Não sei se existe alguém aí que tem experiência com isso, mas na dúvida vou perguntar.
Aqui na empresa estão querendo fazer um cadastro de feriados em um sistema, para que o usuário possa cadastrar por município e tudo mais, mas sinceramente eu imagino que deva existir um jeito mais inteligente de resolver isso tudo.
Eu dei uma pesquisada sobre os feriados móveis, como páscoa, carnaval e tudo mais, e eu consegui implementar uma classe simples pra verificar se um dia cai ou não em um feriado móvel, quem quiser ver a implementação pode clicar aqui.
Agora fiquei pensando em outras possibilidades. Existe alguma regra parecida com essa sobre feriados municipais? Ou todos os feriados municipais possuem data fixa. Porque se essa for a lógica, eu posso simplesmente buscar essas datas em algum lugar, e calcular os feriados móveis com a classe acima.
Alguém consegue ver algo que eu estou esquecendo, ou alguma coisa que não considerei? Porque percebi que existem muitas variáveis nesse assunto.
Em todos sistemas que trabalhei que lidavam com feriados eles ficavam a cargo do usuario cadastrar. Os motivos mais comuns eram: a regra fica flexivel, ao surgir um novo feriado o proprio usuario insere e caso o feriado seja suspenso o usuario remove, por incrivel que pareça um dos softwares verficava isso para funcionar
No nosso sistema existe uma tabela chamada datas_inativas que contempla os feriados nacionais e os municipais e sua atualização fica a cargo dos usuários das áreas financeira e RH, uma vez que essas datas influenciam na folha de pagamento e nas contas a pagar e a receber.
Só queria saber se não era possível fazer algo mais automático, mas agora eu vi que a perda de flexibilidade por parte do usuário é muito grande. É melhor deixar a cargo dele mesmo.