Ferramantas para ajuda de desenvolvimento agil

Alguem sabe de alguma tool para isso que eu possa integrar direto com o eclipse e que de preferencia seja free ?
Estou usando o Jude para as UML´s da vida, mas queria saber se tem algo mais integrado ?
Estou desenvolvendo um projeto piloto de desenvolvimento agil.
Desde ja agradeço

Vc precisa de uma ferramenta para desenvolver de forma ágil??? com “UML´s da vida”? Tem certeza? http://www.agilealliance.org/

[quote=kvillaca]Alguem sabe de alguma tool para isso que eu possa integrar direto com o eclipse e que de preferencia seja free ?
Estou usando o Jude para as UML´s da vida, mas queria saber se tem algo mais integrado ?
Estou desenvolvendo um projeto piloto de desenvolvimento agil.
Desde ja agradeço
[/quote]

Bem vindo ao mundo do desenvolvimento ágil. Aqui vão algumas dicas então. Se você vai na linha do XP, SCRUM e os modelos mais comuns de desenvolvimento ágil então você não vai precisar do Jude. Não existe UML na vida do desenvolvedor ágil. (ou existe muito pouco e de forma muito ocasional).

A boa notícia é que o eclipse já é em si uma ferramenta para desenvolvimento ágil. O livro para escrever código para o eclipse é escrito por Kent Beck e Erich Gamma. Alguns dos pais do desenvolvimento ágil (no caso XP).

O que eu recomendo é que você se concentre em ferramentas e técnicas para teste de unidade. Esta provavelmente vai ser aparte mais difícil para acostumar os desenvolvedores. Ai vão as coisas essenciais:

  • JUNIT já vem integrado no eclipse, mas eu recomendo algumas bibliotecas a mais como o EasyMock.
  • A ferramenta de analise de código do eclipse já oferece muita coisa mas convém turbinar o eclipse com CheckStyle e PMD (eles integram bem com eclipse).

Cara valeu, mas ja li este site inteiro, eu sei que nao preciso de muita documentacao para o desenvolvimento agil, na verdade preciso de caneta e papel.
Porem tenho um time que preciso passar uma documentaca como casos de uso e diagramas de classes para eles, para que cada um saiba o que ira desenvolver. E queria algo que fosse integrado ao Eclipse, para que pudesse disponibilizar para o time. Fora que como estou saindo de um ambiente totalmente RUP com muitissima documentacao e o time sente falta de alguma coisa, nao posso comecar como se ja fossemos agil a muito tempo, pretendo fazer isso em 2 etapas… nessa disponibilizo alguma documentacao e na proxima iteracao menos, ate que se acostumem e começem a ser mais independentes.
Por favor se eu estiver fazendo errado pode me criticar, mas me de uma solucao!
Obrigado

Valeu Marcos, vou dar uma olhada nesse checkStyle e PMD.
Obrigado.

[quote=kvillaca]Cara valeu, mas ja li este site inteiro, eu sei que nao preciso de muita documentacao para o desenvolvimento agil, na verdade preciso de caneta e papel.
Porem tenho um time que preciso passar uma documentaca como casos de uso e diagramas de classes para eles, para que cada um saiba o que ira desenvolver. E queria algo que fosse integrado ao Eclipse, para que pudesse disponibilizar para o time. Fora que como estou saindo de um ambiente totalmente RUP com muitissima documentacao e o time sente falta de alguma coisa, nao posso comecar como se ja fossemos agil a muito tempo, pretendo fazer isso em 2 etapas… nessa disponibilizo alguma documentacao e na proxima iteracao menos, ate que se acostumem e começem a ser mais independentes.
Por favor se eu estiver fazendo errado pode me criticar, mas me de uma solucao!
Obrigado[/quote]

Se você está passando de uma equipe com muito UML na cabeça então é que a recomendação de cortar o o UML é mais forte. Esse vícios vão cortar a rpodutividade da equipe (agilidade). Lembre-se que a única documentação confiável é o código fonte. Passar casos de uso pode ser útil. Recomendo o livro do Scott Ambler (http://www.planetanews.com/produto/L/44806/modelagem-Agil--praticas-eficazes-para-a-programacao-extrema-e-o----scott-w--ambler.html) para ter uma idéias dessa migração.

Também destaco que, se você não tem ninguém disponível que saiba começar pelo código (Coach) seu projeto estará provavelmente fadado ao fracasso.

Cuidado que casos de uso podem ser mais avessos a desenvolvimento ágil do que UML.

Cara obrigado mais uma vez!
Eu tiro de letra começando direto pelo codigo, mas pelo que sinto o resto do time nao.
Mas vou dar uma boa lida nesse livro.
Vlw

As práticas ágeis sugerem UML apenas para espoço de solução. Não necessáriamente você precisa de uma ferramenta. Um bom livro de UML que fala sobre essa abordagem é o UML Distilled.
http://www.amazon.com/UML-Distilled-Standard-Modeling-Language/dp/B000OZ0N8A

[quote=kvillaca]Porem tenho um time que preciso passar uma documentaca como casos de uso e diagramas de classes para eles, para que cada um saiba o que ira desenvolver. E queria algo que fosse integrado ao Eclipse, para que pudesse disponibilizar para o time. Fora que como estou saindo de um ambiente totalmente RUP com muitissima documentacao e o time sente falta de alguma coisa, nao posso comecar como se ja fossemos agil a muito tempo, pretendo fazer isso em 2 etapas… nessa disponibilizo alguma documentacao e na proxima iteracao menos, ate que se acostumem e começem a ser mais independentes.
Por favor se eu estiver fazendo errado pode me criticar, mas me de uma solucao!
Obrigado[/quote]

Já pensou fazer TDD e pair programming ao invés de continuar escrevendo diagramas? Você poderia propor ao menos uns code reviews pra garantir que eles estão no caminho certo, mas propor uma mudança um pouco mais radical do que apenas ir tirando a documentação aos poucos e incluir novas ferramentas. Sem uma mudança na cabeça dos desenvolvedores isso não costuma dar certo…

Lembre-se

Sanchez eu acho qure quanto a ser mais radical, e como e um projeto piloto vou fazer isso mesmo, hoje mesmo ja vamos comecar a primeira iteracao! E essa semana que vou sentir o real nivel dos participantes do meu time. E vamos fazer isso mesmo, desenvolvendo, e testando e as nossas iteracoes irao ser a cada semana.
Mas mudando de assunto, claro nao pude deixar de notar, voce esta morando em Londres ? Se estiver ai e excelente a qualidade de vida, morei ai por 3 anos, praticamente ate o meio do ano passado! E show de bola!
E obrigado pelas dicas.