Fase do Desespero e do medo juntos

52 respostas
B

Pessoal, é o seguinte…

Neste tópico a discussão veio a calhar, mais ou menos, com a situação que me encontro na minha empresa.

Bom, tenho um projeto realmente GRANDE nas mãos. Trabalhar com pesquisa a dados estatísticos de todos os tipos. Uma empresa foi fazer um orçamento pro site de onde trabalho e nem quis fazer um orçamento pra esse projeto junto porque achou ele complexo demais para orçar agora… eles pediram R$ 30.000 pelo site completo (temos muitaaa informação). Eu sou o gerente do projeto. Gerente, programador, analista, testador, designer, venho fazendo tudo…

Comecei no projeto sem saber muito de java na internet e estou desenvolvendo ele há uns seis meses… agora estou num ponto crucial, as coisas já cresceram muito, e estão cada vez mais complicadas de manter e testar, além de reutilizar… Estou quase pedindo um tempo para remodelar as coisas, usar um framework, estudar mais os pattners, senão estou pensando até em desistir do projeto… estou com medo de que não possa levar tudo adiante.

Isso já aconteceu com alguém, de pegar algo monstruoso e ter de fazer uma nova versão antes mesmo da primeira sair?

Nossa… acho que estou encrencado e meu maior problema é que as coisas que fiz quatro meses atrás são muito amadoras e hoje elas travam muito minha produtividade…

Gustavo Guilherme BacK

52 Respostas

louds

Eu vivo uma situação parecida.
Tou desenvolvendo um framework p/ web e ele já esta sendo colocado em uso em dois clientes um já em produçao sendo que ele não está nem completo nem suficientemente testado.

Como desde a concepção ele estava atrasado o design é quase nulo, tem muita coisa que atrapalha a vida e da vergonha de ter sido feito por mim.

Moral da historia, hoje tou usando muito tempo refatorando varias partes para ficarem usaveis. Mas ta dando para levar.

cv1

Esse eh o classico “Plan throw one away”, e eh bem saudavel: a primeira versao do sistema, que nunca eh lancada, serve pra descobrir os erros e aprender com eles.

(vide Fred Brooks: The Mythical Man-Month)

Jogue o que tiver te atrapalhando fora e refaca direito ueh! Soh nao fique aih se lamentando pq o sistema inteiro esta sofrendo por causa de uma ou outra area que ficou feia - melhore a area feia, ao inves de tratar isso como se fosse um cancer, matando todo o resto (nossa, que analogia sombria :D)

cv1

Ah, outra palavra-chave: refactoring. :wink:

r_linux

Se quer que algo saia direito… esteja preparado para começar do zero pelo menos 1 vez.

louds

Começar do zero é o maior erro que existe no desenvolvimento de software.
Já tem código funcionando? Refatore.

B

Estou conseguindo fazer isso, mas o problema é agora estão começando a cobrar por algo aqui na empresa… e eu já tô quase estourando com meu chefe porque ele deve achar que eu faço o trabalho de uma equipe de cinco… De certa forma já estou fazendo isso cv… o problema é o tempo… daí juntando com a necessidade de resultados a coisa complica um pouco.

Um dos meus problemas é que eu mesmo fiz um “framework tabajara” para trabalhar porque ainda não conhecia os que existem no mercado, daí isso virou uma Nheca!..

Já ando refatorando muita coisa. O legal é que com todo este meu desespero estou aprendendo a usar os //TODO e o javadoc em tudo que faço…

Gustavo Guilherme BacK

B

Não sou um adpeto dessa estratégia… acho que o melhor é começar um novo projeto no Elicpse e ir pegando o que interessa e ir refatorando como sugeriu o Iron.

Gustavo Guilherme BacK

r_linux

Sim… o sentido dá frase é esse… e é claro que vc vai pegar código do que vc já tinha feito… é conhecimento que vc já tem :slight_smile: mas começando do zero… vc vai ser obrigado a passar por cada parte… ctrl+c pra cá… ctrl+v prá lá… mas cuidado… vc pode querer pegar muita coisa do que já foi feito… e não rever algumas partes… :shock:

Ironlynx

back,
Quando se atinge o estado de massa crítica(como no seu)q tudo parece q vai pelos ares,refatorar eh uma boa possibilidade do q pode ser feito!Minha dica como programador:Como não tenho a capacidade de programar como um Cv,louds ou a Bani,eu,geralmente faço uso da técnica “Dividir para conquistar”,particionando um grande problema até chegar a poucas linhas de código(…).Assim,um programador com poucos meses de experiência,como eu(6),consegue visualizar um problema ao nível mais básico possível(o q alguns chamam de sair da Integral e chegar na soma).Vc provavelmente não terá tempo para fazer isso em todo o sistema,mas naquela parte em especial q estiver te dando muito problema,faça isso.Vc terá resultados.Ou ao menos verá os erros. :wink:

louds

Uma boa coisa que vem me ajudando é planejar em paralelo a gerencia.

Todo dia invista uns 10-15 minutos pensando no que foi feito ontem e oque voce vai fazer hoje. Alêm disso dedique uns 20 minutos por semana para planejar a próxima semana.

Mesmo que isso não acrecente nada nas decisões tomadas durante o dia, pelo menos elas serâo feitas de forma mais serenas.

TedLoprao

E aí Back, parece que eu estou me vendo na sua situação, hehehe!!!

Aqui a situação é bem parecida!!! Eu comecei o projeto de um jeito, olho pra ele e não me agrado… Não tenho tempo para poder refazer as partes que não gostei… E o prazo estourando…
O que eu to fazendo é o seguinte, produzir algo para apresentar dentro de um prazo pelo menos válido (com certeza o prazo já vai ter estourado igual) e sempre que vejo uma solução melhor tento implementá-la, e anoto essas alterações para poder voltar atrás depois e arrumar o que está errado (eu sei, eu sei, essa história de mexer em algo que já esta funcionando ao invés de fazer aquilo que ainda falta fazer nem sempre dá certo… Mas vou ter que fazer de tudo para que dê!!).
Hoje eu só volto em código que já tá pronto quando não tem mais jeito… Por que o prazo que tenho é muito ilusório!!!

Fallow

cv1

Tem uma analogia muito interessante na Extreme Programming, que diz que códigos são como janelas: se elas estão quebradas, não adianta limpar ou tentar embelezar, pq vc pode cortar as mãos. Se elas estão sujas, aí sim uma limpeza vai bem…

Nao deixe janelas quebradas pra trás… demora mais pra consertar uma janela quebrada que envelheceu (depois de algumas chuvas, elas até comecam a estragar outras partes da construção…). :smiley:

TedLoprao

E aí CV, tá com espírito de filósofo de butiquim, hehehehe

cv1

Filósofo/psicólogo de boteco eu sempre fui, mas essa eu JURO que veio da extreme programming… então, ponha a culpa no Martin Fowler, Erich Gamma e Kent Beck, não em mim :wink:

bandrade

nem vem cv, a culpa eh sua sim… hehehe

projeto com prazo pequeno eh uma p****… o povo quer tudo com pressa acha q soh pq uma coisa parece simples, ela nao vai ser trabalhosa… dureza…
NUNCA fale que uma coisa eh facil de fazer em uma reuniao de projeto ou coisa q o valha, fala q vi dar trabalho, dai vc diminui as expectativas… eeehehehehe (credo)

teh…

cv1

A chave do negócio é sempre entregar mais do que prometeu :wink:

Se te pediram pra analisar quanto tempo vai demorar pra fazer X, e vc acha que vai durar Y, prometa entregar em Y+Y/2. Assim, vc entrega sempre no prazo, e tem tempo pra corrigir qualquer bobeada no meio do caminho.

Mas, como o prazo geralmente vem de cima, o jeito eh ou ser mais produtivo, ou atrasar mesmo e botar a culpa no prazo - mas mesmo assim, botar a culpa no prazo do jeito certo :smiley:

louds

É nessas horas que trabalhar em equipe pode ser bom, ou um completo desastre.
Ter estagiarios no time é uma ótima ferramenta para contenção de crises: distribua 90% da culpa entre eles, 5% ao cliente, 4% a gerencia e assuma para sí todo o 1% da equipe, para demostrar seu espírito de liderança, teamwork e empenho com os valores da empresa.

bandrade

q cruel… botar a culpa nos outros eh cruel, ainda + nos estagiarios…

louds

Não é cruel, é uma simples decisão de negocios.

dreamspeaker

Outra coisa comum é quando te pedem pra fazer alguma coisa no meio do projeto que não tem nada a ver com esse.

Aí, se o projeto já está atrasado, saio com “tudo bem, eu faço, mas isso vai atrasar o projeto em X tempo”, ontem X tende a ser acrescido conforme a necessidade. Como quase sempre o que é pedido é urgente, ganhamos mais alguns dias no projeto principal.

Isso tudo é muito errado, meu… nós vamos para o inferno… :twisted:

Rafael_Steil

Distribuir a culpa entre os estagiarios quando na verdade o erro foi seu?? hhhmmm

Rafael

cv1

Esse “hmmmmm” teve um jeitao de “Boa ideia! Vou usar agorinha mesmo!” :twisted:

bandrade

vcs sao crueis… credo…

o black_fire devia fazer o cv potter com cara de mau… ahahahaha…

bom, acho q a maior responsabilidade eh do gerente (ele ganha pra distribuir as tarefas e coordenar, não é?), claro q a culpa é distribuida pela equipe toda, todos tem uma parcela, + jogar a culpa em estagiario é covardia e desonestidade, so pq ele pode ser demitido sem custo pra empresa… dureza…

teh…

B

Gostei da tua idéia louds… vou começar a fazer isso a partir de segunda feira. :slight_smile: De certa forma venho fazendo algo parecido quando chego todo dia no trabalho, e depois de ler o GUJ, vejo o que foi feito e o que preciso… colocando tudo isso em tasks no eclipse.

Uma coisa que esta se tornando inevitável, mesmo comigo trabalhando sozinho e adotar uma metodologia de trabalho…

Po! Botar culpa em estágiário é mal!!! Afinal eles, de certa forma, fazem parte da equipe, o negócio mesmo é botar a culpa na mulher do cafézinho pelo pésssimo fornecimento do líquido sagrado.

Segue história relevante…

Em Nairobi, no Quênia, depois de um extensivo processo de recrutamento com entrevistas, testes e dinâmicas, uma grande empresa contratou um grupo de canibais:

• Agora vocês fazem parte de uma grande equipe - disse o diretor de RH, durante a cerimônia de boas vindas - Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa, por exemplo, podem ir ao nosso refeitório quando quiserem comer alguma coisa. Só peço que não comam os nossos outros funcionários!

Um mês depois, o diretor de RH os chama:

• Vocês estão trabalhando duro e eu estou satisfeito, mas a senhora do cafezinho desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?

Todos os canibais negaram com a cabeça. Depois que o chefe foi embora, o líder canibal pergunta:

• Quem foi o idiota que comeu a senhora do café?

Um deles, timidamente, ergue a mão. E o líder dá a bronca:

• Mas você é um asno mesmo! Um mês comendo gerentes, engenheiros e chefes de setor e ninguém percebeu nada… Mas você tinha que comer justo a senhora do café?

Gustavo Guilherme BacK

louds

Crueis são meus credores que insistem em ter o dinheiro deles.

“bandrade”:

o black_fire devia fazer o cv potter com cara de mau… ahahahaha…

bom, acho q a maior responsabilidade eh do gerente (ele ganha pra distribuir as tarefas e coordenar, não é?), claro q a culpa é distribuida pela equipe toda, todos tem uma parcela, + jogar a culpa em estagiario é covardia e desonestidade, so pq ele pode ser demitido sem custo pra empresa… dureza…

teh…

Não é desonestidade tão pouco covardia, é simplesmente uma forma mais corporativa de ver as coisas. A questão não é o custo financeiro de demitir um estagiario, mas sim o custo profissional e de recursos humanos. Tome para você oque todos hierarquicamenta superiores usam “enquanto a culpa desce, a gloria sobe”.

E alem de tudo, você com certeza é estagiario, ninguém defende tanto essa classe se não pertence a ela. Pode apostar que quando você conseguir carta de alforia vai passar a pensar como os demais aqui.

cancao

“dreamspeaker”:
Outra coisa comum é quando te pedem pra fazer alguma coisa no meio do projeto que não tem nada a ver com esse.

Aí, se o projeto já está atrasado, saio com “tudo bem, eu faço, mas isso vai atrasar o projeto em X tempo”, ontem X tende a ser acrescido conforme a necessidade. Como quase sempre o que é pedido é urgente, ganhamos mais alguns dias no projeto principal.

Isso tudo é muito errado, meu… nós vamos para o inferno… :twisted:

Isso fica mais chato ainda quando quem te pede para fazer X não é a mesma pessoa que te pediu para fazer o projeto atrasado! No fim das contas, um dos chefes sempre tem mais carisma (ou é menos chato) do que outro e vc acaba não conseguindo dosar o tempo correto para cada projeto. :?

Até.

Rafael_Steil

Esse “hmmmmm” teve um jeitao de “Boa ideia! Vou usar agorinha mesmo!” :twisted:

hahahaha… 8)

Pior que tem gente que eh exatamente assim :roll:

Rafael

dreamspeaker

O que o louds tá dizendo, pelo bom-senso, é errado.

Mas na vida corporativa raramente se vê bom-senso em relação aos recursos humanos. :?

louds

“dreamspeaker”:
O que o louds tá dizendo, pelo bom-senso, é errado.

Mas na vida corporativa raramente se vê bom-senso em relação aos recursos humanos. :?

O termo não é bom-senso, mas sim ética.

N

Tem diferença entre as pessoas.

:!: Algumas pessoas são ricas e qdo são superiores a alguém, querem esbanjar superioridade, pois isso já vem de berço.
:!: Algumas pessoas que são pobres e virão ricas (ou às vezes pensam que são) querem mostrar que agora estão por cima, talvez isso aconteça por causa de maus tratos de seus patrões no passado ou talvez porque a pessoa é um pé no s… e quer aparecer
:!: Algumas não mudam seu comportamento estando rica ou pobre, feia ou bonita, doente ou não; então muita calma nessa hora de por a culpa em alguém, o mundo corporativo é um antro de cobras, mas nem por isso vc tem que ser uma. Sei que alguns vão falar que tô falando besteira, mas dinheiro, superioridade e poder não é tudo na vida; ser uma boa pessoa de vezes em quando faz bem !!!

louds

Ok, eu gostaria de concordar com você, mas como o horario comercial ainda não acabou…

B

Uma coisa é certa… o cara que pisa em alguém no trabalho é porque deixam ele pisar. O cara é o chefe, o líder e acha que é o dono do mundo, enquanto houver quem baixe a cabeça pra ele, é claro que nunca vai deixar de pisar nos outros…

(esse papo tá mais pra aula de ética… :smiley: adoro filosofia)

Gustavo Guilherme BacK

M

Não basta ser estagiário, tem que ser escravo tmb… lêlê lêlê lêlêlê

Abdon

Eu vou começar a procurar um estagio…
Fiquei com medo depois desta

bandrade

nao louds, eu nao sou estagiario… o problema é q passar a culpa pros mais fracos nao é nem um pouco ético / bacana / legal / justo… é sacanagem mesmo… ainda mais se vc se omite da culpa.

soh isso…

louds

“bandrade”:
nao louds, eu nao sou estagiario… o problema é q passar a culpa pros mais fracos nao é nem um pouco ético / bacana / legal / justo… é sacanagem mesmo… ainda mais se vc se omite da culpa.
soh isso…

Eu não falei em passar a culpa. Eu disse em delegar a culpa aos culpados, ou quase. Cada funcionario de uma corporação tem uma função, um propósito de ser, seja servir o cafézinho, tomar decisões da estrategia de negocios ou assumir culpa; cada um tem seu papel para mover as engrenagens empresariais que permitem o show continuar.

Mas chega de sacanear estagiarios, isso todo mundo sabe fazer.

r_linux

Sua brincadeira saiu cara em lounds… hehehe… :shock: :lol:

louds

Sim, eu deveria usar mais as tag de [comentario-acido] e [comentario-sarcastico]

r_linux

Edita a mensagem… apaga o comentario… e se finge de morto :slight_smile:

Puck

Bom, estagiario já é uma pessoa que ta aprendendo e não tem a menor responsabilidade pelo que faz pq sempre toma-se a inicial de que alguem vai conferir o trabalho dele. Vamos a carochinha:

Então…se vc quer usar os STags, blz…eles são esforçados e muito avidos por responsabilidades … mas todo mundo sabe q erro de STag é erro de quem cuida do Stag… é uma faca de 2 legumes…

rodrigoallemand

Otima história!
Resumindo: a estagiária sofria de assédio sexual, não produzia nada e ainda foi efetivada. O Buck, que é um cara “safo”, continua fazendo a mesma merdinha de relatório… e vcs não acham que estagiário tem que sofrer?!?
O ultimo que eu contratei eu avise: “Ao assinar este contrato vc estará passando a sua alma para o meu nome. Tem certeza do que quer fazer?”

Puck

Rodrigo…

Me parece que vc sofreu algum abuso quando era estg!? …
Fique a vontade para compartilhar com a gente… estamos aqui para ajudar… hehehe … :twisted:

rodrigoallemand

Puck:
Rodrigo…

Me parece que vc sofreu algum abuso quando era estg!? …
Fique a vontade para compartilhar com a gente… estamos aqui para ajudar… hehehe … :twisted:

Auhauhauhauh
Não, não sofri não… até porque eu fiz estágio numa empresa bastante conceituada no mercado onde eu fiquei de 3 a 4 meses direto fazendo cursos sobre as metodologias de desenvolvimento, os padrões e processos, CMMI, MPS-Br, JSE, JEE, JME, Struts, Hibernate… etc…
Ai, quando acabou todo esse treinamento, eu comecei a desenvolver com uma galera cascuda, então não sobrava nada pra mim! Só ficava estudando os códigos gerados pela equipe!

Mas, o tempo passa e agora, na minha empresa é diferente: Estagiário chegou, já tem JavaDoc pra ele fazer, já tem passagem de UML, passagem de modelo relacional, escrever UC gravado em Mp3 e coisas do tipo! auhauhauh

Puck

Então…e vc ainda tem a cara de pau de dizer que não maltrata STAG??? huahuahuha
Alias… eu preciso me tornar um STAG … pq nem eu nem o “Buck” aguentamos mais fazer relatorio no excel… huhauhauhauh… vc ja começou o stag com exp? ou tinha só os cursos?

rodrigoallemand

Puck:
Então…e vc ainda tem a cara de pau de dizer que não maltrata STAG??? huahuahuha

Calmae!!! Eu falei que quando assinam contrato de estagio comigo, é o mesmo que vender a alma!!!

Puck:

Alias… eu preciso me tornar um STAG … pq nem eu nem o “Buck” aguentamos mais fazer relatorio no excel… huhauhauhauh… vc ja começou o stag com exp? ou tinha só os cursos?

Minha experiencia era maior em VB, ASP e coisas do mundo client-server. Mexi muito com Excel e VBA, fazendo relatórios e modelando dados no Access…
Mas o inicio, teoricamente para um estagiário, não depende de conhecimento… pelo menos eu não exijo!

Puck

Otemo… e pra onde eu envio meu curriculum msm??? huahuahuaha
Eu to tentando entrar nessa area agora… conheço um poko de html mas ja to na Impacta fazendo o curso de Java Programmer … to em SQL agora…

rodrigoallemand

Vc está no Rio?!?
Não sei se ele funciona para outros estados, mas existe um site que envia vários pedidos de estágiários para a “panela” que está cadastrada nele… se é que vc me entende!

Puck

Putz!

To nada … to em Sp…
Tipo, qual é site…a gente testa…huahuahuhaa

rodrigoallemand

Puck:
Putz!

To nada … to em Sp…
Tipo, qual é site…a gente testa…huahuahuhaa

Enviada em MP!

ramilani12

maldoso vc hein Louds…

Agora antes de implementar a primeira linha de código tenha um planejamento do projeto , pelo autor tópico disse ele praticamente faz tudo mas prq?

Hal_Jordan

É engraçado ler o topico sobre CMMI comentarios como “Nao sei o verdadeiro valor do CMMI”, ou “CMMI só serve para me atrasar”…
E ler esse topico depois… :roll: :roll: :roll: :roll:

rodrigoallemand

Hal Jordan:
É engraçado ler o topico sobre CMMI comentarios como “Nao sei o verdadeiro valor do CMMI”, ou “CMMI só serve para me atrasar”…
E ler esse topico depois… :roll: :roll: :roll: :roll:

Mas o que foi dito sobre CMMi?!? Eu só citei os cursos que fiz como estagiário… Na epoca eu achava enrolação… mas mudei minha opnião,… agora ele só atrapalha… auhauhauhauh
Brincadeira!!! :twisted: :twisted:

Criado 26 de novembro de 2003
Ultima resposta 1 de nov. de 2007
Respostas 52
Participantes 17