Favorecimento da composiçao sobre a herança

17 respostas
W
Olá pessoal do guj, sou iniciante em java e gostaria de saber quando devo usar herança e quando devo favorecer a composiçao. Eu sei que a composiçao torna meu sistema mais flexível e permite escolher objetos em tempo de execuçao, porém com a herança eue posso reaproveitar código, porém eu fico preso a um hierarquia de classes, entao pessoal devo  usar herança quando as subclasses realmente são um subtipo de da classe mãe?

17 Respostas

A

Carinha, o que eu tenho visto é que no desenvolvimento o pessoal acaba usando as duas coisas: composição para expor uma API publicamente e herança para gerar uma implementação padrão da API. O projeto eclipse faz isto o tempo todo: eles especificam interfaces para acoplar todos os plugins que eles fazem, e fazem uma implementação padrão, abstrata, dessas interfaces. Aí a pessoa pode simplesmente aplicar herança para gerar sua classe específica, ou até reimplementar a interface toda do nada…

rafaelrodrigues1607

Amigo. Estava dando uma procurada e encontrei a explicação de outro colega que foi muito boa. Segue abaixo:

Em primeiro lugar Herança e Composição são dois mecanimos utilizados para reutilizar funcionalidades.
Até hj alguns programadores acham q herança é o q há no mundo!!! Mas na verdade composição é muito mais superior.
Na Herança, as classes estendem métodos e atributos da classe Pai (Mãe, Superclasse ou como queira chamar), já a composição estende uma classe pela delegação de trabalho para outro objeto.
Um exemplo de composição: um controle de domínios de uma empresa!! Uma empresa “tem um” endereço. Podemos deixar o objeto empresa responsável pelo objeto endereço e temos aí uma agregação composta ou em outras palavras composição.