FCKEditor - JSF - (sem FCKFaces)

Alguem conhece algum componente estilo editor html, para JSF, fora o FCKFaces (do MyFaces) e fora o do ICEFaces?

Estamos usando RichFaces aqui, e qnd tento incluir alguns dos dois, da muitos errors de integração…

Pode ser até o FCKEditor msm, mas n achei nenhum tutorial de como usar com JSF, e estou meio perdido…

Alguma sugestão?

[quote=Eklam]Alguem conhece algum componente estilo editor html, para JSF, fora o FCKFaces (do MyFaces) e fora o do ICEFaces?

Estamos usando RichFaces aqui, e qnd tento incluir alguns dos dois, da muitos errors de integração…

Pode ser até o FCKEditor msm, mas n achei nenhum tutorial de como usar com JSF, e estou meio perdido…

Alguma sugestão?[/quote]

Cara usa o Jboss Tools segue o link
http://www.jboss.org/tools/

FCKEditor é um excelente editor, e sinceramente não há necessidade de um componente JSF para ele :slight_smile: Utilize-o como javascript mesmo, é super simples de fazer e no final você consegue o mesmo efeito!

Abraços e boa sorte!

E ae Rafael! Blz?

Eu tentei usar o FCKEditor direto msm, mas n consegui, (eu não manjo nada de js) vc tem ym tutorial ou pode dar uma luz de como usar-lo ?

Vlw

O melhor tutorial que tem é do próprio site, ao menos é o único que conheço!
http://docs.fckeditor.net/FCKeditor_2.x/Developers_Guide/Integration/JavaScript

Consegui incluir o FCkEditor, mas como eu faço pra pegar o texto no meu Bean ?

Submeta o formulário :slight_smile: o FCKEditor é somente um componente javascript sobre o teu text-area, como um decorador, ao submeter o formulário (com ou sem AJAX) você tem o código HTML gerado pelo FCKEditor.

O interessante é que seja text-area seja realmente um componente JSF, nada mais. Então você o decora com o FCKEditor. Sem mistérios.
Abraços.

Eu tentei fazer isso,:

<script type="text/javascript"> var oFCKeditor = new FCKeditor('FCKeditor2'); oFCKeditor.BasePath = "#{facesContext.externalContext.request.scheme}://#{facesContext.externalContext.request.serverName}:#{facesContext.externalContext.request.serverPort}#{facesContext.externalContext.requestContextPath}/fckeditor/"; oFCKeditor.Create(); </script> <h:inputTextarea id="conteudo" value="#{noticiaMB.noticiaSelecionado.conteudo}" maxlength="40" required="true" style="width:200px; margin-left:0;" > <a4j:support event="onblur" reRender="conteudo" /> </h:inputTextarea>

Mas qnd eu rodo a apliacação é gerado o o FCKEditor, com a toolbar e uma textarea, tudo certinho, e outra textArea (a minha) logo abaixo…

Certeza que eu to fazendo algo errado…

O que está havendo?

Estavam sendo gerados o FCKEditor, ja com uma textArea, e minha textArea independente dele, embaixo…

agora eu tentei isso:

<script type="text/javascript"> window.onload = function() { var oFCKeditor = new FCKeditor( 'formu:conteudoNoticia' ) ; oFCKeditor.BasePath = "/fckeditor/" ; oFCKeditor.ReplaceTextarea() ; } </script>

e a h:inputTextarea ta sendo renderizada com o FCKEditor, bunitinho, belezinha, MAS na hora que eu vou gravar (tento acessar no Bean) tenho esse erro:

java.lang.NullPointerException
at org.richfaces.model.impl.expressive.WrappedBeanFilter.accept(WrappedBeanFilter.java:30)
at org.richfaces.model.ModifiableModel.prepareCollection(ModifiableModel.java:165)
at org.richfaces.model.ModifiableModel.walk(ModifiableModel.java:111)
at org.ajax4jsf.component.UIDataAdaptor.walk(UIDataAdaptor.java:1112)
at org.richfaces.renderkit.AbstractRowsRenderer.encodeRows(AbstractRowsRenderer.java:106)
at org.richfaces.renderkit.AbstractRowsRenderer.encodeRows(AbstractRowsRenderer.java:91)
at org.richfaces.renderkit.AbstractRowsRenderer.encodeChildren(AbstractRowsRenderer.java:138)
at javax.faces.component.UIComponentBase.encodeChildren(UIComponentBase.java:812)
at javax.faces.component.UIComponent.encodeAll(UIComponent.java:886)
at javax.faces.component.UIComponent.encodeAll(UIComponent.java:892)
at com.sun.facelets.FaceletViewHandler.renderView(FaceletViewHandler.java:571)
at org.ajax4jsf.application.ViewHandlerWrapper.renderView(ViewHandlerWrapper.java:108)
at org.ajax4jsf.application.AjaxViewHandler.renderView(AjaxViewHandler.java:189)
at com.sun.faces.lifecycle.RenderResponsePhase.execute(RenderResponsePhase.java:106)
at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.phase(LifecycleImpl.java:251)
at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.render(LifecycleImpl.java:144)
at javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:245)
.
.
.

Parece que ´r do richFaces, mas n faço ideia do pq…

Isso me parece ser outro problema. Faça o seguinte, remova o fckeditor da página e faça a mesma operação sem ele.

To tentando utilizar o FCKeditor com o Richfaces, so que to com o seguinte problema. To tentando incluir o componente dentro de um modalpanel, so que ele nao ta renderizando o editor html, se eu tirar o modalpanel ai renderizar normalmente. Alguem poderia me explicar pq com o modalpanel não funciona???

pessoal, vou desenterrar este post.
apesar de dizerem que eh relativamente simples fazer o ckeditor ( antigo fck ) funcionar, nao consigo de forma alguma carrega-lo?
simplemente o textarea renderiza e some rapidamente.
alguem ja passou por isso ou saberia me dizer o que estou fazendo de errado?

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />
<script type="text/javascript" src="./resources/ckeditor.js"></script>

<title>teste</title>
</head>

<body>
<f:view>
	<a4j:form id="frMain">
		<h:inputTextarea id="ckEditor" style="height : 60px; width : 261px;" />
		<script type="text/javascript">
				CKEDITOR.replace( 'frMain:ckEditor' );
		</script>
	</a4j:form>
</f:view>
</body>
</html>

Boa tarde eu estou usando o FCKeditor com JSF eu não consigo pegar o id ou o nome atribuido no inputTextarea <h:inputTextarea id=“conteudo” name=“conteudo” />
a cada atualização da aplicação no servidor o nome mudar tem como consertar?

muda de “j_idt8:conteudo” para “j_idt9:conteudo” e … segue…

preciso fazer isso na pagina .xhtml:

<h:head>
#{msg.tituloSite}

<script type="text/javascript">
	window.onload = function()
	{
	var oFCKeditor = new FCKeditor('j_idt9:conteudo') ;
	oFCKeditor.BasePath = "#{facesContext.externalContext.requestContextPath}/resources/javascript/fckeditor/";
	oFCKeditor.ReplaceTextarea() ;
	}
</script> 

</h:head>
<h:body>

<h:outputText value=“Conteúdo:” />
<h:inputTextarea id=“conteudo” name=“conteudo” rows=“40” cols=“72” value="#{paginaControlador.pagina.pag_conteudo}" />

eu preciso pegar o nome atribuido ao inputTextarea e enviar ao javascript

Erivando