for(inti=0;i<3;i++){Stringa=JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite o valor A ["+i+"]");A[i]=Integer.parseInt(a);}Stringsaida="";intfat=1;for(inti=0;i<3;i++){B[i]=A[i];fat*=fat*i;saida+="B["+i+"] ="+fat+"\n";}JOptionPane.showMessageDialog(null,saida);}}
Crie um método que receba um inteiro por parametro e retorno o fatorial desse número.
publicintfatorial(intnum){// Calculo aqui e retorna o valor}
Normalmente implementamos Fatorial com recursividade, de uma pesquisada… olhe bem o exemplo que dei para voce e tente achar a lógica (como de calcula) o fatorial de um número.
Exemplos:
Fatorial de 4: 4321 = 24
Fatorial de 3: 321 = 6
Fatorial de 2: 21 = 2;
Fatorial de 1: 1
cristianequeiroz1
vou tentar de novo!
obrigado mesmo!!
se nao conseguir vou ter que pedir help de novo…
GustavoLaguna
Sem problemas
cristianequeiroz1
O pior que eu to tentando e nao descubro…
ja fiz varias tentativas… eu sei calcular o fatorial so que eu nao sei onde eu coloco pra dar certo!
me ajudem!
GustavoLaguna
Voce fez o método para calcular? Poste seu código para vermos o que voce fez e onde podemos ajudar.
cristianequeiroz1
o calculo do fatorial é :
fat= fat*i
?
doug
Olá…
Então se tiver usando recursividade é n*fat(n-1)…
blzz…
flwssss
thundercas
Cristiane,
Pesquise em algum site de busca sobre Fatorial, lembre qe há regras específicas em qualquer operação matemática, você deve incluíl-las no seu programa. Caso não consiga montar um loop para cálculo do fatorial, você pode procurar na internet um algoritmo para tal cálculo. Depois é só converter pra Java ^^
Boa sorte
Valder_Olmo_Correa
Cristiane, vou te dar o peixe, mas veja se aprenda a pescar. Você deve não estar entendendo o que é fatorial de um número. Bem, fatorial é o seguinte, por exemplo, fatorial de 5, escreve-se 5!, e é calculado da seguinte forma:
5! = 54321 = 120
Aí vai o código para você estudar.
importjava.util.Scanner;// Programa utiliza a classe ScannerpublicclassFatorial{publicstaticvoidmain(String[]args){// Cria Scanner para obter entrada a partir da janela de comandoScannerinput=newScanner(System.in);// Declaração de variáveisintn,i,fat;// Inicializa fat com 1fat=1;// Pede para que seja informado o número aser calculado o fatorialSystem.out.println("Informe o número para ser calculado o fatorial:/n");// Por meio da classe Scanner o aplicatico lê o número a ser calculado seu fatorialn=input.nextInt();// Varre a variável i de 1 até n e multiplica a variável fat por i para assim conseguir o fatorial de nfor(i=1;i<=n;i++){fat=fat*i;}// Imprime o fatorial de n na telaSystem.out.println("O fatorial de "+n+" é "+fat);// Encerra o aplicativoSystem.exit(0);}}
Ironlynx
Cristiane, esse é um assunto recorrente.PEsquise sobre MathUtils aqui no GUJ, e vc encontrará um tópico com N maneiras de se implementar uma Fatorial/Fibonacci entre outros.