Feliz 4 de Julho (Dia da Independência Americana)

17 respostas
saoj

Ignorância é não ter conhecimento de algo. Todos somos ignorantes em alguma coisa.

Preconceito é ter uma opinião sem conhecer a coisa realmente/profundamente, ou seja, ser ignorante em algo e mesmo assim ter uma opinião formada sobre a coisa.

Admiração é reconhecer a superioridade de alguém em algo e usá-la como fonte de inspiração. Qualquer pessoa será superior a outra em alguma coisa. Isso é um fato da vida e das diferenças entre as pessoas.

Inveja é não só não reconhecer a superioridade de alguém em algo, mas almejar destruí-la. É um sentimento que precisa ser reconhecido e controlado por todos como um instinto animal, irracional e maligno.

Muitos no Brasil não gostam dos EUA por ignorância, preconceito e inveja.

Poucos possuem admiração pelo país comprovadamente mais livre, próspero e inovador do planeta.

Não, eles não são perfeitos. Possuem defeitos. Mas o Brasil e o brasileiro poderiam aprender muito com eles, se não fossem apenas para Disney. Principalmente no que diz respeito a liberdade, progresso e capitalismo liberal.

Happy 4th to everybody! (Sim, nos EUA eles dizem isso. Por aqui nunca vi ninguém dizer Feliz 7 de Setembro)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iXc28vcA7G4[/youtube]

17 Respostas

maquiavelbona

Tirando a parte política e econômica do post, o único dia na qual me inspiro em julho é 9 de julho - que deveria ser não só para paulistas mas para todos os brasileiros um dia inspirador, não precisa ir longe para se “admirar” algo.

M

Não acredito que alguém vem a um site de Java pagar pau pros EUA.

Sem comentários

W

A unica coisa que eu admiro nos EUA sao: Apple, filmes porno e musica (algumas bandas de rock e jazz).
Nao necessariamente nessa ordem.

Felagund

Na verdade, a única coisa que me incoda no post, e o saoj dizer que ninguem no brasil deu um feliz 7 de setembro, e gostaria de perguntar para ele, quatos posts parabenizando o 7 de setembro ele criou?

Cada um deve fazer sua parte para mudar o mundo, e não é admirando os EUA que isso vai mudar. Nossa cultura esta errada, os brasileiros não valorizam seus acontecimentos como os EUA o fazem, coisa que concordando com o saoj, deveriamos aprender com eles. Mas vir aqui e defender os EUA parabenizando o 4 de julho não vai mudar em nada a situação, nem mudar a vida de nenhum brasileiro.

Nos vemos 07/09

[]'s

cs.santos0

Mto bom o post…mto bem lembrado!!!

Concordo com cada uma das palavras…

Gongrats!!!

saoj

Concordo com a sua crítica. Não estou idolatrando os EUA, mas sim as idéias iniciais que forjaram aquele estado. É no campo das idéias que se muda alguma coisa. Veja o vídeo e principalmente escute o que ele fala.

Uma coisa que Roberto Campos disse muito bem dito: “Nem o novo nem o velho liberalismo deram as caras por aqui. E mesmo assim ele ainda leva a culpa.” É como se um convidado que não compareceu a festa fosse acusado do desaparecimento dos talheres.

Num artigo que publiquei no meu blog eu falo sobre isso: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/14396.page

M

Quem acha que os EUA não interfere na economia nunca deve ter ouvido falar de subsidios agrícolas, sobretarifa, sistema energético e FED.

Mas deixa pra lá, cada um no seu cada um.

C

E defender a população é a ÚNICA obrigação de uma nação.
Nenhum pais tem a OBRIGAÇÃO de ajudar outras nações. Se dois países são países distintos, é por algum motivo, certo?

E eu congratulo os americanos pelo seu 4 de julho.
Agora, não vamos confundir sistema econômico com sistema político. O nosso sistema econômico segue muito bem o modelo americano, acontece que os nossos políticos é que são contra. Nem é o nosso sistema político, mas sim os nossos políticos.

Thiagosc

clone_zealot:

Agora, não vamos confundir sistema econômico com sistema político. O nosso sistema econômico segue muito bem o modelo americano, acontece que os nossos políticos é que são contra. Nem é o nosso sistema político, mas sim os nossos políticos.

O sistema político americano é tão corrupto quanto o brasileiro ou até mais. A única coisa boa que veio de lá foram algumas idéias de liberdade, que nem eles mesmos seguem (ver patriot act, interferência do governo na economia, dinheiro para bancos picaretas, etc). Portanto o que alguns parabenizam aqui é uma idéia e não a realidade.

Idéia por idéia, pode-se tomar algo emprestado aqui ou ali, para assim se criar algo maior. Colocar-se no papel de “pupilo” de uma coisa que sequer mestre tem a capacidade de ser é no mínimo atestado de burrice.

Só a ajuda para os bancos picaretas em trilhões de dólares já acaba com qualquer vestígio de “liberdade”.

Aliás, é fácil ser “próspero” quando o banco paga a sua casa, porque você não teria condições de pagá-la com o seu próprio trabalho, quando se usa cartão de crédito porque não se tem dinheiro para pagar por algo, e compra carros em financiamentos porque não poderia pagar à vista.

Não acredito que isso seja parâmetro para prosperidade.

saoj

Thiago,

O próprio video fala que até mesmo os EUA estão se afastando dos ideais dos seus pais fundadores. Vc viu e ouviu o video?

Burrice é não reconhecer que os ideais de liberdade, individualismo, livre-mercado, governo mínimo foram os responsáveis pelo surgimento da nação mais próspera do planeta.

Infelizmente, desde o New Deal de Roosevelt que os americanos têm se afastado desses ideais. Já aqui no Brasil eles nunca deram as caras como disse Roberto Campos.

O Brasil é um país coletivista, paternalista, escravo do estado desde 1500. E o resultado disso todo mundo vê na prática e nos jornais todos os dias.

Como falei nesse artigo: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/14383.page

O meu objetivo aqui é apenas fazer com que as pessoas estudem mais esse tema e não sejam parte do rebanho bovino brasileiro que tem Che Guevara como herói e aprova o governo Lula. Nada contra o Lula, pessoa. Estamos falando sobre ideologias.

Thiagosc

saoj:

Colocar-se no papel de “pupilo” de uma coisa que sequer mestre tem a capacidade de ser é no mínimo atestado de burrice.

Burrice é não reconhecer que os ideais de liberdade, individualismo, livre-mercado, governo mínimo foram os responsáveis pelo surgimento da nação mais próspera do planeta.

Banqueiros foram responsáveis pelo surgimento da nação mais próspera do planeta e é por isso que não deixam eles morrerem e despejam trilhões de dólares para mantê-los vivos. Sem eles os EUA não passam de uma cadeira com uma perna faltando. Não fica em pé por conta própria.

Comparativamente os pseudo-intelectuais esquerdistas com barriga de chope e cabelo seboso são muito piores. Mas fé cega em um é tão ruim quanto fé cega em outro. O problema não é em quem você deposita a sua “fé”, mas o fato de que usar fé ao invés de raciocínio.

Precisamos ser mais criteriosos. E embora algumas coisas vindas dos EUAs são muito úteis e deveriam ser copiadas, outras nem tanto.

AUser

PQP. Quando a mamãe do saoj vai levá-lo de mãos dadas ao psicanalista?

jaboot

Achei bem legal saoj.

Se você colocasse um vídeo do Youtube mostrando o 7 de setembro em QUALQUER lugar do Brasil não teriam tantos comentários.

Ainda bem que estamos ao lado dos EUA. Fico imaginando o resto do BRIC (tirando o Brasil) tomando conta do mundo. Seria BEM PIOR.

Imagina a China ou a Rússia tendo o poder mundial? Tanto economicamente quando politicamente?!
E a Índia então? A Índia!!! Não! Tudo menos isso…

Andre_Fonseca

jaboot:
Achei bem legal saoj.

Se você colocasse um vídeo do Youtube mostrando o 7 de setembro em QUALQUER lugar do Brasil não teriam tantos comentários.

Ainda bem que estamos ao lado dos EUA. Fico imaginando o resto do BRIC (tirando o Brasil) tomando conta do mundo. Seria BEM PIOR.

Imagina a China ou a Rússia tendo o poder mundial? Tanto economicamente quando politicamente?!
E a Índia então? A Índia!!! Não! Tudo menos isso…

A Russia já dividiu o poder geo-político com os EUA na época da guerra-fria, e é apenas uma questao de algumas décadas para os EUA perderem a hegemonia econômica, eles mesmo já se dão conta disso…

Agora, o que te leva a crer que seria diferente com outras nações no poder que não os EUA?

felipeguerra

Alguém tranca este tópico, por favor!

Pois senão vai vir nego comemorando a Revolução Francesa, a Revolução dos Cravos, a Revolução Bolchevique…etc

richardpeder

Acredito que de fato os ideais que fundaram os EUA devem ser estudados e entendidos. Sou um fã da história de fundação dos EUA e quem estuda-la verá o porque. Aqui no Brasil, a independencia e proclamação da republica, 2 dos eventos mais importantes da historia do pais senão os maiores, foram feitos de forma ridicula e sem nenhum tipo de patriotismo ou mesmo ‘heroísmo’. A independência foi proclamada por um português que simplesmente chegou as margens do Rio Ipiranga e deu o grito ‘Independência ou morte!’

Veja um trecho que obtive de um texto falando sobre a nossa independencia:

Só isso? Papai pede pra ele voltar para Portugal e o cara dá um grito na beira de um rio? Lamentavel, na minha opinião.

A proclamação da republica foi ainda pior. Ela foi proclamada por um ‘MONARQUISTA’, pasquem os que não sabia disto, mas o Mal Deodoro era monarquista. No dia 15/11 O Mal Deodoro estava de cama, com dispnéia, tiraram o homem da cama e fizeram ele ir lá na Praça da Republica (que nao era este nome em 1889) e proclamar a republica. No final o Mal ainda grita: “Viva o imperador!”
Pequeno texto sobre o momento da proclamação da republica:

Devemos comemorar qual das 2 datas primeiro e com mais ardor? A do portugues que gritou ‘Independencia ou Morte!’ ou a do velho adoentado, amigo do Imperador, que saiu de casa, gritou ‘Viva a republica!’ e voltou para sua cama?

Acho que a história está aí para distinguir os grandes dos pequenos, os heróis das farsas. Os pais fundadores dos Estados Unidos eram grandes homens, inteligentes e acima de tudo norte-americanos que queriam mais do que tudo um Estado livre, que ficou independente com muita luta e mesmo lutando, ficaram independentes de forma madura e sólida.

Procurem saber sobre a Revolução Americana de 1776 e vão entender. Os EUA possuem diversos problemas e não defendo-os não, mas a sua fundação é uma história digna de se apreciar e tomar como lição.

ate mais…

T

http://www.guj.com.br/posts/list/39020.java

Criado 4 de julho de 2009
Ultima resposta 6 de jul. de 2009
Respostas 17
Participantes 14