Fazer paginação

Eu ficaria muito grata se alguém me ajudasse.

Eu tenho uma página na web, onde lista (exibe) todos os registros do bando de dados, mas como são vários registros (102 registros) ao listar a página fica muito grande.

Eu tentei fazer uma “paginação” como as que tem nos sites de buscas, ( página anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | etc | próxima página ), mas não estou conseguindo desenvolver, colocar os links nas páginas de modo que liste 10 em 10 registros.
Alguém poderia me ajudar?

Eu fiz uma página simples para que vocês possam ter uma idéia.

<%@ page import=“java.sql.*”%>
<% try {
Class.forName(“org.gjt.mm.mysql.Driver”);
} catch (Exception E) { }
try {
Connection conexao = DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost/bdteste”);
Statement declaracao = conexao.createStatement();
ResultSet resultado = declaracao.executeQuery(“SELECT * FROM clientes”);

while (resultado.next()) {

%>
<html>
<body>
<table width=“399” border=“0” cellspacing=“0” cellpadding=“0”>
<tr>
<td width=“225”><%= resultado.getString(“nome”) %></td>
<td width=“228”><%= resultado.getString(“email”) %></td>
</tr>
</table>
<p>p&aacute;gina anterior&nbsp; | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | etc | &nbsp;pr&oacute;xima
p&aacute;gina</p>
</body>
</html>

<% }
resultado.close();
} catch (SQLException E) { }
%>

Camila, mudando um pouco de assunto (te recomendo dar uma lida nos design patterns de iteracao que existem por ai), mas eu queria chamar sua atencao pra isso aqui:

&#125; catch &#40;SQLException E&#41; &#123; &#125;

NUNCA faca isso no seu codigo. Se voce simplesmente joga a excecao fora desse jeito, voce nao vai saber se aconteceu algum problema com a conexao ao banco de dados ou se o seu SQL foi executado corretamente. Deixe a excecao ser tratada por quem sabe o que fazer com ela - nesse caso, definitivamente nao e’ o JSP :wink:

CV, tu sabe onde posso encontrar algumas documentações sobre design pattern principalmente voltada a Web (JSP/Servlet/Java Beans) ???

obrigado

Os Design Patterns são esses aqui…
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html

Estude o FrontController, e o ValueListHandler…

[]'s

Camila tente usar a taglib do site JSPTags, é bem fácil de usar e economiza muito tempo

mauricio.

Você sabe qual a url exata no jsptas.com que possui a taglib que faz paginação?

http://jsptags.com/