Feedback sobre Idéia/Sistema

Olá pessoal, tudo bem? :smiley:

Atualmente desenvolvo um sistema junto com alguns amigos e gostaria da opinião de vocês. 

Referente a idéia: "Sempre que vamos adquirir um computador recorremos á incessantes pesquisas pela internet afim de tentar encontrar o "Produto Perfeito". Nós lemos dicas, tópicos em fóruns relativos ao produto, comentários, comparações e etc... Entramos em sites de compras buscando o produto, e primeiramente filtramos por preço, depois por qualidades e por fim gosto. "Isso muda de pessoa para pessoa, mas são estes passos basicamente".

O que é o produto: "É um sistema que vai permitir que o usuário cadastre periféricos e crie uma configuração de hardware. Rica em detalhes, que incluem: imagens de cada periférico, bem como suas características. Poderá visualizar o preço total, fazer observações e etc... Outras pessoas podem fazer criticas sobre a configuração e votar. Então quando alguem precisar comprar ou atualizar seu equipamento, entrará no sistema e irá filtrar as configurações existentes por um mecanismo de busca."

Exemplo: Preciso de um computador para jogos que custe até R$1.500,00 e o sistema executará uma busca detalhada e trará algumas configurações. O usuário observa cada uma, pode comparar e votar na que mais gostou que possuirá os dados da pessoa que criou a configuração.
Outro exemplo: O usuário cadastra a sua configuração e a comunidade do sistema faz criticas referente a configuração, como possíveis upgrades.

Então a pessoa que está interessada em adquirir o equipamento mas não tem tempo de montar a máquina, pode contactar o profissional que montou a configuração para este prestar o serviço. Ou entrar em contato com a loja...

O que acham? Há mercado?

Só computadores? A tendência é que desktops deixem de existir nos próximos anos, segundo as mídias “especializadas”.
Qual será o meio de lucro desta ideia? Doações? Percentual?

[quote]
drsmachado
“Só computadores? A tendência é que desktops deixem de existir nos próximos anos, segundo as mídias “especializadas”.
Qual será o meio de lucro desta ideia? Doações? Percentual?”[/quote]

Atualmente estou implementando a categoria de hardware, mas o objetivo é que a comunidade crie diferentes categorias de produtos: Aparelhos de som, tv, telefonia e outros produtos.

Cara, no início não pretendo lucrar com nada… e pretendo que o sistema seja gratuito e não fique cobrando por privilégios. Pensei em ganhar algo com publicidade.

Legal cara gostei da sua ideia, acho que o ponto forte seria forcar em fazer com que os filtros funcionem bem, projeta eles direitinho que vai ser muito legal, na parte dos lucros, pelo que eu entendi as pessoas irão usar seu sistema para buscar configurações e peças para comprar e se tem quem procura com certeza tem quem venda, vai ser do interesse de revendedores de peças e grandes empresas ter destaque no site caso ele seja muito acessado afinal estão trabalhando diretamente com o produto deles, acho que se consegue tirar o lucro por ai.

boa sorte com o projeto :smiley:

[quote=vininewday][quote]
drsmachado
“Só computadores? A tendência é que desktops deixem de existir nos próximos anos, segundo as mídias “especializadas”.

Atualmente estou implementando a categoria de hardware, mas o objetivo é que a comunidade crie diferentes categorias de produtos: Aparelhos de som, tv, telefonia e outros produtos.

Cara, no início não pretendo lucrar com nada… e pretendo que o sistema seja gratuito e não fique cobrando por privilégios. Pensei em ganhar algo com publicidade.[/quote]
Creio que um sistema baseado no que o google possui para os resultados seria interessante. Em uma parte os resultados comuns, em outro, os que foram patrocinados. Além, claro, da publicidade, que gera uma boa receita, desde que, o page ranking e a quantidade de acessos seja boa.

[quote=vininewday][quote]
drsmachado

Cara, no início não pretendo lucrar com nada… e pretendo que o sistema seja gratuito e não fique cobrando por privilégios. Pensei em ganhar algo com publicidade.[/quote]

Na boa ? Eu prefiro pagar e ter um site limpo do que um site gratuito com banners de bundas, suplementos e bombas para aumento peniano …

Você tem que decidir se o que você e seus amigos querem é um site ou uma startup. Se for um site, ok, é só fazer e hospedar. Se o que vocês querem é uma startup, você precisa de um modelo de negócios desde o começo.

Sharkns
26/02/2013 12:38:44 Assunto: Re:Feedback sobre Idéia/Sistema (Startup)”

Obrigado pelo incentivo. ^^

drsmachado

A idéia é que funcione dessa maneira, existe muitos produtos “inviáveis” no mercado. O objetivo do sistema é mostrar apenas produtos com excelente custo x benefício. Todo mundo merece o melhor, mas no meio de tanta porcaria as vezes agente erra.

Valew pelas dicas.

ótima ideia

eu mesmo sou um que vou acessar
sempre pesquiso mto antes de comprar
e se encontrar isso em apenas um lugar melhor ainda

pesquisa por produto e comentarios de qm comprou “O que achou”

Boa sorte…

A Dell ja nao tem um sistema assim ? ja deu uma olhada no site deles ?

rmendes08

Até comecei a bolar um “modelo de negócios”, mas no fim decidi colocar o sistema para funcionar e ver no que vai dar… Visto que o investimento é apenas de tempo, e a hospedagem não é problema.

Jamais passou pela minha cabeça ter esses banners rotativos, ou anúncios de tênis e essa parnafenalha toda… O layout do sistema possui cores suaves e é simplista como os produtos da Apple. O objetivo é que a janela contenha apenas o que o usuário precisa e não um monte de funcionalidades sem sentido. Por isso a adoção de tais propagandas, vão de afronta com a UX do sistema.

Eu já vi alguns destes por ai. Não lembro bem ao certo onde foi, mas tenho certeza que já existe.

Outra coisa … sugiro que você discuta com os seus amigos envolvidos a ideia. Na minha opinião, se você tivesse postado aqui uma ideia inovadora e muito viável, já estaria automaticamente dando chance para outros “roubarem” sua ideia. Pense nisso …

[quote=rmendes08][quote=vininewday][quote]
drsmachado

Na boa ? Eu prefiro pagar e ter um site limpo do que um site gratuito com banners de bundas, suplementos e bombas para aumento peniano …

Você tem que decidir se o que você e seus amigos querem é um site ou uma startup. Se for um site, ok, é só fazer e hospedar. Se o que vocês querem é uma startup, você precisa de um modelo de negócios desde o começo. [/quote]
Mas, não é só filtrar os anunciantes? Afinal, no guj não tem uns banners, nunca vi nenhum de bunda/suplemento…

rof20004

Então, já acessei sistemas similares a idéia para verificar se já não há algo assim. Existem muitos similares, mas não exatamente.

O sistema da Dell proporciona que você crie uma configuração com base na arquitetura de seus computadores, as configurações são limitadas por fabricantes que a Dell trabalha. E não permitem um grau de customização maior.

Quando você escolhe uma configuração e tenta personalizar, não tem acesso a comentários sobre aquela determinada memória, ou aquele processador. Não pode verificar detalhes aprofundados daquele processador como: Nº de cores, caches, suporte a VT, Cool n Quiet e os “Quadrados a 4”. Para isso precisa entrar no site do fabricante e fazer uma pesquisa.

Mas seguiria uma linha basica, que é configurar uma máquina e o sistema se preocupar com a compatibilidade entre os componentes e o preço final.

[quote=marciobarroso]Eu já vi alguns destes por ai. Não lembro bem ao certo onde foi, mas tenho certeza que já existe.

Outra coisa … sugiro que você discuta com os seus amigos envolvidos a ideia. Na minha opinião, se você tivesse postado aqui uma ideia inovadora e muito viável, já estaria automaticamente dando chance para outros “roubarem” sua ideia. Pense nisso … [/quote]
Como sabemos, não é só uma boa ideia que faz um negócio dar certo. O Windows e o Facebook estão aí para provar isso. Nenhum deles é original, mas foi superior, de alguma forma, aos originais, talvez não em qualidade, mas foram transformados em uma resposta à anseios que as pessoas tinham.

Entendi, entao voce quer, abrir um detalhamento para cada componente, nesse caso, voce nao precisa ter muito trabalho, acho que so pondo um link no produto para a pagina de detalhes do mesmo, seja do fabricante ou nao, e os comentarios voce poderia fazer na propria pagina, tipo, eu sempre achei que ninguem entende mais do produto do que aquele que o criou.

marciobarroso

Esse pensamento de idéia fechada para mim é coisa do passado, até por que posso lançar esse sistema e daqui 2 semanas outra pessoa lançar a mesma coisa com funcionalidades melhores e blá blá blá…

Já estamos quase concluindo a aplicação, faltam apenas alguns ajustes.

Quero saber a opinião, por que uma hora ou outra as pessoas irão dar o feedback.

A ideia é legal, mas você percebeu que seu público é extremamente segmentado, não?
Estamos falando de pessoas que saibam o que as informações do seu site significam.

Procure divulgar o serviço no Clube do Hardware. E tentar parcerias com empresas que vendem peças.

ViniGodoy

Percebi, a idéia é que sirva para qualquer equipamento no futuro. Mas que para cada equipamento, haja um subsistema simples para gerênciar as suas características específicas.

Realmente, inicialmente iremos procurar a divulgação em sites de hardware e afins.

Parábens pela observação, e obrigado pela dica.

[quote=ViniGodoy]A ideia é legal, mas você percebeu que seu público é extremamente segmentado, não?
Estamos falando de pessoas que saibam o que as informações do seu site significam.[/quote]

Olha aí uma boa oportunidade de melhoria… o site deveria saber falar a língua tanto dos técnicos quanto dos usuários mais leigos.

Por exemplo, o cara pode procurar em função do que ele precisa fazer com a máquina. As respostas então usariam o mesmo tipo de linguagem, tipo: a máquina é apropriada para tais tarefas, pode rodar jogos ou não, foi testada com os jogos X,Y e roda bem ,já o jogo Z precisa de mais capacidade de vídeo e não rola… , essa outra aqui é mais cara porque tem uma fonte de primeira qualidade (explica as vantagens de uma boa fonte), etc etc