Falta pessoal qualificado em TI, diz Assespro
28 Respostas
Falta.
O que tem de aluno retardado que não sabe porra nenhuma e vai estudar TI porque acha legal baixar coisas e ver filmes e instalar codecs, não é brincadeira.
O que tem de aluno que sai sem nem saber fazer um laço for, não é brincadeira também.
Um viva a todos os incompetentes, o mercado é nosso! 
Me desculpe a Assespro.
Mais de 50% da culpa é das consultorias chupa-cabras.
Cara é claro que vc só tera software ruim contratando pessoas pelo preço mais baixo possivel, as consultorias tem que entender estagiario(nada contra fui estagiario muito tempo) não pode ser um arquiteto SR! As empresas que normalmente pagam descentemente costumam ter uma melhor qualidade de desenvolvimento e isso obvio!
Não adianta oferecer salario baixo e querer qualidade software e profissional capacitado.
Não querem investir no profissional e querem comer picanha!
verdade davi! hehe!
So na minhas sala na facul tem uns 30 que mal sabem fazer um for…
O cara entrar leigo eu ainda concordo pois entrou para aprender mas sair leigo ai tem que mata um fdp desse…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É incrivel como existem pessoas que mal sabem escrever seus nomes graduadas… Não vejo a minha graduação mais como algo especial pois qualquer um tem hj em dia…fazer facul hj e moda é so vc pagar que vc passa e se forma…
LIXO O BRASIL É UM LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Pq os caras mais fudidos em qualquer coisa não so em tecnologia não são nunca brasileiro…os unicos desse pais que fizeram nome la fora foram Pelé e os ronaldinhos…(futebol considerado um sport de periferia)
Começa pela cultura do presidente ne…coitado…
poh tetei nao precisa generalizar kra, afinal vc eh brasileiro poh, ou estou errado? tem mto cara bom por aki, o problema que a quantidade de gente ruim eh bem superior nao soh aki, mais em qualquer lugar, o brasil infelismente nao investe em educação a tempos, as faculdades estão sucumbindo, tecnologia exige recursos, etc, etc, etc… mais temos bons exemplos por aki, nao podemos simplesmente achar que tah tudo ruim e “meter o pau” no pais…
vlws
DaviPiala, LPJava, concordo em gênero, número e grau.
Muito consultoria sangue suga! Vide exemplo BRQ, Systemplan, Infomaker, só pra começar seus donos são todos ex-IBMistas …
Imagina quem era o cliente principal deles?
Infelizmente o empresário Brasileiro está muito mal acostumado - todos querem margem de lucro alta sem fazer PN …
Se depender deles esteremos, logo-logo, trabalhando por PF!
Woody
Pode crer gzofera…
Só que a galerinha que vai ficando boa (em várias àreas) se manda do nosso país procurando melhores condições de vida, ainda bem que alguns ainda estão por aqui resistindo.
Um dia houvi dizer que o desenvolvedor brasileiro estava ficando melhor que o indiano, depois descobri que na verdade o brasileiro estava ficando bom E MUUUUIIIIITTOOOO BARATO 
concordo plenamente… o problema eh esse mesmo… o pais ainda nao tem infra pra segurar os melhores aki, e eles acabam indo pra outros paises, procurando qualidade de vida melhor, salarios melhores, segurança, etc…
vlws
Não tem nada a ver isso do Brasil so ter fama com o Pelé.
Cara, tem uma PORRADA de putas cientistas por aqui, com renome do caralho. Pesquise, se quiser posso te dar varios nomes. O inventor da memoria Flash é um brasileiro gordão, encontrei com ele ele estava de havaiana, bermuda e camiseta lá na UFRN e estava falando que a empresa DELE estava doando 80mi para criar um fundo de pesquisa.
Tem vaaaarios outros nomes fodas por ai. Basta ver o universo que tu vive. =)
tah ai alguns exemplos em uma busca rapida no google
Tudo bem que tem empresa que paga mal. Mas pô galera, vamos dar um tempo também né???
Vejo uns negos sairem da faculdade já exigindo 5.000 Reais!!! E o cara reclama, mas pergunta o que ele sabe? PN!!!
Amigos, cá pra nós, emprego a baixo salário tem de rodo. Mas emprego pra pagar bem tem mais ainda! O que falta não é quem pague, falta é quem mereça ganhar bem!
Me desculpem, mas vejo um monte de gente que sai de um cursinho técnico em programação, ou com 1 ano só de experiência reclamando que quer ganhar 5000… Poxa, VAI ATRAS CARAMBA! Aprende! Corre! E lembre-se de desenvolver não só suas habilidades técnicas como também as não tecnicas. Não adianta ser o melhor programador do mundo se não sabe contar isso a ninguem.
Hoje faltam 50000 PROFISSIONAIS QUALIFICADOS. em 2012 a estimativa é de que faltem 230.000!
Será que vai faltar emprego pra quem é bom?
Abraços
Olá pessoal, não faz muito que me registrei, mas já venho acompanhando o forum como leitor a algum tempo. 
Esse era um assunto que eu estava pensando outro dia… acho que faltam muito mais é empresas qualificadas. Por exemplo, vagas para consultoria sangue-suga se vê aos montes, mas a pessoa qualificada dificilmente vai querer entrar numa dessas pela má fama que essas empresas possuem.
Há de fato uma carência de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Estima-se que gire em torno de 300.000 profissionais. O principal motivo para este problema é a baixa qualidade de cursos técnicos e superiores.
Na minha opinião, o que falta nas empresas e terem um bom modelo de governança de TI, politicas bem definidas, bons salarios e processos que garantam a aqualidade do SW. Na minha pouca experiencia (passei por duas empresas), isso parece ateh ser fantasia…
Todo mundo aqui se esquece que as empresas são feitas de pessoas. Elas são ruins exatamente por faltarem bons profissionais no mercado. Não é só programador capacitado que faltam, mais sim coordenadores, líderes de projetos, gerentes e diretores. Falta gente capacitada em todos os níveis.
Não usem a incompetência alheia como desculpa. Se está ruim e você não está ativamente combatendo isso, você é parte do problema e não da solução.
erick, eu ja tenho mais de 7 anos de experiência e passei por 7 empresas, apenas em 1 delas não vivenciei isso que falou…
um dia espero que as empresas parem de jogar dinheiro gasto com TI pela janela, ai nesse dia os profissionais que desenvolvem os sistemas - coordenadores, gerentes, desenvolvedores, etc - vão ter que se especializar pra valer e entender o que estão fazendo, além de procurar fazer bem feito uma vez de ter que refazer várias vezes depois…
acho que é uma questão de mercado mesmo, ele é que vai ditar essa “reforma da qualidade” dos profissionais…
IMHO a falta de capacitação do corpo técnico é um completa falta de capacitação dos coordenadores, líderes de projetos, gerentes e diretores. Geralmente o topo da pirâmide finge que sabe o que está acontecendo enquanto a base da pirâmide finge que sabe desenvolver software e assim vai…
Falta capacitação: http://blog.aspercom.com.br/2008/05/27/nao-jogue-dinheiro-fora-com-melhoria-de-processos/
Pra mim é fato, qualidade tem relação direta com investimento.
Se eu for um dono de consultoria, tenho que ter bons gerentes de projetos, gerentes de ti, programadores e analistas de sistemas e isso não sai de graça.
Investir no profissional que voce contratou hoje em dia faz parte do pacote e isso é realidade, não temos profissionais prontos devemos investir naqueles que temos.
É essa ansiedade por lucro que detona com a qualidade dos projetos por ae, a galera quer ganhar antes de investir!
Muito bem resumido, IMO.
Todo mundo aqui se esquece que as empresas são feitas de pessoas. Elas são ruins exatamente por faltarem bons profissionais no mercado. Não é só programador capacitado que faltam, mais sim coordenadores, líderes de projetos, gerentes e diretores. Falta gente capacitada em todos os níveis.Não usem a incompetência alheia como desculpa. Se está ruim e você não está ativamente combatendo isso, você é parte do problema e não da solução.
Mandou bem Louds… Vejo muita gente reclamar da inconpetência alheia, mas não faz nada para mudar as coisas! Quer ganhar muito, mas não faz por merecer!
Tá na hora do pessoa de TI tirar o rei da barriga e se tocar que tem sim q se esforçar muito pra poder merecer ganhar tão bem.
Hoje em dia o pessoal quer fazer um cursinho e sair ganhando 5k. Querem aumento de salário trimestral, mas não querem estudar quase nada!
Perfeito.
Para os profissionais (de qualquer nível) insatisfeitos, eu diria:
- Se a insatisfação for com os processos da empresa, e não for mais possível fazer nada para mudar isto, mude de empresa.
- Se a insatisfação for com o salário, você se julga (honestamente!) merecedor de uma melhor remuneração, e não há mais nenhum conhecimento ou experiência útil que você possa adquirir onde está, mude de empresa.
Para as empresas “3 letrinhas” (ou mais…), para as quais (Faturamento - Folha de Pagamento = :D), eu diria:
- Mude de país (Índia, China, etc.)
Sempre faltou profissional qualificado em todos ramos no Brasil, não sei pq vcs falam tanto de TI…
Essas empresas buscam recursos, não pessoas, empresas onde vc é apenas mais um recurso, vc vale o mesmo que a tia do café (sem qualquer tipo de preconceito).
Por isso fujam desse tipo de empresa!
Me passa a lista das empresas sérias do mercado pra eu tentar uma vaga lá?
Falta pessoas para todas as áreas, mais a de TI tem uma demanda gigantesca de
vagas sobrando mesmo. Pra um país que não investe nada em tecnologia até que
estamos nos saindo muito bem :-l
As maioria das empresas tbm não tem nem como investir no funcionário, ou ela contrata
alguém com experiência e paga relativamente “bem” ou pega um que não tem muita experiência e paga preço de banana.
Se houvesse uma política um pouco mais voltada para TI (isso não implica em investimentos apenas) mais coisas relacionadas a taxas mais baratas para pequenas e médias empresas, ou até incentivo em treinamentos para jovens poderiam ajudar a diminuir essas vagas que “sobram” em nosso país.
el_loko concordo contigo!
Um ponto importante também que para as empresas brasileiras conseguir sobreviver com os impostos cobrados pelo governo é dificil, principalmente na epoca de vacas magras, tirando o indice de “caloterio” ja que empresa de T.I os clientes sao Juridicos.
Experimente querer abrir uma empresa, e veja o quanto terá que tirar do bolso so para abrir no aspecto de documentação…
Ao contrario que sabemos que as multinacionais para estar aqui no Brasil, o governo esquece alguns impostos… nao sei pq, mais ele esquece uhaua!
Fato recente no inicio do ano com a empresa LG, onde declarou fechar a empresa e demitir mais de 3 mil funcionarios caso o governo cobrasse um imposto X. E ela ja estava negociando com argentina para instalar a nova fabrica caso nao entrasse em acordo com o governo federal… iai como uma empresa nacional briga com assim?
Ja tinha lido algumas reportagens abordando a falta de profissionais e realmente, aposto no colapso… no caos…
[]'s