Ferramenta de UML pra geração de código JAVA

Galera, gostaria de saber se vocês utilizam alguma ferramenta de modelagem UML para trabalhar. Se essa ferramenta é capaz de gerar código java atraves do diagrama de classes ou se ela consegue exportar os diagramas em XML (XMI).

A versão comunity do Jude (Free) não exporta xml mas faz isso de gerar código e também faz o inverso, gera diagramas a partir de código.

Atualmente a ferramenta que eu to usando é MagicDraw que por enquanto faz tudo isso e ainda tem integração direta com Eclipse e Netbeans.

Mas gostaria de saber o que voces andam usando no dia a dia.

Rapaz. o Rational da IBM faz isso tudo e mais um pouco. O único problema é que a instalação dele tem 3,7GB

Rational Rose faz maravilhas :smiley: ! Pena que não é free :shock:.

Essa versão do Jude que citaste é a última?

Tem o Poseidon UML, não lembro se ele faz isso tudo, mas eu achava ele bom quando usava.

Abraços

The :evil: that men do…lives on :smiley:

Para a edição em si, dê uma olhada no ArgoUML.

Tem melhorado a cada dia, e a exportação de XMI funciona bastante bem.

Ele até gera código Java e tem alguma coisa de engenharia reversa, mas não uso pois prefiro o AndroMDA para este fim (uml -> código, apenas !).

Ele é beeeem mais leve que o Rose e mesmo que o Poseidon, mas possui algumas limitações. Em particular eu não o utilizaria em projetos maiores pois não suporta o uso de módulos e não possui recursos de desenvolvimento colaborativo. Mas quebra um galhão em projetos menores com 1 a 3 desenvolvedores, onde o Rational é overkill.

BTW: Quanto a usar a versão craqueada, acho que não é preciso fazer comentários sobre este tipo de “esperteza”, né ? 8^P

Poisé, acho que o Rational Rose realmente faz tudo isso, mas como o colega mencionou ele é meio overkill pra certo desenvolvimento. E o fato dele ser pago tmbm inviabiliza. Não dá pra usar crackeado em empresa. Até dá mas a multinha de 3 mil vezes o valor do software é pesada demais pra arriscar…

[quote=dud]Poisé, acho que o Rational Rose realmente faz tudo isso, mas como o colega mencionou ele é meio overkill pra certo desenvolvimento. E o fato dele ser pago tmbm inviabiliza. Não dá pra usar crackeado em empresa. Até dá mas a multinha de 3 mil vezes o valor do software é pesada demais pra arriscar…
[/quote]

Reitero a sugestão pelo ArgoUML. Dá para começar. Depois, se o projeto justificar, dê uma avaliada no Poseidon ou no MagicDraw.

Como os três suportam XMI de forma razoável (é possível que vc. perca a representação gráfica dos diagramas, mas a classes e os diagramas em si devem ser portáveis), não há risco de retrabalho caso decida-se mudar a ferramenta mais tarde.