Ferramentas de desenvolvimento

5 respostas
Marcelao

O Java finalmente vai se estabelecer na empresa em que trabalho! Nossos primeiros projetos serão pilotos para avaliação da tecnologia, e escolhemos inicialmente uma “plataforma” open source e gratuita formada por Linux+Tomcat+JBoss+Struts+XML+uma ferramenta de desenvolvimento.
Gostaria de ouvir os colegas com mais experiência sobre o uso das seguintes ferramentas, que já estamos avaliando: NetBeans, Forte for Java CE e Eclipse. O que nos interessa especialmente são os seguintes tópicos:

1. Recursos para Debug;
  2. Suporte a CVS “remoto” numa máquina Linux;
  3. Integração com o Tomcat (especialmente debug de servlets);
  4. Existência de uma comunidade de desenvolvedores ativa;
  5. Integração com JBoss (ainda é um projeto futuro o uso de EJBs, mas depois que a gente aprender o que são, vamos querer usar :smiley: …);
  6. Possível integração com alguma case-UML (como o Poseidon for Forte)
  7. Possibilidade de desenvolvimento de plug-ins ou módulos adaptados às nossas necessidades…

Sei que a pergunta é meio longa, mas gostaríamos mesmo de ouvir a opinião de quem já possui tempo de estrada…
A propósito, entre os três citados, tenho o meu favorito, mas não posso falar qual é… :slight_smile:

Obrigado!

5 Respostas

C

Olá colega,

Olha, o Forte for Java CE é baseado no NetBeans, então entre estes dois eu te recomendo o NetBeans, o Eclipse eu não conheço muito bem, mas tem sido bem aceito e recomendado pelo que tenho visto, para te ajudar, vão ai algumas informações à respeito do netbeans, de acordo com o que você escolheu: (enumerando)

1. Debug? com certeza!
  2. Sim, o netbeans possui suporte à cvs remoto!
  3. As ultimas versões trouxeram grandes avanços em integração com o tomcat, ele vem com uma versão do servidor “embutida”, mas é possível adicionar um servidor que já esteja rodando e rodar suas aplicações nele a partir da IDE.
  4. www.netbeans.org mata esta dúvida :wink:
  5. EJB é infelizmente algo que infelizmente o NetBeans ainda não possui suporte… no entanto, o Forte CE (community edition) também não, acredito que somente o Forte EE (enterprise edition) tenha este recurso (desconheco isto no eclipse). No entanto, lembro-me que havia um pacote de componentes que integrava-se ao Forte adicionando estes recursos na community edition. (e como funciona no forte, funciona tb no netbeans).
  6. O Netbeans se integra perfeitamente ao Poseidon CE!
  7. O netbeans foi construido de uma forma modular, e possui suporte e recursos inclusive para a criação de módulos próprios para a IDE (a natureza destes módulos pode variar enormemente, veja no site da IDe a “netbeans platform” para alguns exemplos).

Bom, espero que estas informações te ajudem a escolher qual a melhor ferramente para a sua situação!

[]s

Carlos

Paulo_Silveira

marcelo, voce descreveu o eclipse

ponto final…

alias, a integracao dele com cvs eh FANTASTICA

richardpeder

Cara, completando o que os amigos disseram, conheço um programa onde vc pode fazer java, jsp, servlets e muitos outros…WebSphere Aplication Developer…ele é da IBM…é pago mas é muito bom…recomendo que tenha no minimo 256 mb de RAM, pois ele eh pesado. O Eclipse tb é uma boa ideia. Pode escolher!!! :smiley:

Ate mais,

Bani

Eu tenho o WSAD e o JBuilder no trabalho, e entre os dois, prefiro o JBuilder.

Marcelao

Obrigado aos colegas! Continuamos a pesquisar especialmente o Eclipse e o Netbeans, mas acredito que a equipe com quem trabalho já está tendenciosa a “vocês sabem quem”… :smiley:
Provavelmente, se estivéssemos pesquisando ferramentas pagas, nossas opções ficariam entre o JBuilder e o WSAD.
Valeu!

Criado 4 de dezembro de 2002
Ultima resposta 5 de dez. de 2002
Respostas 5
Participantes 5