Resolvi criar este tópico para discutir sobre o mercado de TI. Tenho visto reportagens na mídia sobre as oportunidades existentes no Brasil mas mesmo assim as vagas não são preenchidas. Sendo assim, gostaria de debater alguns tópicos, tais como: capacitação profissional, jornada de trabalho, perfil profissional e remuneração.
Falou Tudo! Os caras querem que vc tenha mestrado, doutorado, pos-doutorado, 10 certificações, trabalhar 12h por dia e pagar um salário de merda, aí vem com esse papo de tá faltando gente capacitada.
muita gente nova entrando na área e aceitando salários muito baixos (todo mundo faz isso é normal)
muitas consultorias terceirizando/“quarterizando” serviços
muita gente sem aptidão na área
desvalorização da área por ser uma profissão nova
acho que a área vai se estabilizar quando se tornar mais madura, quando as pessoas pararem de pensar “Quero entrar na área porque da R$” isso é marketing das empresas iludindo o povo brasileiro
acho que esses são alguns dos motivos.
conheço um pedreiro que ganha R$4.000,00 e tem ensino fundamental
[quote=douglaskd]- muita gente nova entrando na área e aceitando salários muito baixos (todo mundo faz isso é normal)
muitas consultorias terceirizando/“quarterizando” serviços
muita gente sem aptidão na área
desvalorização da área por ser uma profissão nova
acho que a área vai se estabilizar quando se tornar mais madura, quando as pessoas pararem de pensar “Quero entrar na área porque da R$” isso é marketing das empresas iludindo o povo brasileiro
acho que esses são alguns dos motivos.
conheço um pedreiro que ganha R$4.000,00 e tem ensino fundamental
[/quote]
O engraçado é que vc ve algumas consultorias querendo cotratar freelancers para projetos. ou seja, eles assumem a responsabildade de uma coisa e contratam um outro cara pra fazer.
E é claro que com um valor bem abaixo do mercado, convenhamos, muitos freelas não tem nem noção de quanto vale um projeto. vc olha por exemplo no freela.com.br projetos a serem entregues em 1 mes, e são projetos monstros, e tem gente que ainda se oferece.
Cara, tenho um conhecido meu aqui da minha terra, que planta verduras, na epoca de colheita ele trabalha que nem um condenado (sem folga, de seg a seg até que tenha sol ou até que consiga enxergar as plantas), e ele tira a cada colheita o suficiente para a proxima colheita, e é muito mais do que eu tiro em um ano trabalhando…
E a prostituição de profissionais é um problema muito grave, o primeiro ponto é saber valorizar seu conhecimento. e as empresas saberem que o conhecimento de cada pessoa é insubistituivel. Não adianta trocar um programador por um digitador…
Sim eles querem que vc invista em certificações e gaste uma nota pra um salario de R$ 1.000,00 como PJ, essa falta de qualificação vem da empresa que contrata não do profissional…
Baixa qualificação! Muitos profissionais se formam em algum curso técnico ou superior e acham que programar é arrastar componente para tela e fazer um CRUD, é o famoso programador POG! As empressas contratam esse profissional por um valor bem baixo, o que faz a média salarial cair! Esse é o retrato da maioria dos profissionais e das empressas por ai, nesse mercado existe excesso de “profissionais”!
2)Qualificação, Baixo Salarário! A empresa se toca que tem prejuízo com o programador POG, mas não quer elevar o salário para contratar um profissional qualificado, então entra para estátisticaca como “falta de profissional” no mercado, é o que o rmendes08 falou: “O que falta é profissional capacitado disposto a trabalhar em regime de escravidão.”
3)Qualificação e Salário Compativel!: Sim existem empresas assim, são uma minoria, mas existem e pagam o salário decente, porém falta profissional qualificado devido ao item 1.
O que eu mais vejo é o “profissional” do item 1 que reclama do salário ou que não consegue emprego mas não se qualifica para trabalhar nas empresas do item 3 e as empresas do item 2 reclamando que não conseguem profissionais qualificados que querem trabalhar de escravos.
As empresas do item 3 se não conseguem um profissional disponível no mercado aumentam os beneficios oferecidos de forma que conseguem que um profissional de outra empresa a deixe e venha trabalhar com ela. Outra coisa que vale muito aqui é QI, Quem te Indica. Nessas empresas uma indicação de um profissional de dentro da empresa vale muito mais que um currículum exemplar!
Sim eles querem que vc invista em certificações e gaste uma nota pra um salario de R$ 1.000,00 como PJ, essa falta de qualificação vem da empresa que contrata não do profissional…[/quote]
Então, eu acho que o mais correto a se afirmar seria que faltam vagas com salários compatíveis com exigências/qualificações!
Concordo neste ponto! Vagas existem, mas muitas vezes os salários não justificam os requisitos!
Isso não é bem verdade… Tudo depende dos requisitos da vaga! Tem vagas que não são facilmente preenchidas porque exigem conhecimentos ou características que não são facilmente encontrados…
Isso não é bem verdade… Tudo depende dos requisitos da vaga! Tem vagas que não são facilmente preenchidas porque exigem conhecimentos ou características que não são facilmente encontrados…[/quote]
Concordo, mas o que eu quis dizer é que uma empresa normalmente contrata para suprir uma demanda de trabalho. Se esta necessidade não foi suprida em um ou dois meses, ou não existe mais (o cliente contratou outra empresa, por exemplo), ou foi contornada com horas extras ou terceirização.
Isto sem contar que muitas empresas, ao entrar em uma concorrência ou licitação, imediatamente anunciam vagas, mesmo sem saber se vão vencer, só para adiantar o processo de seleção, caso necessário.