eu comecei segunda, iria trabalhar com Java EE e WebSphere.
Agora querem me colocar para programar com C++ (mas pequenas coisas adicionar função coisas do tipo somente), javascript e ajax.
O C++ é pra web, algo que eu não acho legal pro C++.

Hoje estou menos revoltado, mas ontem estava bem triste.
Meu objetivo é ser um arquiteto Java daqui a uns 5 anos ou um pouco mais, por isso tb tive essa reação,que contraria meus planos.

Obrigado pela ajuda pessoal, vou pensar bem e ver a melhor decisão.

Uma duvida.
Se eu fizer a rescisão do contrato, eu teria que pagar uma indenização para empresa? Porque ainda esta no contrato de experiência. É CLT

Se vc der 30 dias de aviso prévio, não. Ou seja, vc pede demissão dia 05/01 e só sai no dia 05/02, dai não precisa pagar nada.

A não seja que a empresa não te cobre por decisão interna deles, mas por lei seria assim como falei.

[quote=frustrado]Uma duvida.
Se eu fizer a rescisão do contrato, eu teria que pagar uma indenização para empresa? Porque ainda esta no contrato de experiência. É CLT[/quote]

Quando o empregado pede demissão…

*O empregado não cumpre o aviso prévio e não recebe.(Não tem multa)

*O empregado cumpre o AP,recebe,mas não tem direito de sair 2 horas antes do término da jornada de trabalho.(Quando é demitido tem esse direito,poucos sabem… :roll: )…