Ferramentas e conceitos para aprender Java em 2019

11 respostas
C

Fala galera!!!

Primeiro, peço desculpa, caso este tópico seja repetido e me direcionem para o lugar correto!!!
Segundo, sou novo no grupo e na linguagem, então, paciência com o noob aqui!!! :laughing::laughing::laughing:

Bom…
Fiz várias pesquisas aqui, mas não consegui nada conclusivo em relação a minha dúvida, além de entender que precisamos de foco, muita leitura e muito código errado!!! :rofl::rofl::rofl::rofl:

Sou desenvolvedor/analista a mais de 13 anos já, mas estou em uma linguagem útil, porém, ultrapassada (VBA).
Preciso me atualizar de forma “rápida”, para poder buscar novos rumos…
Definida a plataforma de desenvolvimento (Java), estou buscando entender o que é usado atualmente (2019) pelo mercado, para desenvolvimento de aplicações desktop e mobile!!!

Sei que preciso iniciar os estudos pelo início de tudo (estou fazendo o curso do Prof. Guanabara - Curso em Vídeo), mas, também sei que é importante definir o rumo que este estudo irá tomar!!!

Me desculpem novamente os “termos” errados, mas preciso da ajuda de vocês para definir o que preciso aprender…
Um exemplo besta, mas, preocupante para mim, seria, ficar 1 anos estudando AWT e depois disso perceber que JavaFX é infinitamente melhor!!!

Sei que me prolonguei um pouco demais, mas tentei detalhar o problema para ajudar outras pessoas, pelo menos, até o final de 2019!!!

Desde já agradeço a atenção de todos!!!
Abraço!!!

11 Respostas

javaflex

Esquece JavaFx também. Estuda web. A ferramenta mais usada atualmente pra web em Java é o Spring Boot.

C

Opa!!!
Quando você diz, “Estuda Web”, você se refere a que???
Aplicações para browser???

javaflex

Sim. Mas a parte de Java se refere somente a back-end. No front-end é HTML e JS.

C

Eu deveria iniciar por java ou html??

javaflex

Fica a seu critério, importante no mercado é o resultado. Pode até estudar ambas sob demanda.

Dependendo da empresa poderá trabalhar só com front ou back, já vagas full-stack terá que trabalhar com os dois lados.

C

Eu vou iniciar minha própria empresa (devido a atual situação do país!!!)
Por isso meu questionamento em relação ao que aprender!!!

Na verdade, vou trabalhar com back e front!!!

javaflex

Então foca na demanda e requisitos antes de escolher tecnologia.

C

Agora bagunçou minha cabeça…:rofl::rofl::rofl::rofl:

Pode ajudar com mais detalhes???

Preciso oferecer serviços com tecnologias atuais e que me ajudem com a produtividade!!!

javaflex

Qual serviço? Se não tiver uma demanda de cliente, dê pelo menos um exemplo de serviço que você atenderia.

C

Minha ideia é prestar serviços de informática… suporte a usuário, redes, manutenção/desenvolvimento em VBA (Minha área atual) e manutenção/desenvolvimento em java (Que eu preciso aprender e com técnicas atuais)…

Não sei se expliquei corretamente!!!:thinking::thinking::thinking::thinking::thinking:

javaflex

Manutenção em sistemas Java pode ter de tudo, Java sempre foi fortemente dependente de terceiros para produtividade, então existem n formas de entregar a mesma coisa. Para um negócio próprio vai observando as demandas que surgem, pode ser que nem seja em Java.

PHP por exemplo é mais usado do que Java em freelance, por ser menos custoso para pequenos e médios clientes, além de ser infinitamente mais produtivo do que Java. Mas se você já tem planejado fazer algo em Java, entao estuda.

Criado 19 de abril de 2019
Ultima resposta 20 de abr. de 2019
Respostas 11
Participantes 2