Fazendo deploy no Tomcat usando ANT

Ola,

Vi um pessoal aqui perguntando como fazer o deploy no tomcat usando o ANT. Abaixo tem um exemplo de como fazer, espero ajudar, se alguem quiser dar uma melhorada fiquem a vontade…
Usei esse exemplo em um Dynamic Web Project no Eclipse 3 rodando com Tomcat 5.5.27 no Windows …

Documentação do ANT
Documentação do Tomcat 5.5
[]´s

Arquivo build.properties

Aqui eu defino algumas variáveis como o home do tomcat, a pasta webapps, a url onde está o manager e login e senha…

deploy.path=D:/Apache Software Foundation/Tomcat 5.5/webapps tomcat.home=D:/Apache Software Foundation/Tomcat 5.5 tomcat.manager.url=http://localhost:8080/manager tomcat.manager.username=admin tomcat.manager.password=admin

Arquivo build.xml

[code]<project name=“meu-projeto” basedir="." default=“deploy-local”>

&lt;property file="build.properties" /&gt;
&lt;property name="web.dir" value="war" /&gt;
&lt;property name="src.dir" value="src" /&gt;
&lt;property name="project.name" value="meu-projeto" /&gt;
&lt;property name="dist.dir" value="dist" /&gt;
&lt;property name="build.classes.dir" value="${web.dir}/WEB-INF/classes" /&gt;		

&lt;!-- define o classpath do projeto, usa os .jars presentes no Tomcat --&gt;
&lt;path id="master-classpath"&gt;
	&lt;fileset dir="${web.dir}/WEB-INF/lib"&gt;
    	&lt;include name="**/*.jar" /&gt;
    &lt;/fileset&gt;
	&lt;fileset dir="${tomcat.home}/common/lib"&gt;
		&lt;include name="servlet*.jar"/&gt;
	    &lt;include name="jsp-api.jar"/&gt;        	
	    &lt;include name="mail.jar"/&gt;        	
	    &lt;include name="activation.jar"/&gt;        	        	
	&lt;/fileset&gt;    	
    &lt;pathelement path="${build.classes.dir}"/&gt;
&lt;/path&gt;		

&lt;!-- compila --&gt;	
    &lt;target name="build"&gt;
	&lt;echo&gt;Compilando...&lt;/echo&gt;
    &lt;javac destdir="${build.classes.dir}" debug="true"
           deprecation="false" optimize="false" 
    	   failonerror="true"&gt;
           &lt;src path="${src.dir}"/&gt;
           &lt;classpath refid="master-classpath"/&gt;
    &lt;/javac&gt;
&lt;/target&gt;

&lt;!-- gera o .war e copia para a pasta dist do projeto --&gt;
&lt;target name="create-war" depends="build"&gt;
	&lt;echo&gt;Gerando war ...&lt;/echo&gt;
	&lt;mkdir dir="${dist.dir}" /&gt;		
	&lt;war destfile="${dist.dir}/${project.name}.war" webxml="${web.dir}/WEB-INF/web.xml"&gt;
		&lt;fileset dir="${web.dir}"&gt;
	    	&lt;include name="**/*.*"/&gt;				
			&lt;exclude name="**/*web.xml"/&gt;				
	    &lt;/fileset&gt;
	&lt;/war&gt;
&lt;/target&gt;

&lt;!-- apenas copia o .war para o webapps do tomcat, precisa estar com auto-deploy para funcionar
    caso contrário precisa de uma outra task para reiniciar o projeto, não precisa reiniciar o servidor --&gt;
&lt;target name="deploy-local" depends="create-war"&gt;
	&lt;echo&gt;Fazendo o deploy no tomcat ...&lt;/echo&gt;
	&lt;copy file="${dist.dir}/${project.name}.war" todir="${tomcat.home}/webapps" /&gt;
&lt;/target&gt;

&lt;!-- remove a pasta dist e outras que precisar --&gt;
&lt;target name="clean"&gt;
	&lt;echo&gt;Removendo diretórios não usados ...&lt;/echo&gt;
	&lt;delete dir="${dist.dir}" /&gt;
&lt;/target&gt;	

</project>[/code]

Ola…
E como tu configura o tomcat no eclipse para gerar a pasta dentro do webapps do Tomcat?
Alguem sabe??

Oi

Não estou com o Eclipse agora, o que você quer fazer é na hora de adicionar o projeto no eclipse ele seja adicionado na pasta webapp do Tomcat certo? Basta clicar duas vezes no Tomcat na aba server e selecionar uma opção do tipo “takes control of webapp” alguma coisa assim…

Você pode dar um browse e selecionar outra pasta qualquer também

t+

Oi

Não sei se você ainda está precisando disso, de qq forma segue anexo um print-screen do que tem que fazer

t+

Olá, aproveitando o assunto estou com dificudade de rodar duas aplicaçoes servlets usando o tomcat e netbeans. eu já coloquei o arquivo .war de cada uma das aplicaçoes no webapp do tomcat, vou em na pasta bin do mesmo e dou start. logo as pastas sao criadas, mas quando eu vou colocar o caminho (url-pattern) no browser para verificar se a aplicação está funcionando, da sempre falha no carregamento da pag e quando executo elas pelo netbeans, funciona.

estou usando essas duas aplicaçoes em servlet para comunicar com um aplicação jme e banco. O que será que pode ser?

grato.