Qual é a melhor Ferramenta FREE pra Modelar UML?
me ajudem por favor
Qual é a melhor Ferramenta FREE pra Modelar UML?
me ajudem por favor
Cara, eu costumo usar o JUDE, quando é obrigatoriamente Free… mas o Poseidon tem uma versão community que também é bem legal.
Quanto a ser ‘melhor’, depende do que procuras na ferramenta…
Abraço!
Olá
São duas as melhores ferramentas e nenhuma delas é free mas são baratas:
Canetinha colorida e lousa mais câmera fotográfica.
Caneta ou lápis e papel
Todas as que usam computador só servem para o depto de marketing pois no desenvolvimento, quase sempre é pura perda de tempo fazer diagramas bonitinhos usando algum software. E gerar classes a partir dos diagramas é outra coisa que acho mais rápido fazer diretamente.
[]s
Luca
Concordo 100% com o Luca. Perde-se mais tempo desenhando nas ferramentas do que seria necessário diagramando na mão.
Eu uso StarUML, otima ferramenta, porem é somente para windows
Vlw
1) Canetinha colorida e lousa mais câmera fotográfica.Isso me lembra do shoes falando sobre técnicas pra anotar scrum …
Você tem as seguintes opções:
Destas as melhores são a sua inteligencia e a criatividade.
[]'s
Acho o jude uma ferramente free bem interessante, a usamos aqui onde trabalho. Agora em relação a afirmar q isso é p depto de marketing ou quase sempre é pura perda de tempo fazer diagramas bonitinhos usando algum software, acredito q isso seja um pouco improcedente.
Adotamos o SCRUM e efetivamente ganhamos em agilidade e qualidade no desenvolvimento de nossos sistemas, no inicio quase não utilizamos ferramentas…e nosso primeiro projeto realizado em SCRUM teve uma qualidade significativa, porém apos alguns meses precisamos rever algum processos e sentimos falta de uma melhor documentação, apesar d termos um codigo bem comentado. Claro q não vai sair fazendo diagrama p td, apenas p os processos mais complexos e importantes, pois fica ate mais simples vizualisar a ideia depois quando vemos em um Use Case, no de Sequencia, Estado, etc…Moral da história tivemos q rever os processos e fazer alguns diagramas.
Para finalizar, tbm acredito q p criar uma modelagem talvez não seja mais inteligente fazê-la direto na ferramenta. Aí sim, use caneta e papel, lousa e pincel, porém sugiro q posteriormente a isso, passe-o para uma ferramenta, pois só com foto ou papel rascunhado isso no futuro não agiliza nda a manutenção.
OláSão duas as melhores ferramentas e nenhuma delas é free mas são baratas:
Canetinha colorida e lousa mais câmera fotográfica.
Caneta ou lápis e papel
Todas as que usam computador só servem para o depto de marketing pois no desenvolvimento, quase sempre é pura perda de tempo fazer diagramas bonitinhos usando algum software. E gerar classes a partir dos diagramas é outra coisa que acho mais rápido fazer diretamente.
[]s
Luca
Essa técnica é otima quando estar se discutindo o projeto, ainda na fase de definição… quando vc estar la com o cliente e ele está ti passando o problema vc começa a desenhar e mostrar para ele… isso eh muito mais eficiente que ficar ouvindo e depois querer lembrar e colocar usando um programa de UML. Mas o detalhe é que o que está escrito na lousa pode se apagar e os papeis se “perdem”.
Entao acredito que usar a tecnica abordada acima + um programa UML para organizar as coisas e pronto! As vezes pode se “perder tempo” para desenvolver mais imagine ai se entra um cara novo na equipe vc apresentar aquele rascunho que teve com cliente, é muito complicado(há pessoas que escreve em idiomas ainda nao reconhecidos) entao que tal apresentar um diagrama UML para esse cara e dai vc ja ganhou uns 50% do seu tempo termo de explicar… sobre a parte do sistema.
Bom quando estou desenvolvendo, eu penso nos outros… Se eu for desenvolver pensando no meu EGO as vezes nem eu mesmo posso entender e eu seguir as boas praticas de programação me ajuda e aos companheiros hehe!
flw!
A respeito do topico uso o JUDE.
Concordo com o rp.guimaraes e o LPJava.
Obrigado rp.guimaraes pelo depoimento sobre o assunto.
[]'s