Fazendo Select MySql com JTextField

Pessoal,

Estou precisando de uma ajuda, estou fazendo uma aplicação Java Desktop, e em algumas telas estou precisando usar selects em alguns campos JTextField e até mesmo em uma JTable, porém o select seria quando o campo perder o foco, podendo ser por enter ou Tab.

Agradeço a quem puder me orientar!

Nunca vi JTextField fazer select. Me mostra um exemplo?

Acho que não fui muito claro Darlan, o que eu to precisando é o seguinte:

Ex: tenho uma tela de cadastro de veículos, nessa tela tenho os campos, modelo, marca, versão, cliente etc. e tenho as tabelas no MySql que são relacionadas, gostaria de ao digitar o modelo “Celta” e pressionasse Tab, executasse um select e o proximo TextField Marca fosse preenchido já que os mesmos estão relacionados.

Acho que seria mais parecido com um AutoComplete.

Eu não consigo entender esse modelo ou padrão de desenvolvimento que constrói primeiro a interface do usuário (GUI) e, só depois, vai pensar na estrutura do sistema.
Desde que comecei a aprender programação, sempre fui orientado e segui o raciocínio de construir a estrutura (bancos de dados, camada de persistência, camada de negócios, controles e, por fim, a interface/tela).
De qualquer maneira, todos os elementos que estendem Component, já possuem uma série de eventos pré definidos e, um deles, especificamente para JTextField é o FocusListener. Esta interface possui dois métodos: onFocusGained e onFocusLost.
Basta que você dê uma pesquisada e conseguirá encontrar formas de implementar isso.
É fácil.

Obrigado!