Fedora 17 - Alguém usa?

Olás,

Gostaria de saber quem utiliza a distribuição linux Fedora 17, e o que acham dele?

Outra dúvida que tenho é se consigo através do Fedora acessar minha partição do windows formatada em NFTS.

Obrigado :wink:

Acessa sim cara, partições windows são acessíveis via linux tranquilamente,
só o acesso a partições do Linux no Windows é um pouco mais complicado, pois o Windows não tem suporte aos formatos Linux (ext e etc)
mas existem softwares que leem essas partições do linux e tornam acessíveis via Windows

Fedora 17 também é uma curiosidade que tenho, pois no momento uso mais o Ubuntu

gostaria de saber também como o Gnome 3 roda com o Fedora 17?

Abraço!

Uso o Ubuntu mas não gostei muito do Unity, vinha dando alguns problemas. Mexi com fedora na versão 15 se não me engano e com o OpenSuse. Se fosse recomendar uma distro eu recomendaria o OpenSuse.

Então… meu objetivo principal é aprender uma distribuição linux que seja mais similar aos servidores de produção, e que ao mesmo tempo eu possa usar em casa.

Como pelo que pesquisei, a maior parte dos servidores de produção usam RedHat, CentOS ou Debian, então até o momento estou optando pelo Fedora que é uma distribuição bastante similar ao RedHat e CentOS. Assim, eu familiarizando com os comandos do fedora, consequentemente eu acabo familiarizando com os comandos dessas duas distribuições (RedHat, CentOS), correto?

Olá,

Eu uso Fedora 17 com KDE, escolhi por razões sentimentais pois sempre fui chegado à familia do red hat hehe

Ele não fica nada a dever ao Ubuntu quanto a facilidade de uso, reconheceu o hardware todo de primeira, rede wireless super simpes de configurar, e tem um gerenciador de pacotes (Apper) tão bom quanto o ubuntu software center.

A escolha realmente é questão de estilo mesmo, tanto na parte de administração do sistema (algumas configurações e serviços são diferentes) quanto na interface gráfica (Ubuntu é mais bonito e moderno, o Fedora tem uma carinha mais “antiga”, tradicional)

Trabalhei bastante com Suse em servidores, é excelente. Só que fui experimentar o opensuse no desktop e não gostei muito não… a cara era meio feinha, e o driver da minha interface de rede tinha bugs :frowning: .

Trabalhei bastante com Suse em servidores, é excelente. Só que fui experimentar o opensuse no desktop e não gostei muito não… a cara era meio feinha, e o driver da minha interface de rede tinha bugs :frowning: .[/quote]

então nunca usei o SUSE, usei muito o Fedora, desde o 9 até o 13 depois passei a usar o Ubuntu,
na empresa em que trabalhava tinhamos um servidor proxy rodando Fedora 9 perfeitamente, e com muito pouca manutenção, muito estável

tenho curiosidade em usar o SUSE, muita gente fala muito bem dessa distro, mas nunca cheguei a usar

o CentOS também é muito bom pra servidores, até por que ele nada mais é que uma versão gratuita do RedHat :slight_smile:

[quote=gomesrod]Olá,

Eu uso Fedora 17 com KDE, escolhi por razões sentimentais pois sempre fui chegado à familia do red hat hehe

Ele não fica nada a dever ao Ubuntu quanto a facilidade de uso, reconheceu o hardware todo de primeira, rede wireless super simpes de configurar, e tem um gerenciador de pacotes (Apper) tão bom quanto o ubuntu software center.

A escolha realmente é questão de estilo mesmo, tanto na parte de administração do sistema (algumas configurações e serviços são diferentes) quanto na interface gráfica (Ubuntu é mais bonito e moderno, o Fedora tem uma carinha mais “antiga”, tradicional)[/quote]

Vc optou por usar o KDE ao invês do Gnome porque? Simplesmente mais afinidade, ou achou o KDE melhor?

Bom, eu uso o Fedora há um tempinho. A versão 17 usei em um notebook sony e agora está virtualizado no meu notebook mais novo.

Em relação ao Gnome eu não posso opinar muito porque não fui com a cara dele (é o ambiente padrão do Fedora, mas ele suporta o KDE, XFCE, LXDE e por aí vai - dê uma olhada no Fedora Spins), mas o KDE roda muito bem, está muito mais estável (em 4 meses que instalei o Fedora 17 num ambiente virtualizado não tive travamento no KDE, e uso diariamente a distro).

Quando usei no Desktop, foi muito mais simples instalar os drivers, nos notebooks sony você acaba perdendo umas coisas e outras você dá uma “voltinha” pra fazer funcionar meia boca. Aí o problema é mais dos fabricantes do que do Fedora.

No geral, acho o yum mais bacana de usar do que o apt-get (isso levando em conta de que usei o Ubuntu só até a versão 9) e sempre que precisei voltar os updates fazia sem muito esforço, é simples instalar pacotes de 32 bits no sistema de 64 bits quando necessário e o search dele é muito satisfatório. Uma coisa que as pessoas acabam reclamando do Fedora é que ele não toca MP3 e outras coisas, mas a filosofia do Fedora é ser 100% opensource e os codecs MP3 não o são. Pra isso basta apenas instalar os repositórios do RPM Fusion e pronto, até os drivers da nvidia ficam fáceis de instalar.

Atualmente eu não conheço muito de outras distros, mas sou um usuário Fedora muito satisfeito. Tive alguns problemas com hibernação e suspensão do notebook, mas não foi nada que me atrapalhasse demais. Hoje eu uso um ambiente virtualizado no Linux do notebook porque estou de saco cheio de procurar drivers e por facilidade, já que eu copio a máquina virtual e jogo no meu Desktop pra usar tranquilamente, sem contar o fato de que utilizo programas que não são realidade no Linux e dual boot não é uma opção viável quando se tem hardware pra usar máquinas virtuais.

[quote=blastec]Então… meu objetivo principal é aprender uma distribuição linux que seja mais similar aos servidores de produção, e que ao mesmo tempo eu possa usar em casa.

Como pelo que pesquisei, a maior parte dos servidores de produção usam RedHat, CentOS ou Debian, então até o momento estou optando pelo Fedora que é uma distribuição bastante similar ao RedHat e CentOS. Assim, eu familiarizando com os comandos do fedora, consequentemente eu acabo familiarizando com os comandos dessas duas distribuições (RedHat, CentOS), correto?[/quote]

Exatamente! Eu uso Fedora e CentOS e por causa disso :slight_smile:

Muito obrigado pelas respostas! Vlw´s :wink:

Eu uso Fedora 17 com Gnome apenas por comodidade (acabei me acostumanto com o Gnome). No momento, não encontrei nenhum problema com a distro mesmo usando a nova interface do Gnome.

Acho que usar uma distro em particular fica mais atraente quando você customiza ele, dando uma cara única para quem vê e que agrade ao usuário.

Nós na empresa usavamos o Ubuntu e desde a versão 10.04 até a 12.10,

Por questões de desempenho deixamos o ubuntu,

EU escolhi o Fedora 17 e o estagiário foi comigo, os outros escolheram o Debian…

Eu percebi uma diferença muito grande em desempenho, testei várias coisas ex:

Tenho um projeto GWT que quando compilava(gwt faz parse para Java Script) no ubuntu demorava sem sacanagem 12 min…(juro, pensei em até comprar para um MAC i7),

Já no fedora da um minuto no máximo, fiz e refiz várias vezes,

Outros exemplos são ao abrir o eclipse com vários projetos e plugins, no ubuntu a tela ficava até preta, no Fedora é muito mais rápido…

Meus colegas no Debian tbm sentiram uma diferenca grande em relação ao ubuntu tbm,

Sim ao Hibernar ele ele te com pau mesmo, e tem mais alguma coisinha ou outra,

Abrcs…

Acho que de todas as distribuições citadas aqui, já usei todas por algum período de tempo, sou uma pessoa bastante insatisfeita. :lol:

Hoje em dia estou no Ubuntu porque ele oferece a melhor experiência do usuário, uma vez que você conhece os atalhos do unity, as fontes, os temas e etc, fica difícil usar um CentOS ou Debian com Gnome 2.x, claro que são propostas diferentes, mas eu uso linux full time, pra trabalho ou lazer.

O Ubuntu é baseado no Debian, logo você terá facilidade ao se deparar com um servidor Debian, particularmente eu uso o Ubuntu, mas pouco uso a GUI pras minhas tarefas.

O Fedora, na minha opinião, é uma espécia de “beta test” do RHEL, ou seja, o que for inserido no Fedora e for bem sucedido é candidato a entrar no RHEL, isso fica bem claro pela quantidade de alterações realizadas em cada versão e a quantidade de updates liberados. O Ubuntu chega até a ser mais estável nesse ponto (embora isso seja muito discutível), logo se você prefirir estabilidade no mundo dos RPM, recomendo o CentOS ou RHEL (se você tiver disposto a gastar).

A única coisa que ainda me irrita no Linux hoje em dia são os drivers proprietários, tem um bug do plymouth + drivers proprietários ATI ou nVidia que já se arrasta por vários anos, mas acredito que esteja próximo de ser resolvido. Se você for investir em hardware para linux, recomendo que você compre uma arquitetura 100% intel (processador, vga, wi-fi, etc), principalmente em notebooks, você vai minimizar muito os problemas.

NÃO SEI! kkkkk

É afinidade mesmo, costume do tempo do Conectiva

Concordo! Algumas transições costumam ser meio dolorosas no Fedora por conta disso. Vi uma porrada de reclamações quando trocaram os nomes das interfaces de rede, por exemplo.

Pra mim é o maior problema do Linux, e nem é culpa dele…

Concordo! Algumas transições costumam ser meio dolorosas no Fedora por conta disso. Vi uma porrada de reclamações quando trocaram os nomes das interfaces de rede, por exemplo.

Pra mim é o maior problema do Linux, e nem é culpa dele…[/quote]

concordo. Essa questão dos proprietários é real e é sem duvida o maior problema do Linux, e como tu disse Ataxexe, não é nem culpa dele…

uso Ubuntu a alguns anos, fiz um curso na Universidade, usando o Debian virtualizado, utilizando pra servidor DHCP e DNS

virtualizado o Debian funcionou q é uma beleza, muito bem mesmo,

mas qdo fui instalar no meu desktop, um AMD Athlon FX com Video Radeon 4550, fazendo dual-boot com Win 7, não rodou, pelo velho problema dos drivers proprietários… tive problema com a Placa de Som, e Placa de Video, foi um parto e no fim até hoje não consegui configurar,

não tive esses problemas nas outras distros com essa maquina que comentei, já rodei nela Fedora e Ubuntu, todas muito bem, sem nenhuma incompátibilidade

gosto muito do Debian, é uma otima distro, mas pelo problema dos drivers proprietários prefiro utilizar ele virtualizado!,

com relação ao Fedora, pra quem quer conhecer um pouco da arquitetura e dos comandos do RHEL é uma ótima escolha, recomendo…

pra escolher a interface gráfica, é mais uma questão pessoal, vai do costume de cada usuario, uns gostam mais do KDE, outros preferem GNOME, LXDE…

depende tb um pouco da maquina que for utilizada, LXDE e XFCE rodam melhor em maquinais com hardware menos poderoso, já KDE e GNOME rodam bem em máquinas um pouco mais “parrudas”

Galera, comprei um notebook novo e estou querendo colocar o fedora 17 nele hoje.

Quais possíveis problemas poderei ter?

o ultrabook foi esse aqui: http://www.fastshop.com.br/ULTRABOOK-SAMSUNG-133-2�GERACAO-I3-2GB-500HD,product,SG530U3CAD1,77812.aspx

coloquei mais 4GB de ram nele.

Ele tem um hd pequedo SSD e um HD de 500GB.

Qual seria o esquema de partições? o / no SSD e o swap e o /home no HD de 500GB?

[quote=Hammer]Galera, comprei um notebook novo e estou querendo colocar o fedora 17 nele hoje.

o ultrabook foi esse aqui: http://www.fastshop.com.br/ULTRABOOK-SAMSUNG-133-2�GERACAO-I3-2GB-500HD,product,SG530U3CAD1,77812.aspx
[/quote]

Bom, vamos por partes:

Pode ser que você não tenha todas as features do bluetooth e da placa de som. Antes de se aventurar, sugiro que use o LiveCD pra ver se o sistema vai reconhecer tudo (use o Unetbootin pra isso).

Então não esqueça de usar o x64 pra reconhecer toda a memória (se usar o x86 e tiver instalando com ele conectado, o instalador vai usar o kernel PAE pra reconhecer a memória, mas é melhor usar a versão x64 já que seu processador é 64 bits).

Apesar de eu não ter visto menção a isso no site, deve ser um sistema híbrido, ou seja, ele usa o SSD pra cache. Instalar o Fedora nele vai ser um pouco mais chato (um colega meu conseguiu e disse que apanhou um pouco).

Se tiver o SSD, pode colocar o boot nele, vai ficar animal. O resto vai do seu uso. Eu, por exemplo, deixo 1GB no máximo pra swap e, como coloco tudo na pasta home, deixo uma fatia grande pra ela. Aí vai de você.

Uso Fefora 17 aqui no Trabalho e acesso a partição Windows sem problemas.