FAQ "Wiki" p/ Iniciantes

Boa noite!
Meu nome é Douglas, sou um usuário “novo” aqui da GUJ, no entanto ja frequento o fórum a algum tempo sempre buscando mais informações e pesquisando sobre duvidas… etc.
Pois bem. De uns dias pra cá (Mais exatamente quando resolvi que quero parar de trabalhar na área de suporte, a qual me dedico atualmente, pra começar no desenvolvimento, que sempre gostei tanto) me deparei com uma série de dúvidas básicas que tanto eu quanto vários de meus colegas da faculdade & amigos da área de Informática enfrentamos quando começamos a querer nos inserir nesse nicho do mercado de trabalho. Apesar de já programar razoavelmente bem, conhecer um pouco da plataforma Java e etc, tive a idéia desse “FAQ Wiki”. Basicamente é o seguinte. Vou listar algumas das muitas questões, não apenas minhas mas as mais comuns que vejo por aí, e peço que os programadores, desenvolvedores e quaisquer membros da comunidade que se sentirem aptos e com vontade de respondê-las, deixem aqui sua contribuição. No final teremos um FAQ de certo modo respondido por vários membros da comunidade, sem revisão de textos e de acesso pra qualquer um que tiver as dúvidas, dai o termo Wiki no título ^^
Creio que venha a ser útil, e que irá evitar posts com essas dúvidas frequentes de uma maneira interessante e de vários pontos de vista. Seria legal também se qualquer um quiser postar aqui e adicionar mais questões, aumentando ainda mais a qualidade do FAQ-Wiki.

Seguem as questões Inaugurais do Post… espero que sejam úteis :slight_smile:

1- No mercado de trabalho atual, ouve-se muito a respeito das várias plataformas de desenvolvimento existentes. E uma das dúvidas que mais vejo ocorrerem é: Como está o mercado de trabalho no que diz respeito a Java x .Net?

2 - Por onde começar?

3 - Quais nichos de mercado estão preenchidos por cada plataforma?

4 - Qual delas tem mais profissionais, qual está precisando de mais mão de obra?
5 - Qual é mais divertida de se trabalhar :slight_smile: ?
6 - Em que pontos os desenvolvedores se baseiam para escolherem entre uma e outra? (Portabilidade? Facilidade de Implementação?)
7 - Quais os tipos mais comuns de projetos relacionados a cada uma (Tipo… Se vê muito Java em aplicações WEB p/ bancos, devido a segurança. Mas é comum implementar softwares comerciais de controle de estoque em Java por exemplo? Ou as empresas preferem .NET para esses tipos de aplicações? E aplicações WEB? E de pequenas Firmas e Empresas para uso interno?

8 - Quais os conhecimentos básicos e essenciais para desenvolver um bom software? Por onde começar? Focar em Modelagem? Design Patterns? JDBC? JSP? ASP NET?

9 - Livros, Cursos On-Line, Apostilas e Tutoriais ou Cursos Presenciais?

Acho que por agora é só isso :slight_smile:

Gostaria de finalizar agradecendo, desde já, a quem colaborar com esse iniciativa pequena, mas que considero importante;
Dizer que não criei esse tópico para criar guerrinhas ASP x PHP ou JAVA x .NET. Cada plataforma tem suas características e desempenham seus papéis com igual eficiência; É um tópico apenas de esclarecimento para Iniciantes a respeito de como é a visão dos desenvolvedores experientes sobre o mercado de trabalho hoje e sobre as plataformas disponíveis; A idéia é centralizar esse tipo de informação em um tópico só, e deixar essas perguntas básicas a disposição de qualquer um que, como eu, tá procurando um caminho legal pra seguir, e nada melhor que com opinião de quem conhece! :slight_smile:

Espero que gostem da idéia; Peço desculpas por qualquer coisa que eu possa ter comentado que não seja do interesse ou útil a comunidade.

Meu muito obrigado a todos,

Douglas Vargas