Falta de ética na contratação [AJUDA]

[quote=frustrado]Fala pessoal,

Sou um membro do guj, mas criei esse perfil pra relatar algo que aconteceu comigo e fiquei muito chateado e não sei como agir.

Uma determinada empresa de grande por me contratatou para trabalhar com Java EE + WebSphere Application Server até ai tudo bem.

No final de outubro o Gestor da area tinha me dado o aval que eu tinha passado no processo e seria contratado.
Somente depois de dois meses no final de dezembro que assinei o contrato, nesse periodo entre outubro e dezembro o RH não dava uma resposta concreta.

Comecei hoje, e o gestor quer me alocar para outra vaga nada a ver, para trabalhar com um pouco C++ (mudanças bobas) e javascript, seria como dar um reset na minha carreira.
Ele disse que o RH disse que não iria me contratar mais, então, ele fez algumas mudanças internas e alocou outra pessoa na vaga que era minha.

A empresa ainda não assinou a minha carteira.

Estou pensando seriamente em pedir demissão, porque essa vaga seria como dar um reset na minha careira.
Poderia processar a empresa nesse caso?

Obrigado pela ajuda.[/quote]

Como ja disseram trabalhar com C++ pode ser legal tb, o importante eh trabalhar com o que vc quer e gosta.

Eu soh achei estranha a atitude da empresa de te “contratar” para a vaga, depois quando vc comeca eles te jogam pra outra vaga e colocam outra pessoa na vaga que de inicio era sua, muito estranho isso.

Uma coisa que vc pode analisar eh, vc disse que eh uma empresa grande, talvez seja interessante pegar essa vaga de C++ soh para se manter dentro da empresa e na primeira oportunidade tentar mudar e trabalhar com alguma coisa que seja mais adequada pro seu perfil, por exemplo nesse time que trabalha com Java + Websphere.

Se vc nao tem nenhuma experiencia com C++ mas acha interessante, que vai acrescentar alguma coisa na sua vida profissional, talvez tb valha a pena aceitar, pode ser um desafio legal aprender algo novo.

Se vc nao tem intencao nenhuma de trabalhar ou aprender C++, quer direcionar sua carreria somente para Java e nao tem intencao nenhuma de comecar na empresa com C++ e depois tentar mudar pra Java, talvez seja melhor pensar se vale a pena mesmo, porque a pior coisa que tem eh trabalhar com o que nao gosta, nao tem salario ou empresa de nome que pague isso (na minha opiniao).

O que vc pode fazer eh conversar com o seu gerente eh perguntar o porque disso e tb o que significaar “mudanças bobas”, pra mim nao eh mudanca boba de mover pessoas pra outros grupos. Talvez seja legal, ter uma conversa e expor as preocupacoes que estao na sua cabeca, pra mim eh a melhor forma de resolver o problema.

//Daniel

Como já disseram, muito pior do que mudar de tecnologia é trabalhar desanimado. Eu mesmo sou testemunha conforme relatei nesta thread

http://www.guj.com.br/java/228155-empresas-com-cliente-interno-x-consultoria

Consultorias não estão preocupadas com a diferença entre JavaScript e Java, nem com o significado de C, VB, EJB, etc. Existe um percepção que programador é programador. Se vc é tão seletivo com as tecnologias que trabalha tem que deixar claro pra eles no momento da entrevista que estarão perdendo tempo de outra forma.

Durante o contrato de experiência, vc pode ser dispensado ou pedir demissão, não há obrigação de cumprir ou pagar aviso prévio.
É pra isso que serve o contrato de experiência, é um período de avaliação mútua.
Então, se vc decidir sair imediatamente, é melhor que seja durante a experiência.
Eu aconselho a não sair sem antes ter outro trabalho acertado, o teu passe geralmente vale bem mais se estiver trabalhando.

Quantos anúncios de emprego você já viu onde se lia: “Procura-se um programador.” sem uma lista infindável de requerimentos de experiência, linguagens, frameworks, produtos, etc.?

Quantos anúncios de emprego você já viu onde se lia: “Procura-se um programador.” sem uma lista infindável de requerimentos de experiência, linguagens, frameworks, produtos, etc.?[/quote]

Poucos, mas eles existem. E só porque anuncios sao feitos visando atrair o maximo numero de candidatos possivel (por isso a lista infindável) não significa que eles compreendem alguma tecnologia listada, nem o perfil dos profissionais.

C++ acho muito interessante, o problema é que como você tem muita experiência com java e gosta de java, você provavelmente não vai desenvolver tão bem quanto seria em java, e ai a empresa acaba te desvalorizando, pois você não tem o conhecimento para o trabalho, sendo que na verdade você tem muito conhecimento que não usa e acaba adormecido na sua mente, mais a empresa com o tempo esquece que você conhece java e foca que seu dever é trabalhar bem com C++.

ai com o tempo você vai ficar com esse argumento na sua mente: “Eu tenho tanto conhecimento em java e a empresa não me valoriza”.

e a empresa vai estar com essa visão: “ele é util pra nós trabalhando com C++ e não com java e mesmo assim não esta per-formando legal.” se ele quer trabalhar com java que vá para outra empresa.

logo mais você estará buscando um emprego de java colocando na carteira o seu ultimo emprego que é de C++, a empresa olhará para os seus ultimos projetos em C++, e como você estava desmotivado, aprendendo c++ etc…não vai estar tão afiado, sem contar o tempo que ficou sem trabalhar com java e suas novidades".

vai perder o foco. :twisted:

coloquei o lado pessimista da história, mais acho que você tem que ver a parte otimista que o pessoal postou também, e decidir o que vai ser…

se você sair antes dos 45 dias você tem que pagar multa sobre os dias restantes, que nada mais são do que o valor dos dias não trabalhados.

mais acho que você tem que conversar com o seu gerente e mostrar sua situação, pode ser que seja um teste.

abrass

Se o objetivo da empresa fosse atrair o maior número possivel de candidatos, seria mais simples não exigir nada e dizer que darão um lanche grátis na entrevista. Por que a empresa seguiria um processo mais tortuoso e menos óbvio exigindo listas enormes de requisitos? Porque o objetivo é filtrar o máximo possível de candidatos antes de ter que entrevista-los.

Eu procuraria outro trabalho e também sairia da empresa, deixando claro que sai porque foi acordado algo e na prática foi feito outro.
Vocês tinham um acordo verbal, o certo seria a empresa ter perguntado antes se você concordava em ser alocado em outro projeto e ainda em outra tecnologia.
Começo de emprego é, geralmente, o momento onde o empregado está mais animado com que ele faz, se vc já começa desanimado, as coisas andam mal.

Na boa, após 5 anos no mercado de TI e vc aqui apaixonado por uma tecnologia (Java), ou você é muito inocente ou sei lá. Talvez trabalhar em uma multi-nacional te dê uma melhor visão das coisas.

O que é um Artesão senão um apaixonado por sua arte (craft)?

Nem tanto, mostrar a lista completa do que se trabalha é uma forma do candidato ver exatamente com quais frameworks e tecnologias é a vaga. Então ele vê se os frameworks relacionados que ele já conhece são suficientes pra ele candidatar à vaga e aprender os demais.

E funciona.

Isso é uma grande falha de organização na empresa,
e uma puta sacanagem tbm… mas no caso desse gerente ai acho que ele tentou te ajudar pondo vc em outra vaga, não foi culpa dele mais sim da empresa.
E reset na carreira por trampar com C++? isso seria mais um upgrade e não um reset, C,C++ são as melhores linguagens da historia. Se vc manjar bem C/C++ manja bem qualquer outra coisa.

Se você se sente desmotivado, frustrado e sem previsão de que um projeto interessante apareça, acho bom cair fora em quanto é tempo. :wink:

Nem tanto, mostrar a lista completa do que se trabalha é uma forma do candidato ver exatamente com quais frameworks e tecnologias é a vaga. Então ele vê se os frameworks relacionados que ele já conhece são suficientes pra ele candidatar à vaga e aprender os demais.

E funciona.[/quote]

A intenção é outra, Marcos. Se um anúncio diz “Requisitos obrigatórios: A, B, C, D, E, F, etc.”, eu entendo como um requisito que deveria eliminar o candidato de cara.

Outra coisa é o anúncio dizer: “Trabalhamos com java, PHP, Scala, Assembly, etc. etc.etc. se você conhece alguma dessas tecnologias em profundidade, se candidate.”. Anúncios desse tipo no Brasil são raros porque em consultoria geralmente se contrata para atender determinado projeto que usa determinadas tecnologias.