Ferramenta para mapeamento de diretório

Boa tarde, estou com um problema e acredito que seja simples.

Indo direto ao ponto:

Tenho um servidor, o qual existem diversos documentos e diretórios, porém cada requisição ao servidor para procurar os documentos, demora muito.

Existe algum programa que eu consiga mapear um caminho no servidor (que são estáticos), para pesquisar e acessa-los mais rapidamente, sem que carregue toda a pesquisa dos arquivos no servidor? como na pesquisa do próprio Windows Explorer?

Qual o critério de busca? Nome do arquivo? Conteúdo?

Se for só por nome, por exemplo, você pode utilizar um índice de busca (como uma árvore, por exemplo) baseado no nome. Se for por conteúdo, você pode utilizar um índice invertido. Depende do caso. Eu acho que já deve ter coisa pronta. Caso não haja, não parece ser algo difícil de implementar.

Sempre busco um PDF, preciso saber onde ele se encontra, seu diretório dentro do servidor, cada vez que pesquiso, demora muito, pois são muitos arquivos, mesmo que seja estático, ele pesquisa toda vez, demorando ainda mais…

Então cria um índice de busca. Pode ser até num banco de dados, indexa pelo nome do arquivo. Salva o nome e o caminho no banco, e depois pega no sistema de arquivos.

Existe como automatizar este processo, alguma ferramenta pra isso?

Se você usa um banco de dados, já tem essa ferramenta dentro do banco provavelmente. Não conheço nenhuma ferramenta que faz só isso.

Em sistemas operacionais baseados em UNIX tem um par de ferramentas locate e updatedb pra fazer isso.