Falta de mão-de-obra gera crise no mercado de computação britânico

[quote=Proteu Alcebidiano
Bom, em alguns casos tem gente que leva o trabalho pra casa porque precisa (senso de responsabilidade com contrato, prazos, etc), e muitas vezes também mesmo levando o trabalho pra casa as coisas nao se resolvem a contento.
Enfim, nem sempre é por amor ao trabalho que as coisas acontecem =)[/quote]

Essa responsabilidade com prazos geralmente é porque algum gerente sem noção(aqueles formados fora da TI) deu o prazo.

[quote=Proteu Alcebidiano]
Bom, em alguns casos tem gente que leva o trabalho pra casa porque precisa (senso de responsabilidade com contrato, prazos, etc), e muitas vezes também mesmo levando o trabalho pra casa as coisas nao se resolvem a contento.

Essa responsabilidade com prazos geralmente é porque algum gerente sem noção(aqueles formados fora da TI) deu o prazo.

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=giulianocosta]. Tipo, longe de mim generalizar (seria uma baita ignorância), mas na área de informática tem muito nerd, pessoas que botam o trabalho acima de tudo, que levam trabalho pra casa. Quero distancia desse grupo de pessoas!
[/quote]

Sim sim, com certeza Proteu.
Mas muitas vezes também isso acontece porque o boneco tem medo de chegar para o chefe e dizer “Não vai dar pra entregar, fim de semana marquei um churras e não posso desmarcar”. Tipo, as vezes falta coragem para as pessoas dizerem o que pensam e o que querem para seus chefes.
A maioria dos funcionários acham que a empresa presta um favor para eles dando-lhes emprego quando na verdade é justamente o contrário, sendo que o lucro de uma empresa vem da exploração do nosso trabalho.

Este tipo de conversa sempre ouvimos quando querem nos convencer a fazer hora extra. Tipo, parece aquelas reuniões sobre comprometimento de fim de tarde em vespera de feriado.

Este tipo de conversa sempre ouvimos quando querem nos convencer a fazer hora extra. Tipo, parece aquelas reuniões sobre comprometimento de fim de tarde em vespera de feriado.[/quote]

Pois é, o famoso “Não queremos que a imagem da empresa fique comprometida…a culpa não é sua”.

Ótimo, pagar pela culpa dos outros: Um lixo.

Se eu pudesse dar meus prazos, minha vida seria mais feliz.

T+

Uma vez que fiz isso, segunda-feira as minhas coisas estavam dentro de uma caixa do lado da porta de entrada. Ou seja, fui demitido.
Não que não tenha dado graças a Deus por ter saído do projeto, porque o mesmo afundou e na mesma quinta feira da semana estava empregado de novo.
Mas que falta respeito no brasil, isso falta. Por essas e outras que se vê a quantidade imensa de fusão que está acontecendo com as empresas de TI agora. Para sobreviver.
Como eu digo agora: Esse modelo de como se trata recurso humano técnico (PJ, body shops e outras baboseiras que se traduz em semi-escravismo) está esgotado, ou se muda a FORMA de se tratar o profissional ou o DESTINO da empresa é afundar e perder o corpo técnico.
Isso é a realidade que eu enxergo. Gostaria de ouvir outra opnião…
[]'s

[quote=luidhi]
Como eu digo agora: Esse modelo de como se trata recurso humano técnico (PJ, body shops e outras baboseiras que se traduz em semi-escravismo) está esgotado, ou se muda a FORMA de se tratar o profissional ou o DESTINO da empresa é afundar e perder o corpo técnico.
[]'s [/quote]

O problema maior são pessoas assumindo riscos altíssimos para você resolve-los. E empresa hoje te paga um salario melhor (com condicoes de trabalho que voce nao sabe se vai ficar feliz ou chorar) para vencer concorrência de vagas em outras empresas e ter um bom nível do corpo tecnico (sem necessariamente manter um corpo tecnico por longo tempo).

Essa rotatividade de profissionais dentro de uma empresa junto com desorganização compromete o ciclo de vida de qualquer produto desenvolvido ou em desenvolvimento.

=/

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=luidhi]
[]'s [/quote]

O problema maior são pessoas assumindo riscos altíssimos para você resolve-los. E empresa hoje te paga um salario melhor (com condicoes de trabalho que voce nao sabe se vai ficar feliz ou chorar) para vencer concorrência de vagas em outras empresas e ter um bom nível do corpo tecnico (sem necessariamente manter um corpo tecnico por longo tempo).

Essa rotatividade de profissionais dentro de uma empresa junto com desorganização compromete o ciclo de vida de qualquer produto desenvolvido ou em desenvolvimento.

=/[/quote]
Proteu, o que você entende por Pessoas no seu texto ? No meu entender, ficou meio ambíguo, não sabendo se “pessoas” são gerentes representando a empresa ou o corpo técnico.

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=giulianocosta]. Tipo, longe de mim generalizar (seria uma baita ignorância), mas na área de informática tem muito nerd, pessoas que botam o trabalho acima de tudo, que levam trabalho pra casa. Quero distancia desse grupo de pessoas!
[/quote]

Na maioria dos casos, tem gente que leva trabalho para casa e trabalha horas a fio pq existem gerentes de projeto tão incompetentes que não sabem sequer o significado de conceitos como desenvolvimento iterativo e gerenciamento de riscos. Atualmente, o maior problema de TI é gerencial e não técnico.

Exatamente… que outras profissões descentes vc sai pra ver a São Silvestre passar, olha 5 minutinhos, e volta pro trabalho… huauhauha

pronto, desabafei! :stuck_out_tongue:
:mrgreen:

Olá

Já que o papo aqui começou com vaga de TI na Inglaterra, vou dizer o que me contaram lá de fora:

1. O inglês não trabalha depois da hora de jeito algum e ainda diz na cara do chefe que vai beber com os amigos. Quando um inglês fica depois da hora ele exige ganhar por isto e faz esta exigência na cara do chefe antes de ficar depois da hora.

2. No Texas, nos Estados Unidos, um amigo assistiu em uma empresa de engenharia da área de petróleo, onde a grana envolvidas nos projetos é trocentas vezes a de um projeto grande de informática, um engenheiro responder ao chefe que implorava para ele ficar 15 minutos depois do expediente para atender uma ligação telefônica de um cliente super importante: “Não posso ficar porque preciso ir para casa brincar com meu filho”

Pelo que sei da França é a mesma coisa. O francês não faz um tico se não estiver ganhando para isto.

É só a gente que é bomzinho, talvez porque lá eles trabalham 8 horas por dia e aqui a gente já esculhamba tudo chegando atrasado de manhã ou depois do almoço. Depois a gente perde a moral quando somos solicitados a ficar depois da hora de graça.

[]s
Luca

Só quem está lá pra confirmar essa história (q está mais para causo político).
Antes de qq empresa entrar em crise por causa d um playboy europeu, ela abre uma filial na India ou Brasil. Será por isso q o Brasil tem um dos maiores comunidades java do mundo, mesmo perdendo disparado para eles em educação?

Acho q esta entrevista com o INGLÊS Simon Phipps (da Sun) cai muito bem:
(…)
ITI ? Por quê o Brasil tem uma comunidade tão grande de desenvolvedores?

SP ? Acho que é pelo fatos dos brasileiros serem positivos e pragmáticos. Isso quer dizer que eles não estão se deixando levar por discussões filosóficas sobre se este é ou não o melhor caminho. Eles estão fazendo. Estão abrindo novas oportunidades para os desenvolvedores, as empresas, enfim criando riqueza para a sociedade.
(…)

Mais da entevista em:
http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/PressRelease2005Apr18A

Eles querem ser gerentes, comandar, dirigir… e pensam muito nisso. É simples!

abraços

“Beber com os amigos” tem um contexto completamente diferente aqui: se vc esta com os amigos, vc esta bebendo, e se vc esta bebendo, vc esta com seus amigos. Pubs sao ambientes quase que exclusivamente sociais.

Bom, pra ser sincero eu tou aqui faz dois anos e pouco, e nunca vi ninguem fazer hora extra, nem na ThoughtWorks nem nos clientes onde eu trabalhei.

O que mais me espanta nao eh esse tipo de coisa, mas sim o fato de que tem gente que se assusta quando ouve um exemplo desses. Onde esse pessoal trabalha, e pq?

Bom, eu trabalho numa consultoria americana, e no atual projeto que eu to a gente tah trabalhando diretamente com o pessoal dos EUA e posso testemunhar: eles são loucos.

Os caras trabalham 16 horas diariamente, de segunda a segunda! Eu jah desisti de acompanhar o ritmo deles pq tava pirando…

Pelo menos pelo que eu conheço, esse negócio ai de que americano não trabalha mais do que 8 horas é lenda, pelo menos americano na área de informática trabalha!!! hehe

Eu não tenho muita experiência internacional, mas eu sinceramente não acredito que os outros lugares estejam tão maravilhosos assim que o cara desrespeita o chefe e no outro dia chega e td bem! Gostaria de ouvir testemunhos de quem realmente esta lah e não de alguem q ouviu falar…

[quote=Luca]Quando um inglês fica depois da hora ele exige ganhar por isto e faz esta exigência na cara do chefe antes de ficar depois da hora.
[/quote]
Olha, aqui também é assim, pelo menos eu nunca trabalhei depois da hora sem ser pago por isto, nem quando eu trabalhava como CLT …
tem gente que aceita isto, mas eu sempre exigi e não tive problemas por isto …
ou seja, quem trabalha depois da hora e não exige ser pago, alem de ser troxa, ainda vai ser eleito para ficar depois da hora de graça sempre :stuck_out_tongue:

[quote=luidhi][quote=Proteu Alcebidiano]

=/[/quote]
Proteu, o que você entende por Pessoas no seu texto ? No meu entender, ficou meio ambíguo, não sabendo se “pessoas” são gerentes representando a empresa ou o corpo técnico.[/quote]

Desculpa se nao ficou claro, as pessoas são os representantes da empresa que assumem riscos as vezes sem saber que os prazos que estipulam sao furados. Comunicacao é interessante, estimar prazos junto ao pessoal tecnico seria o mais ideal. =)

Olá

Há uma empresa no Brasil que representa um produto canadense que é vendido para grandes bancos. Todos que eu conheço que foram lá para o Canadá tiveram pouquíssimo contato com canadenses. A maioria esmagadora dos desenvolvedores de lá desta empresa canadense são imigrantes indianos, chineses e de outras origens.

[]s
Luca

Olá

Pois eu já virei noite sem ganhar hora extra e já trabalhei com promessa de hora extra que depois não recebi. E já levei calote até da GE.

O caso que citei li em um blog de um inglês. Ele disse que sempre que é solicitado a fazer algum serviço depois da hora, ele negocia ANTES com seu chefe uma remuneração que não tem nada a ver com seu salário e que na opinião dele serviria de compensação pelo supremo esforço de deixar de beber com os amigos. Aqui no Brasil nunca vi ninguém negociar remuneração especial para ficar dpois do trabalho.

[]s
Luca

Nao entendi essa colocacao - no que isso implica?

Olá

Que vai ver que os caras que trabalham 16 horas por dia lá no projeto americano também são e isto pode representar uma diferença enorme na mentalidade.

[]s
Luca