Fazendo IF com JRadioButton

Olá, pessoal,

Eu estou usando dois JRadioButton no meu aplicativo,

JRadioButton radio1 = new JRadioButton(“Paga imposto”);
JRadioButton radio2 = new JRadioButton(“Não paga imposto” );

Além desses dois eu uso um JButton (b1) comum , e estou precisando fazer um código para quando o usuário clicar nesse botão normal (b1) , através de um ActionListener, se o que está marcado é o radio1, executa uma operação, mas se o que está marcado é o radio2, executa outra operação. Meu único problema é saber como faz os IF identificando os radios, eu pensei que fosse assim:

public void actionPerformed(ActionEvent e)

if (e.getSource() == b1)

if (radio1.setSelected == true)
     //   faz uma tal operação

if (radio2.setSelected == true)
     // faz uma outra operação 

Mas isso não está dando certo, esse setSelected deve ser o problema. Alguém poderia me passar esse código, como fazer esses dois IF finais dos botões de radio que identifique qual botão de radio foi marcado pelo usuário?

Abraço, amigos.
Luca

Cara, ao invés de setSelected(), tente isSelected()

Ao Rodrigo,

Tentei fazer com o isSelected, mas não funciona também. Mas valeu sua colaboração, parecia que iria funcionar, mas…
Abraço pra você Rodrigo.

Continuo aguardando uma outra dica, de que como fazer aqueles dosi IF.

Luca

Olá, pessoal,

Eu fui ver na documentação e encontrei que esse método isSelected que o Rodrigo aconselhou a usar existe mesmo, está lá assim:

isSelected

public boolean isSelected() Returns the state of the button. True if the toggle button is selected, false if it’s not.

Returns:
true if the toggle button is selected, otherwise false

Então no meu código eu fiz o IF assim:

if (radio1.isSelected == true)
// faz a operação

if (radio2.isSelected == true)
// faz outra operação

Mas não compilou. Alguém consegue ver o erro no código?
Luca

A gente pede ajuda, mas também tem que esquentar a cabeça procurando os problemas, e eu acho que encontrei, era a falta dos dois parenteses no final do método isSelected().

Luca

O QUEE?? VC NÃO COLOCOU OS PARÊNTESES??? :shock: :shock: :shock:

Como vc quer usar de um método de uma classe sem declarar ele como tal???

heeheheheheh…brincadeira…

eu tava estranhando não funcionar, afinal o método é esse mesmo. Achei até que era algum erro na sua lógica.

blz, é isso aí, mais dúvidas é só mandar!!

valew!! gte me ajudou tbm!!!