Falta emprego no mundo?

Oi pessoas.
Todo mundo fala que faltam pessoas qualificadas no Brasil. Eu já estou careca de saber que tem muito emprego pros profissionais que tem alguma experiência ou certificação. Mas isso acontece em outras partes do mundo ou é só no Brasil?

Em informática, faltam pessoas especializadas no mundo todo.

O gráfico abaixo (da edição de julho da Communcations da ACM) dá uma visão interessante sobre o mercado nos EUA:

Falta tudo no mundo! impressionante! :x

Não faltam calos e nem ferraduras.

Os que estao em pior situacao olhando pra esse grafico eh o pessoal de ciencias biologicas. Eu sempre achei que essa eh uma das areas que iriam expandir com o tempo, estranho.

Engano seu… no brasil falta muito mais emprego do que pessoas quailificadas…

este grafico é confiavel? é impressionante como ciencia da computação ganha de todos questão de emprego porem até hj não vi nada disto aqui no brasil não…

O Brasil tem ao mesmo tempo o problema do desemprego e de vagas que nunca são preenchidas. A causa disso é em boa parte dos casos falta de qualificação de mão-de-obra. Há casos também que ocorre que a mão-de-obra é cara demais para a remuneração correspondente. O setor de informática sofre de ambos os problemas.

tem um equivoco neste grafico… a computação é dividida em centenas de areas… e as outras atividades mostradas tem poucas divisões… então logicamente a da computação esta maior… ou seja este grafico ta completamente furado… se fosse assim se incluise neste grafico a area administrativa esta iria ganhar em disparado em numero de vagas…

Concordo com vc, as vezes a vaga não é preenchida não por falta gente capacitada, mas porq paga pouco.
Alias na area de desenvolvimento recebemos muito pouco, para um trabalho que necessita de constante aprendizagem muito conhecimento e várias habilidades, e ainda por cima tem muitas vagas.

Concordo com o que os amigos disseram, o Brasil realmente tem um sério problema, pois na nossa área onde temos diversas vagas acabam faltando profissionais qualificados e/ou acessíveis.
Não sei como são as coisas nas grandes cidades, porém onde trabalho (São José dos Campos) a empresa onde estou agora tem vagas abertas para programadores, porém ou não consegue encontrar alguém qualificado ou a pessoa que quer começar já pede de cara um salário um tanto quanto exorbitante que a empresa não consegue pagar tal valor logo de cara, pois acabam tendo como base os salários oferecidos em SP, que são diferentes aos oferecidos aqui.

Só que as pessoas ao pensarem no quanto cobrar acabam esquecendo de pensar que os preços em SP são influenciados por um padrão um tanto quanto diferente a sua cidade.
Aqui eu aceito ganhar um poco menos ao oferecido em SP, pois o padrão de vidade aqui é um tanto quanto diferente, por aqui o custo de vida é mais barato e considero a qualidade de vida mais saudável também, já morei em SP e sei que morar lá não é fácil e o salário oferecido lá tem que considerar isso também.

Bom, acho que os fatores são diversos quando pensamos no tal desemprego tanto no Brasil quanto no mundo, mas assumo que a nossa área é bem privilegiada.

Eu não acho o gráfico equivocado não. Como medir a quantidade de divisões da Ciência da Computação, e de Engenharias, por exemplo? Acho que o grafico tá falando de pessoas formadas nas respectivas áreas, e das vagas abertas para as respectivas áreas, e pronto. O gráfico não está levando em conta a divisão, o que é certo, pois isso é meio “fuzzy” e com muita sobreposição.

Além da proporção de vagas para cientistas da computação, outra coisa que surpreendeu é que parece que em outros países a carência de áreas como ciências físicas não parece tão grande quanto no Brasil.

"

O artigo de onde saiu esse gráfico também dá um exemplo:
Suponha que a M$ está querendo contratar um cara bom em desenvolvimento de software. Ela pode escolher entre contratar um pós-graduando de uma univesidade americana, que iria custar 200.000, ou um indiano, por 75.000. Os dois caras parecem muito bons e capazes de gerar 1.000.000 de renda por ano. Quem ela contrata? Resposta: ambos.