Fazer CURSO ou ESTUDAR SOZINHO?

Oi Pessoal, gostaria de tirar uma duvida, para quem trabalha com Java e profissionais.

A minha duvida é a seguinte!
Trabalho com Informática faz 10a. minha area é de hardware e network.
Já fiz curso para certificação linux e cisco (ccna)

Porem estou notando que a area de programação tem um otimo salario, e uma valorização muito maior para o funcionario, que comparado a area de manutenção ou de redes.

Estou estudando Java por conta, da apostila da Caleum.
Eu já fui na Global Code assisti mini curso deles, gostei muito.

Um amigo meu, está me dando um “help” para estudar Java.
E ele comentou que eu estudando a apostila da Caleum Java Objetos + a Web eu poderia começar a trabalhar como estagiario ou programador Jr.

Ele comentou que não vale a pena fazer os cursos do basico de Java, melhor estudar sozinho.
Eu estou tentando porem fico com grandes duvidas, e presumo que poderia sanalas na sala de aula.

Sinceramente estou quase fazendo a Academia Java na Global Code, ou ver na Caleum.

Vale a pena fazer curso em uma dessas escolas pagar o valor de +/- 2000 no curso?
Ou tentar estudar sozinho? ( mesmo tentando estudar sozinho, está dificil para aprender)

E depois do curso, é facil de conseguir entrar no mercado de trabalho em programação?
Mesmo não tendo experiencia, e apenas o curso, ou se tiver a certificação?

Mto obrigado a quem tiver paciencia e responder!
Valeu Pela ajuda

Abração

Daniel 8)

com livro tu aprendes bem mais
os cursos sao rapidos e sempre um resumo

• depende de vc
    se tu tiver diciplica p/ livros num vai precisar de cursos
    e nem sempre vai ter cursos p/ tu
    se a tecnologia for nova onde tu vai fazer cursos?
    tem que ser autodedata para programacao

curso basico de java naum ajuda em arrumar nada
tu vai ter que fazer o basico e depois o web
pode botar bem mais que r$ 2.000 de gastos

até ai eu concordo!
Porem eu estou começando, e tem mtas coisas que ñ estou entendendo!