Fazer um plugin de Eclipse

alguem ja fez? sabe fazer? tem tutorial de como fazer?
sabe se é facil? como é? aonde acho referencias? exemplos?
heheeh
valeu ae

Veja esse http://www.guj.com.br/user.article.get.chain?page=1&article.id=41

Desenvolver plugins pro Eclipse é muito legal, a API é muito rica e facinante, o maior problema é que para começar a fazer qualquer coisa tem que aprender uma quantidade ENORME de coisas…

vou implementar uma ferramentinha de modelagem para minha monografia
a ideia original era um software standalone, depois pensei num plugin de eclipse
oq vc acham? oque seria mais facil? menos problematica? mais rapido?

como faço perguntas hehehe
valeu

Se não quiser fazer 1 plugin pra IDE do Eclipse, uma opção é a Rich Client Platform.
Pessoalmente acho que desenvolvendo pra eclipse vc ganha 1 ENORME quantidade de recursos que podem tornar sua ferramenta muito mais rica

em termos de facilidade e velocidade de implementacao, vc acha que um plugin de eclipse é mais rapido que um soft standalone?

Depende de alguns fatores:

-Conhecimento que voce tem em swing, se for zero, SWT/jfaces é mais simples que swing.
-Tempo a ser investido no projeto, se tiver bastante, vale a pena insvestir em um plugin, a curva de aprendisado é muito lenta no começo, mas depois que cair a ficha, fica muito facil. Coloca ai uma semana apanhando bastante pra sair do zero e cair a ficha.
-Escopo do projeto, dependedo do escopo, usar eclipse pode atrapalhar, de repente escrever umas tasks pro ant/plugin pro maven é muito mais negocio.

Um plugin pra eclipse só é legal se ele de alguma forma contribuir com o resto das ferramentas.

hum
valeu