Fazer Cursos ou Estudar sozinho JAVA?

11 respostas
luizmx04

Olá a todos do Forum,

Sou novo na área de desenvolvimento de software. Estou cursando um Técnico em Informática com Ênfase em Programação em Computadores pelo CEETPS. Estou gostando muito e especialmente a Tecnologia Java tem chamando a minha atenção. No Curso já estou aprendendo Java outras linguagens como Vb.NET. Mas gostaria de saber a opinião de todos sobre:

Fazer treinamentos especializados em Java ou comprar livros e estudar sozinho?

Moro em Santos e aqui uma certa escola que oferece treinamentos especializados tem os seguintes treinamentos:

Java c/ JSP e JavaBeans
Conteudo do Curso:
TECNOLOGIAS

JSP/SERVLETS/JAVABEANS, JSDK, JRE, JVM, J2SE, J2EE, J2ME, JDBC.

EDITORES

Conhecendo NetBeans e Eclipse.

CONFIGURAÇÕES

Instalando e Configurando Apache Tomcat e drivers JDBC.

SERVLETS

Conceitos, response, request, integração jsp, contêiner, session, application, cookies

JSP

Conceitos, respondendo informações, requesitando dados, Descobrindo informações do usuário remoto, Redirecionamento de página.

Estrutura da Linguagem

variáveis, métodos de Strings, for, switch case, while, vetores, tratamento de erros.

JDBC

Acesso a banco de dados: Instalando driver jdbc, acesso a MySQL, Access e Oracle

SQL

Usando insert, delete, select e update via Java.

OOP (Programação Orientada a Objetos)

Criação de classes e packages, propriedades, encapsulamento, métodos, overload, construtor e herança.

JAVABEANS

Criando JavaBeans, acessando via Jsp e Servlets, acesso a banco de dados via JavaBeans, usando JavaBeans no Dreamweaver.

PROJETO

Criando um projeto completo com JSP, Servlets, JavaBeans e Acesso a Banco de Dados.

EMAIL

Envio de email via Java.

Java Developer com Struts e Hibernate
Conteudo do Curso:
Projeto

será desenvolvido um sistema completo, com técnicas modernas de MVC, e utilizando xml, css, javascript, Hibernate e Struts.

Javascript e Java

Integração com validações e campos de Banco de Dados, Modificações de página sem refresh, inserção de campos dinâmicos com valores, trabalhando com camadas invisíveis e visíveis e interatividade.

XML e Java

Interatividade e dinamismo de dados, acessando via XML/JSP/JAVA, descobrindo endereço pelo CEP, preenchendo select/option dinamicamente, busca incremental.

CSS

Usando CSS ao máximo para gerar padronização e independência visual com o JSP e JavaBeans.

Struts e JSTL

Interaction, acessando vetores e coleções de banco de dados, operadores condicionais e redirecionamento.

Objetos na Session

Acessando objetos e usando login e senha para o sistema.

Hiberante

DAO (Data Access Object), Instalando, Utilizando.

Java 5 Avançado p/ Preparatório Certificação Sun CX - 310 - 055
Conteudo do Curso:
Desenvolvimento

Usar pacotes e Imports

Determinar o Comportamento em Tempo de Execução de Classes e Linhas de Comando

Usar Classes de Arquivos JAR

Usar Classpaths para Compilar Código

Atribuições

Usar Membros de Classes

Desenvolver Códigos Wrapper e de Autoboxing

Determinar os Efeitos de se Passar Variáveis a Métodos

Reconhecer Quando os Objetos se Tornam Qualificados para a Coleta de Lixo

Argumentos de Linha de Comando para Método Main

Usando Operadores

Declarações e Controles de Acesso

Declarar Classes e Interfaces

Desenvolver Interfaces e Classes Abstratas

Usar Primitivos, Arrays, Enums e Identificadores Legais

Usar métodos Estáticos, Nomeação JavaBeans e Var-Args

Orientação a Objetos

Declarar, Inicializar e Usar Membros de Classes

Usar Sobrecarga e a Subscrição

Desenvolver Construtores

Descrever o Encapsulamento, o Acoplamento e a Coesão

Usar Polimorfismo

Relacionar Modificadores e Herança

Usar Construtores de Superclasses e Controles Sobrecarregados

Usar Relações É-UM e TEM-UM

Strings, E/S, Formatação e Parsing

Usar String, StringBuilder e StringBuffer

E/S de Arquivos Usando o Pacote java.io

Serialização com o Pacote java.io

Trabalhar com Datas, Números e Moedas

Usar Expressões Regulares

Genéricos e Conjuntos

Projetos Usando Conjuntos

Subscrever equals() e hashCode(), Distinguir entre == e equals()

Usar Versões Genéricas de Conjuntos Incluindo Set, List e Map

Usar Parâmetros de Tipos, Escrever Métodos Genéricos

Usar java.util para Classificar e Fazer Buscas

Usar Comparable e Comparator

Controle de Fluxo, Exceções e Assertivas

Usar Instruções if e switch

Desenvolver Loops for, do e while − Usar Instruções break e continue

Desenvolver Código com Assertivas

Usar Instruções try, catch e finally

Descrever o efeito das Exceções

Reconhecer as Exceções mais Comuns

Threads

Iniciar Threads

Reconhecer Estados e Transições de Threads

Usar o Bloqueio de Objetos para Evitar o Acesso Simultâneo

Escrever Código que Use wait(), notify() ou notifyAll()

Espero contar com a opinião de vocês.

Valeu!!!

11 Respostas

renomoto

Eh bem interessante, mas vc melhor do a gente tem q saber o q vc quer fazer primeiro.

Como vc ta começando em java poderia fazer um curso de iniciante pra melhor conhecer a linguagem e melhorar o seu foco de estudos. Ex.: J2EE, J2ME, etc…

O começo é sempre mais dificil mas sabem o caminho das pedras fica um pouco menos. ^^

Abs!

xGambit

E ae cara, tudo bom?

Na minha opinião, auto-didata requer muita disciplina e você vai esbarrar em muitas dificuldades mas é um caminho muito recompensador porque se o fizer com maestria, poderá ir muito longe sem depender de escolas.
Inicialmente, dependendo do seu grau de assimilação, um desses cursos que descreveu pode ser um bom pontapé inicial. Eu acho que seria interessante você iniciar por um curso bem básico, logo depois, tentar o: " Java c/ JSP e JavaBeans ", juntamente com " Orientação a Objetos ". Posteriormente, ingressar no curso " Java Developer com Struts e Hibernate " porque é o que o mercado usa porém, acho que a partir daqueles dois cursos iniciais, você pode ingressar no seu desenvolvimento auto-didata!

Um abraço, boa sorte!

ddduran

Isso vai de você mesmo, se você acha que tem facilidade pra aprender sozinho compra um livro que vai te agregar muito mais que um curso.
Porem um curso te fazer acelerar o processo.

Se você está com dificuldade no começo pra se virar sozinho (por que em algum momento da sua vida profissional não vai ter jeito) vale a pena um curso.

Trabalho a 3 anos com java e nunca havia feito nenhum curso (tinha até um certo preconceito e achava perda de tempo) ai a empresa pagou o curso 26 da Caelum e achei muito bom, principalmente pela troca de experiência com o professor (que era muito bom) e os outros colegas de sala

então ai vai de você mesmo, só olha o preço :stuck_out_tongue:

ps: tb sou da baixada :D, mas trampo em Sampa

T

Blz?

Como sugestão:

1. Orientação a Objetos e UML
  2. Modelagem de banco de dados (caso vc ainda não conheça)
  3. Curso básico de java. Nada de JSP e cia.
  4. Estudar, estudar e estudar
  5. Estudar mais um pouco.

OBS: não adianda vc querer estudar a parte de java para web se vc não souber legal a parte básica, com orientação a objetos.

E continue frequentando os forums…ajuda muito.

t+

W

Moro em Santos e aqui uma certa escola que oferece treinamentos especializados tem os seguintes treinamentos:
Olá, também sou de Santos (mais vivo na ponte-rodoviária) e conheço essa escola.Em primeiro lugar acho que “Santos” de casa não faz milagre e, se vc. quer realmente aprender e se vc. tem recursos R$ é melhor vir para São Paulo fazer um curso na Caeulum ou na Global Code, porquê ???.porque Java e outras linguagens devem ser estudadas com profundidade/seriedade e os professores devem ser comprometidos e bons no que fazem e, precisam conhecer a linguagem a fundo. O fato de receber vc. uma apostila de xx páginas, e ter um professor explicando alguns detalhes de configuração (isso no GUJ, vc. aprende melhor), sem ensinar o que realmente tem que ser aplicado e usado no dia a dia.
Um outro caminho é vc. fazer um curso a distância obedecendo todos os requisitos e aprendendo desde o início.O caminho seria a iniciativa JEDI (Java Education and Development Initiative) .:
http://www.guj.com.br/posts/reply/0/68935.java
e na lista de discussão .:
http://www.grupos.com.br/grupos/dfjug
Lá vc. terá um curso completo com direito a certificação especifica em cada módulo, em + - um ano e meio vc. estará pronto para ir a luta e com todos os módulos estudados e já terá ralado bastante aqui no GUJ, afinal vc. vai continuar no GUJ né.
Boa sorte.
sds
Ps. O legal é vc. postar a suas dúvidas aqui pra gente discutir ok.

foxlaw

Sinceramente, o mercado pede que você tenha um diploma na mão, senão sempre duvidarão de suas habilidades principalmente hoje em dia onde se tem tantos cursos disponiveis. E tantos profissionais qualificados. Na hora de arrumar um trampo isso pode ser um diferencial.
Mas falando do java, como disseram ai em cima pensa em qual segmento da programação você mais curte e corre atrás. eu começaria fazendo pequenas aplicações desktop (j2se) para entender a mecanica do java. Depois você pode entrar na parte de web (j2ee) ou portatil (j2me) ou os 3 se você não se importar de ficar um pouco mais louco hauhauahuahua.

E para seguir um caminho auto ditata, pelo menos um curso basico eu acho interressante.

outra coisa interressante é manipulação de banco de dados.

bom espero ter ajudado flws ae.
ps: o começo é meio embaçado entender a mecanica do java (no meu caso que vim do clipper e vb demorou um pouco pra entender o esquema de arquitetura orientada ao objeto) Mas é a velha história, nóis capota mais num breca hehehe.

luizmx04

Ae pessoal, Valeu pelas dicas.

Meu Objetivo é começar pelo J2SE, aprender bastante e depois partir pro J2EE.

Eu vi na CALEUM e é muito por meu bolso. O da Tecnoponta parece ser uma opção alternativa.

Mesmo assim valeu pelas orientações dos senhores.

Estou no meu curso técnico começando aprender UML e modelagem e linguagens de BD.

vi que no forum tem muitas coisas.

acho qua a conclusão é no seguinte programa:

int estudo

for ( estudo = 0; estudo=“muitos anos”;estudo++)

{

estudo = estudo + estudo + estudo +estudo

} //next “muitos anos”

T

luizmx04:

int estudo

for ( estudo = 0; estudo=“muitos anos”;estudo++)

{

estudo = estudo + estudo + estudo +estudo

} //next “muitos anos”

tive um colega de trabalho que fez curso na tecnoponta e depois de _ ou - um ano de estágio se colocou como Jr. Na época ele falou que apesar de já estar utilizando na prática JSP/JavaScript e cia. lá no curso sempre aprendia alguns detalhes. eu inclusive vi a apostila mas ela não é bem explicada para estuda-la lendo sozinho. A apostila da Caelum dá para estudar sozinho.

Ahh, já testou este seu código ai? Ele tem um errinho de lógica :lol:
estudo é de tipo primitivo int, e na segunda parte da instrução for voce tentou atribuir um objeto String a ele.
Segundo problema, ali na segunda instrução deve-se ter um resultado boolean e não int, ou seja voce tem que ter uma comparação deste int por ex:

que retornará false enquanto vc não tiver estudado ai sei lá dois anos. e false após atingir 2.

se colocar

retorna um int e então dá erro de compilação

se colocar

Dai retorna um boolean, e se loop de estudo… só vai executar se voce inicializar esta variavel estudo antes de começar o for.

é assim que agente se vira aqui no GUJ :wink:

L

Olá amigos. Sou Analista de Sistemas a uns 10 ou 11 anos, eu creio… Preciso ver os meus primeiros backups…!!! lol…
Segue ai a minha solução para este problema!!

/*

• Main.java
  • Created on 23 de Setembro de 2007, 07:24
  • To change this template, choose Tools | Template Manager
  • and open the template in the editor.
    */

package javaapplication1;

/**
*

• @author rizzitiello
    */
    public class Main {
/** Creates a new instance of Main */

public Main() {

}

/**

• @param args the command line arguments
    */
    public static void main(String[] args) {
    boolean tenhoDinheiro = false;
    while (!tenhoDinheiro)
    System.out.println(“Dinheiro curto, estudar sozinho = solução!”);
    }

// Espero ter ajudado a todos !!!
// Carlos A Rizzitiello Jr.

}

Marcio_Nogueira

O estudo da tecnologia Java na minha opnião, deve iniciar por Orientação a Objetos e UML, pois em Java tudo é objeto, com exceção dos tipos primitivos.
Acho mais proveitoso, pelo fato de você estar iniciando em Java, buscar um bom curso, estudar Java na “cara e na coragem” não trará benefício neste momento. Em java há uma série de conceitos fundamentais que devem ser compreendidos e absorvidos. Pesquise cursos próximos a sua residência, peça para enviarem uma ementa, poste aqui para que possamos ajudá-lo.

Um abraço.

T

Eu prefiro estudar sozinho… Não tenho muito saco pra fazer curso…

Criado 18 de setembro de 2007
Ultima resposta 3 de out. de 2007
Respostas 11
Participantes 11