Ferramentas e conceitos para aprender Java em 2019

Fala galera!!!

Primeiro, peço desculpa, caso este tópico seja repetido e me direcionem para o lugar correto!!!
Segundo, sou novo no grupo e na linguagem, então, paciência com o noob aqui!!! :laughing::laughing::laughing:

Bom…
Fiz várias pesquisas aqui, mas não consegui nada conclusivo em relação a minha dúvida, além de entender que precisamos de foco, muita leitura e muito código errado!!! :rofl::rofl::rofl::rofl:

Sou desenvolvedor/analista a mais de 13 anos já, mas estou em uma linguagem útil, porém, ultrapassada (VBA).
Preciso me atualizar de forma “rápida”, para poder buscar novos rumos…
Definida a plataforma de desenvolvimento (Java), estou buscando entender o que é usado atualmente (2019) pelo mercado, para desenvolvimento de aplicações desktop e mobile!!!

Sei que preciso iniciar os estudos pelo início de tudo (estou fazendo o curso do Prof. Guanabara - Curso em Vídeo), mas, também sei que é importante definir o rumo que este estudo irá tomar!!!

Me desculpem novamente os “termos” errados, mas preciso da ajuda de vocês para definir o que preciso aprender…
Um exemplo besta, mas, preocupante para mim, seria, ficar 1 anos estudando AWT e depois disso perceber que JavaFX é infinitamente melhor!!!

Sei que me prolonguei um pouco demais, mas tentei detalhar o problema para ajudar outras pessoas, pelo menos, até o final de 2019!!!

Desde já agradeço a atenção de todos!!!
Abraço!!!

1 curtida

Esquece JavaFx também. Estuda web. A ferramenta mais usada atualmente pra web em Java é o Spring Boot.

Opa!!!
Quando você diz, “Estuda Web”, você se refere a que???
Aplicações para browser???

Sim. Mas a parte de Java se refere somente a back-end. No front-end é HTML e JS.

Eu deveria iniciar por java ou html??

Fica a seu critério, importante no mercado é o resultado. Pode até estudar ambas sob demanda.

Dependendo da empresa poderá trabalhar só com front ou back, já vagas full-stack terá que trabalhar com os dois lados.

Eu vou iniciar minha própria empresa (devido a atual situação do país!!!)
Por isso meu questionamento em relação ao que aprender!!!

Na verdade, vou trabalhar com back e front!!!

Então foca na demanda e requisitos antes de escolher tecnologia.

Agora bagunçou minha cabeça…:rofl::rofl::rofl::rofl:

Pode ajudar com mais detalhes???

Preciso oferecer serviços com tecnologias atuais e que me ajudem com a produtividade!!!

Qual serviço? Se não tiver uma demanda de cliente, dê pelo menos um exemplo de serviço que você atenderia.

Minha ideia é prestar serviços de informática… suporte a usuário, redes, manutenção/desenvolvimento em VBA (Minha área atual) e manutenção/desenvolvimento em java (Que eu preciso aprender e com técnicas atuais)…

Não sei se expliquei corretamente!!!:thinking::thinking::thinking::thinking::thinking:

Manutenção em sistemas Java pode ter de tudo, Java sempre foi fortemente dependente de terceiros para produtividade, então existem n formas de entregar a mesma coisa. Para um negócio próprio vai observando as demandas que surgem, pode ser que nem seja em Java.

PHP por exemplo é mais usado do que Java em freelance, por ser menos custoso para pequenos e médios clientes, além de ser infinitamente mais produtivo do que Java. Mas se você já tem planejado fazer algo em Java, entao estuda.