Ferramenta UML

9 respostas
L

Qual é a melhor Ferramenta FREE pra Modelar UML?

me ajudem por favor

9 Respostas

leoramos

Cara, eu costumo usar o JUDE, quando é obrigatoriamente Free… mas o Poseidon tem uma versão community que também é bem legal.
Quanto a ser ‘melhor’, depende do que procuras na ferramenta…
Abraço!

Luca

Olá

São duas as melhores ferramentas e nenhuma delas é free mas são baratas:

1. Canetinha colorida e lousa mais câmera fotográfica.

2. Caneta ou lápis e papel

Todas as que usam computador só servem para o depto de marketing pois no desenvolvimento, quase sempre é pura perda de tempo fazer diagramas bonitinhos usando algum software. E gerar classes a partir dos diagramas é outra coisa que acho mais rápido fazer diretamente.

[]s
Luca

D

Concordo 100% com o Luca. Perde-se mais tempo desenhando nas ferramentas do que seria necessário diagramando na mão.

lucazbrandt

Eu uso StarUML, otima ferramenta, porem é somente para windows

Vlw

agodinho

Luca:
1) Canetinha colorida e lousa mais câmera fotográfica.
Isso me lembra do shoes falando sobre técnicas pra anotar scrum …

fantomas

Você tem as seguintes opções:

1. Jude
  2. ArguUml
  3. starUml
  4. Poseidon
  5. Canetinha colorida ou lápis, lousa, camera fotográfica, papel de pão, máquina de escrever, jornal, palma da mão, sinal de fumaça, argila, camiseta, areia da praia, muro da escola…

Destas as melhores são a sua inteligencia e a criatividade.

[]'s

ronnypeterson

Acho o jude uma ferramente free bem interessante, a usamos aqui onde trabalho. Agora em relação a afirmar q isso é p depto de marketing ou quase sempre é pura perda de tempo fazer diagramas bonitinhos usando algum software, acredito q isso seja um pouco improcedente.
Adotamos o SCRUM e efetivamente ganhamos em agilidade e qualidade no desenvolvimento de nossos sistemas, no inicio quase não utilizamos ferramentas…e nosso primeiro projeto realizado em SCRUM teve uma qualidade significativa, porém apos alguns meses precisamos rever algum processos e sentimos falta de uma melhor documentação, apesar d termos um codigo bem comentado. Claro q não vai sair fazendo diagrama p td, apenas p os processos mais complexos e importantes, pois fica ate mais simples vizualisar a ideia depois quando vemos em um Use Case, no de Sequencia, Estado, etc…Moral da história tivemos q rever os processos e fazer alguns diagramas.
Para finalizar, tbm acredito q p criar uma modelagem talvez não seja mais inteligente fazê-la direto na ferramenta. Aí sim, use caneta e papel, lousa e pincel, porém sugiro q posteriormente a isso, passe-o para uma ferramenta, pois só com foto ou papel rascunhado isso no futuro não agiliza nda a manutenção.

LPJava

Luca:
Olá

São duas as melhores ferramentas e nenhuma delas é free mas são baratas:

1. Canetinha colorida e lousa mais câmera fotográfica.

2. Caneta ou lápis e papel

Todas as que usam computador só servem para o depto de marketing pois no desenvolvimento, quase sempre é pura perda de tempo fazer diagramas bonitinhos usando algum software. E gerar classes a partir dos diagramas é outra coisa que acho mais rápido fazer diretamente.

[]s
Luca

Essa técnica é otima quando estar se discutindo o projeto, ainda na fase de definição… quando vc estar la com o cliente e ele está ti passando o problema vc começa a desenhar e mostrar para ele… isso eh muito mais eficiente que ficar ouvindo e depois querer lembrar e colocar usando um programa de UML. Mas o detalhe é que o que está escrito na lousa pode se apagar e os papeis se “perdem”.
Entao acredito que usar a tecnica abordada acima + um programa UML para organizar as coisas e pronto! As vezes pode se “perder tempo” para desenvolver mais imagine ai se entra um cara novo na equipe vc apresentar aquele rascunho que teve com cliente, é muito complicado(há pessoas que escreve em idiomas ainda nao reconhecidos) entao que tal apresentar um diagrama UML para esse cara e dai vc ja ganhou uns 50% do seu tempo termo de explicar… sobre a parte do sistema.

Bom quando estou desenvolvendo, eu penso nos outros… Se eu for desenvolver pensando no meu EGO as vezes nem eu mesmo posso entender e eu seguir as boas praticas de programação me ajuda e aos companheiros hehe!
flw!
A respeito do topico uso o JUDE.

fantomas

Concordo com o rp.guimaraes e o LPJava.

Obrigado rp.guimaraes pelo depoimento sobre o assunto.

[]'s

Criado 28 de julho de 2008
Ultima resposta 29 de jul. de 2008
Respostas 9
Participantes 9