Ferramentas e tecnologias

Sou iniciante em Java e até agora li os livros “Head First Java” e “Head First Servlets and JSP”. Tenho algumas dúvidas sobre o mundo real, para as quais não encontrarei respostas em livros (e poucas aqui no GUJ ou no Google):

• Quais frameworks/ferramentas são utilizados em grandes sites? Por exemplo, como é o desenvolvimento de um site como o Orkut (que foi reescrito em Java, segundo o próprio criador)? Encontrei uma boa apresentação sobre o LinkedIn, mas gostaria de mais informações, se possível.
  • Se você tivesse que construir um site de grande acesso (por exemplo, mais uma típica rede social Web 2.0) hoje, quais peças/tecnologias usaria: Servlets? JSP? EJBs? POJOs? Algum framework? Pergunto isso para que eu possa prosseguir meus estudos com maior foco.

Grato e peço desculpas se cometi algum deslize.

Acho que boa parte usa Hibernate.

Depois vc tem uma fecunda gama de Struts/ Spring/ e por ai vai.

De uma olhada nos Frameworks de Injeção de Dependências!

• Apesar de ja ser antigo o Struts ainda é muito utilizado… , vale a pena conhecer bem, e depois partir para Struts 2 ou JSF…
  • Para persistencia acho legal estudar a fundo JPA, e ai pode usar Hibernate ou outra tecnologia baseada em JPA…
  • Acredito que seja importante conhecer EJB (2 e 3) e depois aprender detalhes de um servidor de aplicações, tipo Websphere ou Weblogic…

Agora o que o mercado usa vai variar muito de acordo com a natureza do projeto, existem tecnologias que são a melhor opção para um cenário, porém não funcionam bem em outros…