Ferramentas, Bibliotecas e Versões Corretas a Serem Baixadas

[color=blue]boa tarde, pessoal. tudo bem?

eu to na duvida sobre quais ferramentas e versoes baixar para fazer um cadastro simples e tambem trabalhar com Primefaces no Java EE.
segue a lista do que baixei ate agora:

Java EE JDK (java_ee_sdk-6u4-jdk7-windows-x64-ml)
Net Beans 7.3
Apache Tomcat 7.0.39
MySQL 5.6.10

eu quero usar o hibernate como ferramenta ORM, mas, tem tantas versoes que eu nao sei qual baixar. a apostila diz pra eu baixar 2 arquivos .jar, mas, quando eu baixo, acabo encontrando varios arquivos e pastas compactadas num zip.

para o MySQL, terei que baixar algum conector? se sim, qual a versao, pois, nao encontro a mesma versao do MySQL jah baixado.

gostaria de saber tambem qual versao do JSF devo baixar, alem da versao do AJAX, Facelets e, se tiver mais alguma outra biblioteca ou ferramenta a ser baixada

muito obrigado pela atencao.

sds,[/color]

No Netbeans quando vc for criar o projeto Java EE terá a opção de selecionar os frameworks que quiser trabalhar, entre eles o JSF e o hibernate.

Apenas marque as opções que as dependências já serão importadas no seu projeto, nem precisa baixar nada!

Quanto ao MySQL, após fazer os passos acima, vc cria o arquivo persistence.xml (unidade de persistência) e configura nele a conexão com o banco de dados, dizendo que vai usar MySQL e o próprio hibernate importa o .jar para vc.

[color=blue]tudo bem, jeanmalvessi?

deixa eu entender melhor. todos esses arquivos já vem com o Netbeans ou ele baixa automaticamente no momento em que eu tiver criando o projeto?
mas, e quanto ao Facelets e AJAX? eu continuo tendo que baixar, nao eh? que versao (e nome de arquivo) eu devo baixar?

sds,[/color]

[color=blue]ontem eu rodei o arquivo de instalação do Java EE JDK (java_ee_sdk-6u4-jdk7-windows-x64-ml.exe, baixado da pagina: http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/downloads/java-ee-sdk-6u4-jdk-7u11-downloads-1900532.html), entretanto, só foi instalado o Glassfish3 (pasta C:\glassfish3).
a pasta C:\Program Files\Java\jdk7… nao existe. o que faço? como faço pra desinstalar tudo e instalar corretamente? o meu sistema operacional é o windows 7 home premium 64-bit.

sds,[/color]

Cara, o Facelets é uma linguagem de descrição de páginas (PDL ? Page Description Language) criada especificamente para JSF. Se vc usar JSF, automaticamente terá o facelets disponível.

Pelo que percebi vc está meio perdido no mundo web, heheh… sugiro que leia [URL=http://www.submarino.com.br/produto/7307253/livro-programacao-java-para-a-web?epar=googlepla&opn=GOOGLESEARCH&WT.mc_id=googleshopping&gclid=CIDW9cOG1LYCFQrqnAodf3YALw]este livro[/URL]. Eu utilizei muito ele quando comecei a programar para a web e ele ensina tudo que vc precisa… JSF, AJAX, Hibernate, MySQL, Tomcat…

[color=blue]eu encontrei a pasta jdk7 dentro da pasta glassfish (C:\glassfish3). se eu mover essa pasta jdk7 para (C:\Program Files\Java) e deletar a pasta glassfish, vai funcionar corretamente? eu quero usar o Tomcat.[/color]

Cara, como te falei, se está aprendendo agora, baseie-se em alguma coisa. Não saia fazendo coisas sem saber o que está fazendo… mesmo que funcione, este não é o caminho.
Se vc quer usar o Tomcat, porque está com o Glassfish instalado ? Na hora de instalar o Netbeans vc pode escolher se quer usar o Glassfish ou o Tomcat. Provavelmente passaste batido por isso.

Pesquise por apostilas e leia livros. Não se atire às cegas!

[color=blue]jeanmalvessi,

o Glassfish foi instalado junto com o pacote de instalacao do Jdk7. eu nao tive escolha. e eu ainda nao instalei o Netbeans para escolher entre Glassfish e Tomcat. ainda nao tive a chance de passar batido por isso.

voce pode me explicar qual a diferenca entre os seguintes pacotes de instalacao:

Java SE Development Kit 7 Downloads
arquivo: jdk-7u21-windows-x64.exe
link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk7-downloads-1880260.html

Java Platform, Enterprise Edition 6 SDK Update 4 (with JDK 7u11)
arquivo: java_ee_sdk-6u4-jdk7-windows-x64-ml.exe
link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/downloads/java-ee-sdk-6u4-jdk-7u11-downloads-1900532.html

eu entendo que o pacote Java EE contem o Java SE e mais recursos para aplicativos web. estou correto? entao, se eu quero desenvolver aplicativos web, devo instalar o Java EE, do pacote de instalacao Jdk7. por favor, me corrija se eu estiver errado.

de fato, estou aprendendo a tecnologia Java EE atraves dos livros e foruns. o que eu preciso agora é instalar e configurar o Java, a IDE, a ferramenta de ORM, etc… para que eu possa por em pratica o que eu preciso por em pratica.

obrigado pela atencao.[/color]

Veja que na aba de downloads do Java EE, ao lado do ícone para download da versão desejada, há o seguinte:

Includes:
GlassFish Open Source Edition 3.1.2.2
Java EE 6 Code Samples
Java EE 6 API Documentation
Java EE 6 Tutorial
Your First Cup: An Introduction to the Java EE Platform

Está nos mostrando que os pacotes Java EE já vem com o Glassfish incluso. Esta é a diferença básica. Os pacotes Java EE já vem com o servidor Glassfish (por também ser desenvolvido pela Oracle) incluso. E isto não é o que vc procura, visto que pretendes usar o Tomcat.

Para programar Java EE no Netbeans, com o Tomcat, faça o seguinte:

Acesse a [URL=http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html]página de downloads do Java SE[/URL] e baixe a versão mais recente (no caso 7u21) e instale.
Com isso teremos instalado apenas o JDK na máquina, sem nenhum servidor.

Feito isso, baixe o Netbeans com suporte a Java EE e instale normalmente. Lembre-se de escolher que deseja utilizar o Tomcat, já na primeira tela da instalação (por padrão virá o Glassfish selecionado).

Após instalado, abra o Netbeans e vá em Arquivo -> Novo projeto e veja que a pasta Java Web estará disponível nas categorias. Selecione Aplicação Web e clique em próximo. O Netbeans vai ativar o Java Web para vc e estará tudo certo!

[color=blue]cara, voce iluminou tudo. valeu! entao, eu devo baixar o SE, ao inves do EE.
mas, e agora? como desinstalar o Jdk7 e o Glassfish? seria só deletar a pasta glassfish3, que contem o jdk7?[/color]

Veja se no painel de controle, em adicionar ou remover programas eles aparecem na listagem, aí desinstale por lá!

[color=blue]na primeira tentativa de instalacao, nao estava aparecendo. mas, agora esta sim. beleza, vou desinstalar por lah.
uma outra pergunta. o meu livro diz que para eu ter o Hibernate rodando na minha maquina, eu preciso baixar os arquivos hibernate3.jar e hibernate-annotations.jar. so que encontrei muitas versoes na pagina de download do Hibernate (http://sourceforge.net/projects/hibernate/files) e alguns posts diz que nem todas as versoes funcionam corretamente. voce saberia qual versao eu devo baixar? ou o Hibernate jah vem com o Netbeans, como descrito num dos primeiros posts?[/color]

Eu trabalho com Hibernate a quase 2 anos e sempre utilizei o do Netbeans, nunca baixei… quando vc criar o projeto, marque a opção Hibernate que não tem erro.
Tendo uma versão recente do Netbeans, a do Hibernate também será.

[color=blue]jeanmalvessi,

valeu mesmo pelas dicas. agora a minha luta é desinstalar o Glassfish da maquina. eu jah encerrei o processo pelo Task Manager, apontei o caminho do diretorio do jre (-j “C:\Program Files\Java\jre6”), mas, ateh agora… nada. vo continuar tentando por aqui.

mais mua vez, muito obrigado pela atencao e ajuda.

sds,[/color]

Da uma olhada nesse link https://www.youtube.com/watch?v=yXn0aYEjuLY&list=PL18bbNo7xuh9d1AyAeC77O8xRz6hPD3iJ,
acho que vai te ajudar.

[color=blue]valeu, Robson. eu consegui remover o Glassfish lendo alguns posts daki do forum.

obrigado.[/color]