Fazer CURSO ou ESTUDAR SOZINHO?

Oi Pessoal, gostaria de tirar uma duvida, para quem trabalha com Java e profissionais.

A minha duvida é a seguinte!
Trabalho com Informática faz 10a. minha area é de hardware e network.
Já fiz curso para certificação linux e cisco (ccna)

Porem estou notando que a area de programação tem um otimo salario, e uma valorização muito maior para o funcionario, que comparado a area de manutenção ou de redes.

Estou estudando Java por conta, da apostila da Caleum.
Eu já fui na Global Code assisti mini curso deles, gostei muito.

Um amigo meu, está me dando um “help” para estudar Java.
E ele comentou que eu estudando a apostila da Caleum Java Objetos + a Web eu poderia começar a trabalhar como estagiario ou programador Jr.

Ele comentou que não vale a pena fazer os cursos do basico de Java, melhor estudar sozinho.
Eu estou tentando porem fico com grandes duvidas, e presumo que poderia sanalas na sala de aula.

Sinceramente estou quase fazendo a Academia Java na Global Code, ou ver na Caleum.

Vale a pena fazer curso em uma dessas escolas pagar o valor de +/- 2000 no curso?
Ou tentar estudar sozinho? ( mesmo tentando estudar sozinho, está dificil para aprender)

E depois do curso, é facil de conseguir entrar no mercado de trabalho em programação?
Mesmo não tendo experiencia, e apenas o curso, ou se tiver a certificação?

Mto obrigado a quem tiver paciencia e responder!
Valeu Pela ajuda

Abração

Daniel 8)

com livro tu aprendes bem mais
os cursos sao rapidos e sempre um resumo

• depende de vc
    se tu tiver diciplica p/ livros num vai precisar de cursos
    e nem sempre vai ter cursos p/ tu
    se a tecnologia for nova onde tu vai fazer cursos?
    tem que ser autodedata para programacao

curso basico de java naum ajuda em arrumar nada
tu vai ter que fazer o basico e depois o web
pode botar bem mais que r$ 2.000 de gastos

até ai eu concordo!
Porem eu estou começando, e tem mtas coisas que ñ estou entendendo!

Más depois de ter uma base de conhecimento, ai sim fica + facil.

Um exemplo, eu não manjava nada em mecher em roteadores e protocolos de roteamento.
Depois que fiz o curso, e entendi o conceito, e peguei o começo.
Ai fica + facil de pegar outras coisas que ñ tem no curso, e são de um conteudo + avançado, ai como eu tenho uma base de conhecimentos, já consigo entender melhor!

Me entendeu?

Eu digo apenas no começo, depois estudar sozinho, quando se tem um entendimento e um conceito formado, já fica + facil de buscar sozinho + conhecimentos.

estude sozinho
leia livros
faça cursos
tenha contato com outros programadores
programe em casa
participe de blogs, foruns e outras comunidades para aprender mais

Olá Daniel, tudo bem?

Mudar de área tende a ser um pouco traumático no começo sim, muitas pessoas pensam em desistir e outras se perdem no meio de tanta coisa que existe para aprenderem.

A verdade é que existem perfis diferentes de aprendizado nas pessoas, algumas tem facilidade adquirir conteúdo apenas com leituras, outras se sentem mais confortáveis com aulas e tendo alguém por perto para sanar dúvidas. E isso não é demérito para ninguém, muito pelo contrário. Enfim, essa adaptação varia para cada pessoa.

Investir em cursos é sempre bem vindo, assim como investir em livros também é.

A minha sugestão é, meça seu orçamento, descubra como vc se sente mais confortável para aprender (em sala de aula ou com livros), planeje-se e siga o caminho que achar mais confortável (comprando livros ou fazendo cursos ou até mesmo os dois).

Abs

Depende da pessoa!!

Na minha opinião, curso é melhor quando você tem uma pressa maior para aprender, porque a instituição/professor vai passar as coisas mastigadas para você. Mas é claro que depende muito do aluno em realmente querer aprender ou não.

Por outro lado, quando você cai no mundo real, você vai deparar com muitos problemas que nenhum curso ensina e nesse caso ser um pouco autodidata ajuda muito, principalmente no sentido de pesquisar coisas na internet/livros e aprender “sozinho”.

Eu particularmente nunca fiz um “curso” oficial de Java (trabalho com Java desde de 2002) e sinceramente não sinto falta disso, porém coleciono vários livros e vários blogs/sites que sempre me ajudam.

Lembrando também que para ser um bom programador, além de força de vontade e muito estudo, você tem que ter “jeito para coisa”. Já vi excelentes web-designer, administradores de redes e etc, que no mundo da programação eram uma porcaria, assim como eu já vi programadores que não sabem desenvolver sites (meu caso, completa falta de criatividade).

Espero ter ajudado

Esta discussão é tão velha quanto programar 8)

Tem pessoas que precisam do curso(mais o curso é apenas uma base)
não há nada como voce chegar em casa mesmo que tenha feito curso e práticar, estudar por conta, mais cursos bons podem ajudar muito, principalmente com materiais que normalmente são exclusivos destes cursos ^^

Trabalhei 5 anos com infra
infra eh mao com açucar se for sobre plataforma window
num chega perto de programacao sobre plataformas como .net e java
Cursos:
1 - SQL - Bando de Dados
2 - Introducao a logica de programacao O.O
3 - Java Basico
4 - HTML / JavaScript
5 - Java Web
6 - EJB
Vai gastar uns 10.000 e sem garantias de empregos…uhauahuaahu

bom pessoal, mandar uma pessoa estudar sozinho eu nunca recomendo a ninguem, pois é algo que nao é para todos. Não por motivos de incapacidade e sim por questao de disciplina, cultura etc…
Estudar sozinho exige do estudante disciplina, organização e seguir rigidamente os objetivos,as tarefas da semana! etc. Há pessoas que so aprendem com alguem ali pressionado, indo todo dia para uma escola etc… há outras que odeiam isso. E um “um bom lugar para ler livro” é tudo que há de melhor…

“ler uma materia, uma revista” é uma coisa

“ler livros” é outra coisa e mais complexa…

Entao recomendo vc tentar se avaliar e ver se tem disciplina de pegar o X e traçar meta e buscar ler e aprender. somente lendo nao dar para aprender de forma como se fosse a uma escola por exemplo…

Estudar sozinho:

• vc tem que criar seus proprios exercicios
  • suas proprias maneira de como praticar
  • de avaliar
  • criar seus testes

etc… E ter a disciplina que é importante se vc marcou que hoje das 19h as 22h vai ler o cap 1,2 e praticar… entao ao sair do trabalho… va ja com foco nisso e pegue firma… e criar um ambiente de estudo para isso na sua casa é fundamental… e nao sair estudando na sala, depois vc vai para varanda, tentar ler o restante do capitulo etc…

Em anexo tem um modelo de cronograma de estudo que montei de acordo com minha necessidade… nao sei se pode servir para vc… mais veja se pode ajuda-lo…

Eu sou do time que estuda em casa e ataves dos livros… nao gosto de custo por dois muitos sao caros demais e nao tenho $$ e mesmo que tivesse nao pagaria… os livros sao mais baratos… hehe Claro que tudo há exceções um exemplo que sempre venho a citar, é se quero aprender redes, entao nao dar para aprender 100% em casa, preciso de equipamentos, é mais barato eu ir para uma escola bem equipada que querer comprar os equipamentos certo? E lá vou ter uma rede em si que na minha casa…
Agora se quero aprender programacao, livros bons que nao falta (ingles) em portugues (muitos poucos, tem q ser a dedo a contagem).

No meu blog tem essa coluna veja:
Estudos

E sobre livros essa:
livro

E a respeito de ficar confuso no inicio faz parte :smiley:
flw!

Ah tbm ñ chega a Tanto amigo!
Oq eu estou pensando em fazer para começar, e depois eu vou estudando sozinho, e pretendo já estar trabalhando com Java!

Se for na Caelum
FJ-11 : Java e Orientação a Objetos
FJ-19 : Preparatório para Certificação Java
FJ-21 : Java para Desenvolvimento Web

Ou na Global Code
Academia Java
Academia Web

Não vai chegar a 10 mil reais.

Será q consigo começar a trabalhar com Java?

E logicamente q ai já tendo uma base, eu vou pegando em livros e em forums…

Valeu pela dica dos amigos no topico ;

[quote=danvensi]Oi Pessoal

[/quote]

danvensi

Eh facil de saber se tu eh bom p/ programacao ou autodedata
Tu fez os cursos de certificacao + tu eh certificado?

se tu naum tem bom rendimento com cursos e nem com livros lascou

esqueci de anexar! o modelo!

[quote=jjose][quote=danvensi]Oi Pessoal

[/quote]

danvensi

Eh facil de saber se tu eh bom p/ programacao ou autodedata
Tu fez os cursos de certificacao + tu eh certificado?

se tu naum tem bom rendimento com cursos e nem com livros lascou
[/quote]

Ah tentei porem tirei 711 de 849 Cisco - CCNA, más kra se vc imaginar pra subnet e vlsm kakak
é mto numero :stuck_out_tongue: rs

[quote=danvensi]Ah tbm ñ chega a Tanto amigo!
Oq eu estou pensando em fazer para começar, e depois eu vou estudando sozinho, e pretendo já estar trabalhando com Java!

Se for na Caelum
FJ-11 : Java e Orientação a Objetos
FJ-19 : Preparatório para Certificação Java
FJ-21 : Java para Desenvolvimento Web

Ou na Global Code
Academia Java
Academia Web

Não vai chegar a 10 mil reais.

Será q consigo começar a trabalhar com Java?

E logicamente q ai já tendo uma base, eu vou pegando em livros e em forums…

Valeu pela dica dos amigos no topico ;[/quote]

nenhum desses cursos vai te ensinar logica o.o
tu tem que conhecer banco de dados para iniciar na programacao basica
tu tem que conhecer html e javascript p/ iniciar na programacao web
tu tem que conhecer uml p/ ser programador

agora soma + esses cursos aos que vc ja cotou
logica, banco, html, javascript e uml

todo mundo que ser programador e com dois anos de experiencia ganhar r$ 5.000

• o salario eh de acordo com trabalho e dedicacao
    tem muito programador ganhando bem pouco

Ah é bom saber desse adicionais ai kra!
Eu posso até pensar em fazer o basico do Java, para ter uma noção e uma base, e depois busco para estudar e compreender…

Html, eu tenho uma noção…
Más busco em livros e talz, depois de ter uma base, acho q fica + facil.
Valeu pelas dicas :wink:

Oi Daniel!

Acho que para escolher se vai estudar sozinho ou nao depende muito do seu perfil. Há pessoas que realmente nao gostam de assistir aulas ou ate que preferem muito mais estudar sozinhos (e aprendem mais sozinhos que em aulas!).

Mas há a maioria que prefere uma aula por diversos motivos:

• é mais facil/rapido o aprendizado

• vc esclarece duvidas na hora em que aparecem, o que melhora seu processo de aprendizagem

• fazendo um curso de qualidade, vc será exposto ao que realmente importa para voce aprender (estudando sozinho as vezes ficamos meio perdidos nisso). um bom instrutor é garantia de que vc tera as dicas, melhores praticas (nao basta saber usar, tem que usar bem!) e toda experiencia desse instrutor

Mas no fim, é o que falei la no comeco: tem perfil de pessoas em ambas as situacoes hehehe
Bom se voce estiver decidindo ainda e quiser conhecer melhor a Caelum, apareça por aqui um dia! Conheça nossa estrutura, nossos instrutores, nosso método de ensino e venha bater um papo conosco :slight_smile:

[]'s e bom inicio de carreira Java!

Sérgio

Essa pergunta divide as opniões consideravelmente :lol:

Mais se você pode pagar o curso não vejo nada d+ nisso, pelo contrário,
acho até melhor porque assim você vai aprender mais rápido e tirar
suas dúvidas na hora.

Depois que você terminar o curso(s) irá ver o imenso caminho que tem pela
frente e não vai ter pra onde correr a não ser estudar sozinho ( mais a essa
altura do campeonato o curso feito anteriormente vai ser a base pra saber
oq estudar e como estudar).

Boa sorte!

Com certeza as leituras são as grandes amigas no aprendizado, dê uma olhada na parte de artigos daqui do GUJ e vai ver quanta coisa boa e de qualidade tem por lá.

Treinamentos existem tanto os básicos para quem nunca viu uma determinada tecnologia, ou avançados para você melhorar sua produtividade em cima do que já sabe.

Não sei se financeiramente é possível, mas se puder faça o seguinte:

:arrow: procure referências aqui no fórum por um bom livro ou peque a apostila do curso básico da Caelum

:arrow: estude tudo, a apostila inteira, procure fazer um pouco todo dia, não fique muito tempo sem estudar ( senão a gente esquece, não tem jeito!)

:arrow: depois de tudo estudado, procure fazer uma aplicação simples para você, uma agenda de contatos, algo assim. É nessa hora que você vai ver o que ainda tem dúvida, procure ajuda nos fóruns se precisar. Procure usar na sua aplicação: Collections e JDBC para gravar dados em um banco MySQL.

:arrow: depois de implementado o exemplo, finalmente faça o curso. Garanto que a sua aula será outra, surgirão dúvidas que dificilmente você teria se não tivesse passado por determinada situação.

Olá…
Bem, o que é bom se fazer, é estudar por fora… bastante, ai depois você entra em curso tipo avançado e acaba aprendendo coisas novas e ainda sai com a certificação do curso. Se vc for estagiário, ai você entra na empresa e se der bem e merecer eles bancam cursos pra vc fazer. Algumas empresas fazem isso, contratam e ainda pagam pra vc aprender.