Ferramenta case

Qual a melhor ferramenta free para modelagem de dados ?

Quer uma ferramenta free?
Se servir uma paga eu sugiro o Case Studio (atual Toad Data Modeler). Gosto bastante dele. Tem uma interface simples e funcional.

Modelagem de banco de dados existe o OpenSystemArchitect, programa open source. É bem simples.
O único problema que encontrei nele é que não faz sincronização de banco com o modelo, mas gera script de vários banco de dados.

Outra opção principalmente para quem trabalha com MySQL é o DBDesigner, ferramenta desenvolvida em Delphi que gera banco MySQL. Infelizmente não gera para outros bancos, o que é uma pena.

Além desses existem diversos plugins do Eclipse para fazer modelagem dee banco, acesso ao banco, etc…

Realmente hoje para projetos de pequeno e médio porte existem diversas ferramentas frre e open source para modelagem de banco de dados.

Olá…

Não posso lhe dizer qual a melhor, creio que isso leva também em consideração (além dos recursos) o gosto pessoal de cada um, assim como IDEs :smiley:
Aqui na empresa costumamos usar o Clay, que é um plugin para o Eclipse. Ele só é um pouco chato para a organização do modelo, no mais, para nossas necessidades ele está dentro.
Dê uma olhada também no DB Designer.

O ideal é pegar as dicas da galera aqui e fazer uma comparação. Também estarei de olho nas sugestões apresentadas aqui.

[]'s

Cara para modelagem de Dados, (SGBD) eu sugiro o Erwin. Para modelagem UML, atté agora não vi nada melhor que o Magic Draw UML, na versão 12.5, que achoq é a ultima…

Eu gosto do MySQL Workbench.

Boaglio essa é legal mesmo, é a evolução do DBDesigner. Porém não consegui usar no linux… Vc usa nesse SO?

Eu gosto muito do DBDisigner acho fácil e eficiente

Uso sim, mas tem alguns bugs (por isso ela é versão alpha ainda).