Ferramenta wysiwyg para dev web

5 respostas
Marcelo_Magalhaes

Caros amigos,

Estou procurando u a ferramenta WYSIWYG para desenvolvimento Web usando JSF Primefaces. Não estou encontrando nada. Uso Eclipse 64bits, sendo assim o editor dele dá problema, bug ainda nåo resolvido pelo pessoal do Eclipse. Já pensei em mudar o framework para GWT, pois eles têm uma ferramenta WYSIWYG, contudo não estaria usando as especificações JSR. O "lado" servidor é EJB3 com RESTFull rodando em JBOSS 7 AS. Alguém tem alguma dica de ferramenta WYSIWYG, não precisa ser integrada ao Eclipse, mas se fosse seria bem melhor :) .

Abraços a todos.

5 Respostas

MauNunes

O Marcelo, tudo bem?
Eu sei que o post faz tempo, mas estou procurando uma ferramenta desse tipo. Por um acaso você encontrou alguma coisa?

Marcelo_Magalhaes

Infelizmente não :frowning: … Parti para uma solução mais radical… não vou mais usar JSF e sim HTML5+JS+CSS3. É claro que mudo o enfoque de interface baseada em componente para baseada em ação, mas os ganhos de produtividade, pois existem “zilhões” de ferramentas HTML e algumas já na especificação HTML5 + CSS3.

MauNunes

Opá Marcelo, tudo bem?
Vou discordar um pouco de você. A maioria dos componentes JSF são baseados em HTML5. Inclusive tanto o iceFaces quando o primefaces tem o jquery ui como base.
Desistir da tecnologia porque causa da ferramenta acho meio radical. JSF é bem produtivo.

javaflex

MauNunes:
Opá Marcelo, tudo bem?
Vou discordar um pouco de você. A maioria dos componentes JSF são baseados em HTML5. Inclusive tanto o iceFaces quando o primefaces tem o jquery ui como base.
Desistir da tecnologia porque causa da ferramenta acho meio radical. JSF é bem produtivo.

Independente dos xfaces gerarem HTML5, acho que ele quis dizer que agora se sente mais confortável sem JSF, tendo a liberdade de lidar diretamente com HTML5/jquery, contando apoio de toda a imensidão de soluções que a comunidade envolvida oferece, comunidade que naturalmente ganha disparado da primefaces. Uma vez que se experimenta esse outro lado, dependendo da situação pode mudar mesmo, e a questão da produtividade inicial do component passa a pesar menos em relação a outras vantagens do action. Mas nem tudo é melhor para todos e todos os casos, onde seu caso pode ser melhor component based e o dele action ou REST.

Sobre sua pergunta, não sei se isso ainda existe: http://genuitec.com:8080/help/index.jsp?topic=%2Fcom.genuitec.myeclipse.web.doc%2Fhtml%2Fquickstarts%2Fwebdesigner%2Findex.html Mas sinceramente, no geral as páginas atualmente são extremamente dinâmicas e detalhadas, então editor visual acaba não fazendo muito sentido ou só atrapalhando. É mais fácil usar algum css grid system e layoutar via código mesmo. O Bootstrap já usa um grid system embutido.

MauNunes

Marcelo, diga mais sobre essa experiência.
Você diz que partiu para uma solução mais radical. Como ficou então a arquitetura da aplicação? Pelo que entendi você está chamando sua suas regras de negócio através de restful.

Criado 12 de abril de 2013
Ultima resposta 19 de set. de 2013
Respostas 5
Participantes 3